terça-feira, 27 de outubro de 2015

COBERTURA DO LANÇAMENTO DO PROJETO CULTURAL PRIMAVERA NA PRAÇA E LIVRO DO ESCRITOR, JORNALISTA HILÁRIO FRANCISCONI. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR NO CANAL YOU TUBE
 
 
 
LANÇAMENTO DO PROJETO CULTURAL -
"PRIMAVERA NA PRAÇA" E DO LIVRO
O ENIGMA DO LAGO
DO ESCRITOR E JORNALISTA H. FRANCISCONI
 
 
Com a presença de significantes segmentos da cultura foi realizado no dia 25 de outubro (domingo) no Quiosque do Escritores Ao Ar Livro, às 10 horas, o Projeto Cultural "Primavera na Praça" e o lançamento do livro O Enigma do Lago do jornalista e escritor H. Francisconi.
 
 
O PROJETO CULTURAL
 
A ideação cultural, cujo nome é,  "PRIMAVERA NA PRAÇA"  foi organizado pelo coordenador Paulo Roberto Cecchetti sob a ideia original do psicólogo Marcos Fioravanti, com apoio cultural: Escritores Ao Ar Livro; Nikitikitikeru III - Arte com amor; Focus Portal Cultural; Glia - Cultura, Aprendizagem, Saúde; Kolla+ Comunicação Visual e coparticipações dos escritores: Alberto Araújo; Angela Gemésio; Belvedere Bruno; Carlos Rosa Moreira; Cyana Leahy-Dios; Dulce Rocha de Mattos; Gilda Baptista de Freitas; José Pais de Moura; Leda Mendes Jorge; Liane Arêas; Marcia Pessanha; Mimi Luck; Neide Barros Rêgo; Paulo Roberto Cecchetti; Sávio Soares de Sousa; Shirley Lopes; Sissa Schultz; Telma Frizzera; Zeneida Seixas.
 
OBJETIVO
 
Trata-se de uma enorme exposição de textos em que todos os participantes puderam expor suas criações. Visa aumentar o interesse das pessoas pelas as inspirações dos poetas frequentadores do Escritores Ao Ar Livro da Praça Getúlio Vargas em Icaraí, Niterói, RJ, Brasil.
É uma coleção de poesias publicadas em banners em formato grande, e  foram penduradas em vários lugares do Quiosque na Praça Getúlio Vargas. Tem como objetivo o intercâmbio dos intelectuais com as pessoas apreciadoras dessa fabulosa arte encantadora que é a poesia.
Segundo o idealizador o projeto tomará conta da cidade:  "Ele vai ajudar na divulgação dessa arte inspiradora e será um instrumento de acréscimo intelectual que ficará inserido na memória cultural da cidade", disse: Marcos Fioravanti.
"O encontro foi em cultura uma significante colaboração da nossa atuante agremiação cultural o Escritores Ao Ar Livro e certamente ficará inserida nas páginas expressivas da tradição de nossa cidade.  Depois convidou a todos os presentes para EXPOSIÇÃO N I K I T I K I T I K E R U III - Homenagem aos 442 anos da cidade de Niterói. Homenagem Especial ao jornalista e poeta Luís Antônio Pimentel - Vernissage:20 de novembro de 2015 (6a feira, às 16 h) - Exposição: de 23 de novembro a 17 de dezembro de 2015 - GLIA - Rua Nilo Peçanha, n° 142 - Ingá - Niterói - RJ - Brasil", pronunciou: Paulo Roberto Cecchetti - coordenador.
"Esta culminância que se realizou no Escritores Ao Ar Livro foi uma ideia genial e seguramente ajudará a divulgar as nossas inspirações. É de fundamental importância para  sociedade,  uma forma de nós estimularmos nas pessoas o interesse pelo texto poético e acima de tudo entender o que ele repassa. E mais, por meio desse trabalho, podemos mostrar para todos um pouco da nossa  arte niteroiense", afirmou: Alberto Araújo - poeta participante.
 
