Aconteceu a cerimônia de lançamento do livro
“Euclides da Cunha: Da face de um tapuia”
DOS ORGANIZADORES ANABELLE LOIVOS
E LUIZ FERNANDO SANGENIS
na Academia Fluminense de Letras,
no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 18h30min.
O livro “Euclides da Cunha: Da face de um tapuia”, escrito a quatro mãos por Anabelle Loivos (FE-UFRJ) e Luiz Fernando Sangenis (FFP-UERJ) teve um pré-lançamento na noite de 10 de agosto de 2013, dentro da programação oficial na Semana Euclidiana de São José do Rio Pardo - SP. Trata-se de uma biografia, seguida de antologia, sobre o cantagalense Euclides da Cunha.
O livro "Euclides da Cunha: da face de um tapuia" (Nitpress, 2013), É fruto de um trabalho apaixonado de pesquisa e seleção bibliográfica sobre um dos maiores ícones da literatura fluminense e brasileira, o cantagalense Euclides da Cunha. Organização do livro "Euclides da Cunha: da face de um tapuia" feita por Anabelle Loivos e Luiz Fernando Sangenis,
O livro faz parte da Coleção “Introdução aos Clássicos Fluminenses”, da editora niteroiense Nitpress, que conta com obras as quais apresentam um escorço biobibliográfico, com base em pesquisas e estudos acadêmicos de grande relevância, reunindo apenas autores fluminenses. A coleção, que já teve três números lançados (B. Lopes, Alberto de Oliveira e Casimiro de Abreu), é avalizada pelas mais importantes instituições acadêmicas de âmbito estadual, como a Academia Fluminense de Letras e o Cenáculo Fluminense de História e Letras, que participam do seu conselho editorial.
Há cerca de um ano, os professores Anabelle e Luiz Fernando foram convidados pelo editor Luiz Augusto Erthal para contribuir com a referida coleção, escrevendo o volume sobre Euclides da Cunha. Seria o então presidente da Academia Fluminense de Letras, Edmo Rodrigues Lutterbach (também cantagalense), quem o escreveria, mas não teve tempo, infelizmente – tendo falecido em setembro de 2010. Naquela ocasião, o editor lançou aos professores dois desafios: o de acederem à indicação pessoal do Edmo e, também, o de que fizessem um trabalho para fins didáticos e escolares, tendo em vista o envolvimento de ambos na coordenação do Projeto educativo-cultural “100 Anos Sem Euclides”, mas que também fosse voltado a um público leigo, o leitor médio. Dessa forma, Anabelle e Luiz Fernando foram costurando suas próprias memórias de leituras euclidianas, que agora tomaram corpo, no livro “Euclides da Cunha: Da face de um tapuia”.
Luiz Erthal - Editor da Nitpress
(momento em que faz a apresentação do livro)
Luiz Fernando Sangenis - escritor
Luiz Fernando Sangenis
e Marcia Pessanha - Pres. da ANL
O livro “Euclides da
Cunha: Da face de um tapuia", pode ser adquirido no site da Editora
Nitpress:
O FOCUS PORTAL CULTURAL AGRADECE
FONTE: http://100anossemeuclides.blogspot.com.br/
FOTOS: Aldo Pessanha.
Obrigada ao amigo Alberto Araújo pela nota no site Portal Focus.
ResponderExcluirAnabelle
Parabéns Anabelle e Luiz Fernando.
ResponderExcluirAbraços
ALBERTO ARAÚJO