terça-feira, 6 de outubro de 2015

O TÍTULO DE INTELECTUAL DO ANO DE 2015 SERÁ CONCEDIDO À PROFESSORA, DOUTORA E ACADÊMICA MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA. CONFIRA.


INTELECTUAL DO ANO 2015


Marcia Maria de Jesus Pessanha - 
Intelectual do Ano 2015.




NOTÍCIA EM PRIMEIRA MÃO: É com enorme satisfação que anunciamos e congratulamos a professora, doutora e acadêmica  MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA como a indicada e eleita para  PRÊMIO INTELECTUAL DO ANO 2015.


Caro leitor foculista vale saber que: O PRÊMIO INTELECTUAL DO ANO a partir de 2015 não é mais da esfera do Grupo Mônaco de Cultura - Carlos Silvestre Mônaco, a honraria agora passou para o IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência sob a chancelaria do Dr. Raymundo Nery Sterling Junior. Que conjuntamente entregará com o Prêmio a COMENDA IFEC DE CULTURA. Frisando novamente: as AMBAS  premiações fazem agora parte do IFEC.


Outrossim, a premiação se deu através da votação de oito instituições referenciais da cultura de nossa cidade (o que ocorreu recentemente na Sede Administrativa do IFEC) e além disso foi determinado que: o Patrono do Prêmio Intelectual do Ano é o livreiro Carlos Silvestre Mônaco e o Patrono da Comenda IFEC de Cultura é o Dr. Waldenir de Bragança ( tanto Mônaco como Dr. Waldenir são Conselheiros Consultivos Vitalícios do IFEC).

   


A importante premiação ainda está sem a data marcada. Mas segundo soubemos de fonte segura e concisa que esse ano a entrega do mérito cultural será no início de dezembro no (sábado) dia 5 ou dia 12.


Portanto caro leitor amigo do Focus breve enviaremos o seu convite oficial para a solenidade de entrega dos importantes títulos culturais do IFEC. Aguarde!.




UM POUCO SOBRE MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA.








MÁRCIA MARIA DE JESUS PESSANHA professora, doutora, escritora e acadêmica, nasceu em Tocos, município de Campos de Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, filha de Renal Ribeiro de Jesus e Maria José Pacheco de Jesus.  
     
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Almirante Barroso,  ingressando mais tarde na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora. Lecionou, inicialmente, em Campos.

Casando-se com Aldo da Silva Pessanha veio para Niterói, onde continuou a lecionar e ingressou na Faculdade de Filosofia na UFF. Formou-se em Letras (Português - Francês). Fez Mestrado e Doutorado.

Hoje, Márcia é Diretora da Faculdade de Educação da UFF, membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras, da Academia Guanabarina de Letras, da Academia Niteroiense de Letras, da Associação Niteroiense de Escritores (ANE) e do Grupo Mônaco de Cultura.

Obras:
Borboletrando - poesias - Editora Muiraquitã,1997.
Fatias do Viver - poesias - 1998.
Discursos Acadêmicos - 2000.      
Estúdio de literatura infanto-juvenil (coautora) – 1983.
Memorial de Tocos – 1995.
Discursos acadêmicos – 2000.
Casemiro de Abreu, o poeta das primaveras - Nit Press, 2008.
O memorialismo Epistolar “Uma resposta de leitura de cartas a Françoise” de Jorge  Picanço de  Siqueira – 2001.
Agenda - Campos em fotos, prosa e versos (org.) – 2004.
Revista do Cenáculo Fluminense de História e Letras (org.) - 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e vários artigos publicados em diversas revistas nacionais e internacionais.




1. Borboletrando - poesias - (1946) - 1997. Neste livro inspirado, Márcia desnuda-se em tessituras sutis, que emergem do âmago dos seres e das coisas, para florescerem diante do leitor, desvelando-lhe mistérios preciosos do íntimo, mostrando-os à luz de um entendimento claro e preciso da natureza, que se apresenta plena de dádivas e promessas... É poesia da melhor qualidade, que brinda a nossa sensibilidade com a frescura que só as almas puras e livres podem oferecer. (SABC).



2. Fatias do Viver - poesias - 1998. Assim se expressa Fernando de Aviz sobre este livro de Márcia: "... As "Fatias de Viver" representam essa forma de sabedoria eliotiana, longe de teorias e cientificismos, mas se inscrevem, precisamente, naquela visão da saudosa escritora Liba Beider, em "Da Poesia à Poesia", a ensinar que "a poesia não se revela na palavra, mas na vida. A palavra poética não consagra a história, mas é História, Vida".



3. Discursos Acadêmicos - 2000. Neste opúsculo estão reunidos discursos acadêmicos de Márcia ou sobre Márcia, registrando momentos importantes de sua carreira literária. São importantes na medida em que captam impressões que ficarão para sempre nos anais de nossas instituições, assim como nos corações e nas mentes de todos que acompanham a vida literária da cidade. Um autêntico testemunho e uma contribuição ao conhecimento de nossos poetas e escritores em geral. (SABC).