O LANÇAMENTO DO LIVRO O ENIGMA DO LAGO DE H. FRANCISCONI
 
 
O escritor H. Francisconi autografou o seu mais recente livro de conto O Enigma do Lago, no qual conta a fábula de um garoto de 15 anos chamado Ádila que experimenta a mais emocionante história de sua vida. Após achar-se embaralhado nos labirintos de uma gruta localizada na chácara onde residia, ele encontra um místico lago que o conduz a uma extensão onde os arquétipos do tempo e espaço não correspondem à lógica de sua vida verdadeira. Para regressar ao seu mundo, ele contará com aliados que o auxiliam a compreender o motivo de sua aventura, embora não aguardasse localizar os seus adversários, figuras intrigantes que povoam o seu próprio inconsciente.
A obra navega na linguagem emblemática das fantasias, mitologias e encantos. Discorre flashes interligados ao medo e ao desejo de liberdade, esses pedregosos e monumentais organismos, essas chamas internas que se alimentam de utopias e são de certa forma necessárias no intenso e maravilhoso processo construtivo da nossa existência.
Os textos, são de fáceis elocuções, com revigorantes maneiras de expressões literárias. São 11 capítulos / portais variados em aventuras e enigmas e se transformam  quanto as consequências e as ocorrências.
Como todo livro de contos, existe uma fase se inicia e outra que se encerra. O autor soube reunir no ambiente originário, o desconhecido calcanhar das selvas ao instigante mundo do imprevisto, cruzando as vivências e trajetórias do personagem ao longo do livro.
O prefácio é assinado pela Psicóloga e Biblioterapeuta Cristiana Seixas que fala sobre o estilo narrativo do autor em  sua construção verbal e narrativa, a compreensão profunda do simples, sabedor do enigma como combustível de jornadas. E tão logo acende seu candeeiro de palavras e convida-nos a entrar na caverna do Ádila que existe em nós e desvendar os mistérios e desafios que os portais insistentemente ao nosso inconsciente nos remete.
Portanto, prezado leitor você poderá adentrar aos portais, caberá apenas adquirir pelo  e-mail:  francisprov@hotmail.com , a chave / obra que nos leva ao caminho das almas férteis e resgatadoras de realidades, essas certezas que ao longo do ciclo evolutivo da espécie humana foram derramadas sobre a Terra para a semeadura do terceiro milênio... Esse é o convite do autor.
 
O AUTOR  H. FRANCISCONI
 
É natural da capital do Estado de São Paulo e radicado em Niterói/RJ desde os 10 anos de idade.  Jornalista MT 36682/RJ e licenciado em Língua Portuguesa, sempre trabalhou em áreas administrativas do serviço público, até aposentar-se, em 2009, pelo Tribunal de Justiça/RJ, onde exerceu o cargo de Analista Judiciário. Assina uma coluna de crônicas no “Jornal Santa Rosa”, em Niterói.
CURSOS:
 
Letras; Jornalismo Cultural;  Oficina Jornalística (Escola Técnica de Comunicação/RJ); Laboratório de Redação Criativa (Estação das Letras/RJ); Usina do Roteiro – Curso José Louzeiro de Dramaturgia/RJ;  Formatação de Roteiros - Guia de Master Scenes, ministrado pelo roteirista inglês Hugo Moss.
 
OBRAS:
 
O Menino e o Mar.
Contos do Sótão.
Ensaios Controversos.
As Cartas do Dr. Golden.
Argumentos e Roteiros para curtas metragens.
Estação da Névoa.
EU?!,
As Amigas do Dr. Afrânio.
O Monólogo de Atônnito Perplexus.
Para pensar.
A Essência do Argumento.
Poemas.
Os 22 Degraus.
Cidade Clandestina.
Diário Aleatório de um Viajor no Tempo.
Senzalma.
O Enigma do Lago.
CONTATO:
 

 

ALGUMAS IMAGENS

 

 

 


Poesias expostas nos banners.

 


 
 
Hilário Francisconi o escritor de O Enigma do Lago.
 
 
H. Francisconi e sua esposa "LU".
 
Marcos Fioravanti, Zuleika Hallais, Cecchetti
e H. Fracisconi
 
Sergio Caldieri, Belvedere Bruno, Edgard Fonseca,
Cecchetti e Márcia Pessanha
 
 
H. Francisconi e Alberto Araújo.
 
Alberto Araújo ao lado de sua poesia.
 
H. Francisconi e seus familiares.
 
H. Francisconi, Telma Frizzera, Sávio Soares.
 
Angela Gemesio e H. Francisconi.
 
Gracinda Rosa e H. Francisconi.
 
Marcia Pessanha e H. Francisconi
 
Shirley Lopes - poetisa
 
 

 
 
Carlos Rosa Moreira - escritor.
 
J. Pais de Moura - poeta.
 

Marcos Fioravanti e P. Roberto Cecchetti
idealizador e coordenador do Projeto.
 
Eu amo Niterói - poesia de Alberto Araújo.
 
 

 
 REALIZAÇÃO
 


 

APOIO CULTURAL

 


 

DESEJA VÊ MAIS IMAGENS?

