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DO FOTÓGRAFO PEDRO VASQUEZ
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ENTREVISTADO PEDRO VASQUEZ
Publicado em 15/10/2012
Programa 'Polifonia das Ruas' - 'Niterói Antiga'
(Entrevista com o fotógrafo e curador Pedro Vasquez),
em janeiro de 2008, transmitido pela Unitevê
(canal universitário de Niterói)
Pedro Vasquez - fotógrafo, escritor
Pedro
Afonso Vasquez Escritor, tradutor, fotógrafo, curador e administrador cultural
nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1954. Formado em Cinema pela Université
de la Sorbonne, Paris, em 1978, tornou-se mestre em Ciência da Arte pela
Universidade Federal Fluminense, Niterói, em 2000. Ex-diretor do Solar do
Jambeiro, museu-casa pertencente à Secretaria de Cultura de Niterói.
Na década
de 1980 exerceu papel determinante no campo das atividades culturais
relacionadas com fotografia, tendo sido responsável pela criação do Instituto
Nacional da Fotografia (INFoto) da Funarte (Fundação Nacional de Artes); assim
como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de
Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Como diretor do INFoto definiu a política
federal para o setor, tal como expressa no documento Proposta para uma Política
Nacional da Fotografia, implantando o Programa Nacional de Preservação e
Pesquisa da Fotografia, do qual decorreu o Centro de Preservação e Pesquisa da
Fotografia, o primeiro do gênero na América Latina.
Promoveu ainda as Semanas
Nacionais da Fotografia, que desempenharam papel fundamental na difusão da
fotografia por todo território nacional e na criação de uma rede de relações
institucionais e pessoais. Ao passo que no MAM, realizou exposições sobre
fotografia brasileira em dois importantes eventos internacionais, o Mois de la
Photo à Paris, e o International Month of Photography, em Houston (EUA), e deu
início a uma coleção de fotografia brasileira (dos primórdios aos dias de hoje)
que conta hoje com mais de 4 mil peças.
É
autor de 23 livros de temática variada, que incluem ficção e não-ficção e
abordam temas como arte, cinema, poesia, cartofilia, ferrovia, manifestações
populares, bem como obras destinadas ao público infantil. Mas sua contribuição
foi mais determinante no campo da fotografia, desde que lançou luz sobre o
pioneirismodo imperador Pedro II em: Dom Pedro II e a Fotografia no Brasil
(Editora Index, 1985). Ressaltou também a importância de nosso confrade
Gilberto Ferrez no campo das pesquisas iconográficas brasileiras em: Mestres da
Fotografia no Brasil. Coleção Gilberto Ferrez (Centro Cultural Banco do Brasil,
1995).
Assim como destacou a contribuição germânica para a fotografia
brasileira em três obras: Álbum da Estrada União e Indústria (Quadratim, 1997);
Fotógrafos Alemães no Brasil do Século XIX (Metalivros, 2000); Revert Henrique
Klumb: um alemão na Corte Imperial brasileira (Capivara, 2001). Focalizou a
integração nacional por intermédio da implantação da malha ferroviária nos dois
primeiros volumes da trilogia que pretende dedicar ao tema: Nos trilhos do
progresso: a ferrovia no Brasil imperial vista pela fotografia (Metalivros,
2007); Fotografia e Ferrovia no Brasil da Primeira República (Metalivros,
2008). Objetivando a sensibilização do público infantil para os temas de
interesse histórico, publicou A princesa Isabel, o gato e a fotografia
(Pinakotheke, 2010), com retratos da família imperial pertencentes às coleções
do Museu Imperial e do Arquivo Grão Pará.
Foi curador de mostras recordistas de
público sobre a cultura brasileira, tais como: Traduzindo o Brasil, produzida
[em parceria com Júlia Peregrino] para a Biblioteca Nacional na XV Bienal do
Livro Rio (2011); El Universo del Cordel, realizada [em parceira com Franklin
Espath Pedroso] no Espacio Cultural Embajada del Brasil, em Buenos Aires
(2009); Família Ferrez: novas revelações, produzida [em parceria com Júlia
Peregrino] no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (2008); e
Gilberto Freyre: intérprete do Brasil, realizada [juntamente com Elide Rugai e
Júlia Peregrino] no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (2007).
Como
fotógrafo, realizou dezenas de exposições individuais e participou de numerosas
coletivas, tendo exposto ou publicado suas fotografias nos seguintes países,
além do Brasil: Alemanha, Argentina, Canadá, Cuba, Espanha, Estados Unidos,
França, Itália, México, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e
Venezuela.
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