Fonte:





REALIZAÇÃO





APOIO CULTURAL





COMENTÁRIOS DE AMIGOS

Parabéns, Márcia Maria de Jesus Pessanha, nome que, por si, já sonoriza um decassílabo. Eu, que sempre acompanhei sua trajetória intelectual, inclusive estando na banca do seu doutoramento na UFF,  e no jornal O Correio, sinto-me muito feliz com a justa homenagem a ser-lhe tributada.  Estarei, sem dúvida,  no expressivo evento para celebrá-la.
Conforme, em 13 de dezembro de 2002, no texto que escrevi e pronunciei na sua defesa da tese na Faculdade de Educação da UFF, agora aqui repito o final:
"Parabéns, por sua escrita, Márcia Maria de Jesus Pessanha! À semelhança de Carolina de Jesus e Dany Bébel-Gisler, autoras que comparou no seu estudo, você decifrou o mistério da esfinge. É sua, também, esta HORA DA  ESTRELA...
Cumprimentos de
Dalma  Nascimento.


Dalma Nascimento
é escritora e doutora em Literatura Comparada da UFRJ.

***************************************
 
Caro confrade Alberto, merecido o prêmio de Intelectual do Ano 2015 para a mestra Márcia Pessanha, presidente em exercício da nossa Academia Niteroiense de Letras/ANL. Principalmente por ter sido conferido com o aval de diversas entidades culturais de nossa cidade. PRCecchetti.
 

 







 
 
Paulo Roberto Cecchetti
é escritor e curador.

******************************************************


Querido Alberto,
espero que esteja tudo bem com vocês. Aqui está tudo ótimo!
Muito obrigada pelo convite. Márcia Peçanha merece todas as homenagens que recebe, pela competência, pela inteligência, pelo trabalho que tem realizado na educação, na literatura brasileira, de forma tão dialógica, sem interesse pessoal. Sou sua admiradora! 
Abraço carinhoso,
Cyana











Cyana Leahy-Dios é escritora,
tradutora e professora da UFF.



***********************************

Parabéns a nova Intelectual do Ano, Márcia Maria de Jesus Pessanha , possui todos os atributos, e merecidamente foi escolhida para tal, minhas mais sinceras congratulações!!!

De Luna Freire.















Edson De Luna Freire
é jornalista e ativador cultural.



*************************************************

Merecido título, que encontra pleno respaldo nos trabalhos e nas obras de Márcia. Estarei lá no dia para aplaudir de pé.
Carlos Rosa.
















Carlos Rosa é
escritor e acadêmico.





*********************************************



Parabéns querido Alberto a sua saudação a professora Márcia  é de uma profundidade que merece ser aplaudida de pé.
Abraços.
Zeneida.












Zeneida Apolônio Seixas
é professora e Vice-Presidente da ANE.


 ********************************



Prezado amigo Alberto, muito obrigada pela constante divulgação de nossas atividades culturais. Aproveito, também, para agradecer sensibilizada aos que me elegeram intelectual do ano de 2015 e aos amigos(as) que enviaram mensagens de parabéns!
O reconhecimento de vocês muito me honra.
Márcia Pessanha.













Marcia Pessanha
é escritora e acadêmica.







 ********************************************




6 comentários:

  1. Merecido título, que encontra pleno respaldo nos trabalhos e nas obras de Márcia. Estarei lá no dia para aplaudir de pé.
    Carlos Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a nova intelectual do ano, Márcia Maria de Jesus Pessanha , possui todos os atributos, e merecidamente foi escolhida para tal, minhas mais sinceras congratulações!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Alberto,muito obrigada pela constante divulgação de nossas atividades culturais.
    Aproveito, também, para agradecer sensibilizada aos que me elegeram intelectual do ano de 2015 e aos amigos(as) que enviaram mensagens de parabéns!
    O reconhecimento de vocês muito me honra.

    ResponderExcluir
  4. Alberto, felicito-o pelo trabalho cultural que vem exercendo.
    Com relação ao merecido título conferido a Márcia Pessanha, externo o meu sentimento de entusiasmo, principalmente por ter sido uma escolha referendada pelas entidades culturais de Niterói.

    ResponderExcluir
  5. Caro confrade Alberto, merecido o prêmio de Intelectual do Ano 2015 para a mestra Marcia Pessanha, presidente em exercício da nossa Academia Niteroiense de Letras/ANL. Principalmente por ter sido conferido com o aval de diversas entidades culturais de nossa cidade. PRCecchetti

    ResponderExcluir
  6. Uma indicação que me deu imensa alegria.. O reconhecimento de uma intelectual na verdadeira acepção da palavra.

    ResponderExcluir