ASSISTA AO VÍDEO NO LINK:

 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
Parabéns meu caríssimo Alberto Araujo.
Abraços do Sergio Caldieri.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sérgio Caldieri
jornalista e escritor.
 
 
 
***************************************************************

 
Obrigada mais uma vez, querido Alberto.
Abraços
Belvedere Bruno
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Belvedere Bruno,
escritora e jornalista.
 
 
 
*************************************************************
 
 

Parabéns...pela cobertura do lançamento...!!!!
 
ROSA STTALLEIKEM  
Artista plástica                 
 
 
***************************************** 
 Alberto! Pelos anos que aqui vivo, jamais vi tanta fé na crença do amor pela cultura que é vista em você. Costumo dizer: Nós artistas precisamos do público, como o público precisa de nós, e somos tão poucos a lutar! Porém, você poderia se deixar estar e sonhar que faz, é um ser perscrutador, organiza, age, tenta se explicar, tenta modificar. Nós sabemos que isto tudo dá trabalho...É com está certeza que irá se realizar cada vez mais. Parabéns a sua trajetória.
Da amiga,
Ângela.












Ângela Gemesio
atriz, escritora e acadêmica.


*********************************************************
 
Parabéns ao H. Francisconi pelo lançamento nos "Escritores ao ar Livro". E, mais uma vez, Alberto/Focus, dá um show no registro do evento literário!
PRCecchetti.
 
 
 
 
 
 

 
Paulo Roberto Cecchetti
curador, poeta e publicitário.
 
***********************************************************
Foi realmente uma Primavera cultural e afetiva nos Escritores ao Ar Livro, culminando com o lançamento do Enigma do Lago de H. Francisconi.  Parabéns aos participantes da exposição e, em especial ao organizador Cecchetti e a Alberto pela divulgação. Primavera também em nossos corações!
Márcia Pessanha











Márcia Pessanha
é escritora, professora e Intelectual do Ano 2015.
 
 
********************************************************
 
Desejo aqui registrar o meu mais caloroso agradecimento pela reverência recebida pelos organizadores do espaço "Escritores ao Ar Livro", no dia 25/10, oportunidade em que dei à luz o meu livro O Enigma do Lago. E foram mesmo muitas luzes que iluminaram o meu espírito e a minha disposição para continuar no caminho mágico, embora árduo, da literatura. O meu carinho e abraço a todos os amigos e familiares que compareceram ao marcante convívio e, ainda, o meu agradecimento especial aos ilustres Paulo Roberto Cecchetti, poeta, acadêmico e coordenador dos encontros, Marcos Fioravante, psicólogo e idealizador do evento Primavera na Praça e Alberto Araújo, acadêmico, poeta e incentivador incansável no processo cultural de nossa cidade de Niterói. em COBERTURA DO LANÇAMENTO DO PROJETO CULTURAL PRIMAVERA NA PRAÇA E LIVRO DO ESCRITOR, JORNALISTA HILÁRIO FRANCISCONI.
Obrigado, mais uma vez a todos!!!
Hilário 
 
 
 






 

Hilário Francisconi
escritor, jornalista e autor de O Enigma do Lago.
 ****************************************
 

 



4 comentários:

  1. Obrigada mais uma vez, querido Alberto. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao H.Francisconi pelo lançamento nos "Escritores ao ar Livro". E, mais uma vez, Alberto/Focus, dá um show no registro do evento literário! PRCecchetti

    ResponderExcluir
  3. Desejo aqui registrar o meu mais caloroso agradecimento pela reverência recebida pelos organizadores do espaço "Escritores ao Ar Livro", no dia 25/10, oportunidade em que dei à luz o meu livro "O Enigma do Lago". E foram mesmo muitas luzes que iluminaram o meu espírito e a minha disposição para continuar no caminho mágico, embora árduo, da literatura. O meu carinho e abraço a todos os amigos e familiares que compareceram ao marcante convívio e, ainda, o meu agradecimento especial aos ilustres Marcos Fioravante, psicólogo e idealizador do evento, Paulo Roberto Cecchetti, poeta, acadêmico e coordenador dos encontros e Alberto Araújo, acadêmico, poeta e incentivador incansável no processo cultural de nossa cidade de Niterói.

    ResponderExcluir
  4. Foi realmente uma Primavera cultural e afetiva nos Escritores ao Ar Livro, culminando com o lançamento do "Enigma do Lago" de Francisconi. Parabéns aos participantes da exposição e, em especial ao organizador Cecchetti e a Alberto pela divulgação. Primavera também em nossos corações!

    ResponderExcluir