(CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
CLICAR NO LINK DO CANAL DO YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL.
https://www.youtube.com/watch?v=4as4y9bA-bY
O FOCUS PORTAL CULTURAL celebra junto a Sala de Cultura Leila Diniz, seu
aniversário de 3 anos de atividades consecutivas, deste importante espaço que
abraçou Niterói com carinho, oferecendo atrações mensais, como artes plásticas,
teatro, música e Literatura, à população niteroiense.
A Sala de Cultura Leila Diniz, tem como objetivo promover
artistas, apoiando e incentivando suas produções culturais. Durante esses três anos, passaram inúmeras
exposições pelo local: Ela por Elas: Leila Diniz nos traços das
desenhistas brasileiras; Noel é 100; Portinari com humor; Ídolos da Bola, craques do Lápis; Cabaret – exposição coletiva; Ecletismo Pictórico, do artista plástico Brasil
Goulart; Brasil e suas Etnias Africanas, da artista plástico
Beth Medeiros. Outros eventos como lançamento de livros: Coleção Luís Pimentel leu e recomenda. O livro O nascimento do Samba do escritor e músico
Martinho da Vila.
O livro FAGUNDES VARELA - A poética romântica de uma
alma inquieta (Coleção Introdução aos Clássicos Fluminenses). Organização e Apresentação: Renato Augusto
Farias de Carvalho, etc...
O nome do local é uma homenagem à atriz niteroiense Leila Diniz, símbolo da alegria,
simpatia e ousadia, com ideias e atitudes à frente de seu tempo. A primeira
Exposição do espaço foi sobre os 80 anos do Diário Oficial e mostrou as
transformações ocorridas no jornal desde sua primeira publicação em 1º julho de
1931.
Em 1º de julho de 1931,
entrava em circulação o
primeiro Diário Oficial do Estado do Rio,
com a principal atribuição de legitimar
os atos oficiais emanados do
governo do Estado fluminense,
através do Decreto 2.615.
Até então, os atos oficiais eram publicados
no Jornal do Commercio.
A princípio, era confeccionado
na gráfica da Escola do Trabalho,
instituição estadual de ensino
profissionalizante, em Niterói.
Em 23 de setembro de 1935,
o Diário Oficial era impresso em oficina própria.
~~~~
O Giro Cultural evento especial, aconteceu no terceiro sábado do mês, dia 19 de julho. Especial em comemoração ao 3º aniversário da Sala de Cultura Leila Diniz, com atividades inéditas para toda a família. Bolo e refrigerantes, maquiagem artísticas nas crianças, sorteio do livro Rio de Janeiro: Existe um lugar - edição especial em capa dura, altamente luxuosa.
Sala de Cultura Leila Diniz celebra três anos
e Giro Cultural tem programação especial
A Sala recebeu no dia 19 de julho
peça infantil de teatro
e logo em seguida haverá comemoração especial
A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, comemorou três anos de funcionamento no dia 1º de julho, e, por conta disso, a programação do Giro Cultural será especial. No dia 19 do mês, além da peça de teatro, como acontece habitualmente, foi realizado um evento voltado para as crianças.
A primeira parte do Giro começou às 12 h com a encenação da peça infantil “A Princesa e o Sapo”, do Grupo Infocus Companhia de Teatro. O espetáculo narrou a história de um príncipe em busca de sua amada que enfrenta vários desafios e aventuras para atingir o seu objetivo. Cenários coloridos, bonecos, músicas alegres e excelente elenco.
Em seguida, foi apagada a velinha e cantou-se parabéns. Foi servido um delicioso bolo com refrigerante ao público presente. Houve ainda maquiagem artística e bola mania (escultura com bolas) para a criançada.
No evento, o público ainda pôde conferir a exposição “Ídolos da Bola – Craques do Lápis”, que está em cartaz no espaço. A exibição, que está no clima de Copa do Mundo, apresenta caricaturas de grandes atletas do futebol brasileiro, como Zico, Romário, Pelé e outros ídolos. Sob a curadoria de Zé Roberto Graúna, o evento traz obras de vários caricaturistas. A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de julho.
Desde que foi inaugurada, a Sala de Cultura Leila Diniz, oferece oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos, que vão das artes plásticas ao teatro, literatura e música, distribuídos em atividades permanentes e diversificadas, como as exposições, que acontecem mensalmente, além do próprio Giro Cultural, realizado sempre no segundo sábado do mês.
A idealização do projeto, que tem Renata Palmier como coordenadora, foi do diretor-presidente da IOERJ, Haroldo Zager. Ao aceitar o convite, Renata garante que ficou muito feliz. “Foi um desafio, mas o Haroldo foi meu maior incentivador”. Ela se diz muito satisfeita e promete continuar trabalhando para a continuação do sucesso da sala. “Foram anos incríveis e ao mesmo tempo desafiadores. Recebemos grandes artistas durante esse período e nosso objetivo é manter o que está dando certo e continuar levando cultura gratuita à cidade de Niterói e região”, diz.
A Sala de Cultura também é palco, na última quarta-feira do mês, para concertos com professores e alunos do projeto Jovem Aprendiz, no programa “Concerto na Imprensa”, uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o Programa Aprendiz – Música na Escola, da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói.
O espaço é multiuso e tecnológico. Durante as atividades, o público pode conferir o videowall, tecnologia composta por uma TV interativa e um telão, que transmitem informações, infográficos e fotos do evento realizado. A fachada de vidro reflete o jardim inspirado na obra do paisagista Burle Marx.
Sequencial de imagens do evento
Renata Palmier, Haroldo Zager, Carlos Mônaco
(organizadores do Giro Cultural da
Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro)
Olá Alberto
ResponderExcluirGostaria primeiramente de agradecer o carinho e em seguida, parabenizá-lo pelo trabalho que vem fazendo junto à cultura de Niterói e região.
Fiquei muito feliz e honrada com o presente. Já encaminhei para o Haroldo também.
Com carinho grande
Renata Palmier
--
Sala de Cultura Leila Diniz
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niteroi
Tel. (21) 2717-5299 / 2717-4055
www.ioerj.com.br/saladecultura
Caro Alberto, boa tarde
ResponderExcluirFicou sensacional!
Grato
Haroldo Zager