sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

DESTAQUE DO FOCUS PORTAL CULTURAL - DVD DO FILME "FARRAPO HUMANO" DO DIRETOR AMERICANO BILLY WILDER, PARTE INTEGRANTE DA COLEÇÃO: GRANDES DIRETORES NO CINEMA, COLEÇÃO DA FOLHA DE SÃO PAULO, QUE ME FOI OFERTADO PELO AMIGO SÁVIO SOARES DE SOUSA - ESCRITORES AO AR LIVRO.



 
 
 
Amigos foculistas, eu fiz questão de compartilhar esse momento com vocês! Ganhei o DVD com o filme FARRAPO HUMANO do diretor Billy Wilder, ofertado pelo confrade Sávio Soares de Sousa, ser humano mais doce e agradável que conheço em Niterói. Homem de coração bondoso e íntegro em suas virtudes. Todos que o conhecem sabem que estou falando a verdade. Não somente, pelo DVD que ele me ofertou, mas pelo carinho e a atenção que ele sempre tem nos dedicado. Podem se aproximar dele e verá que é um SENHOR QUE VALE OURO.
 
 
 

 
 
 
 

BILLY WILDER — FARRAPO HUMANO

  
 

O ator americano Ray Milland desempenha o papel principal com a mesma intensidade que seu personagem se entrega à bebida. Seu trabalho foi premiado com o Oscar de melhor ator e “Farrapo Humano” também venceu como melhor filme, diretor e roteiro. O filme apesar de ser um drama, chega-se a conclusão que é um longa metragem bastante emocionante e, muito leve.



SOBRE O FILME: Título Original Americano: "The Lost Weekend" (no Brasil) "Farrapo Humano") é um filme norte-americano de 1945, um drama dirigido por Billy Wilder. O filme retrata o alcoolismo de forma realista, numa excelente interpretação de Ray Milland como o sujeito que tem crise de abstinência a se ver privado de beber durante um final de semana, daí a razão do título em inglês: "O fim de semana perdido".  As cenas em que o personagem principal tem as crises de delírio são impressionantes. Apesar de filmado em 1945, o filme e seu conteúdo continuam atuais.

 

 

SINOPSE

 

Um escritor alcoólatra passa o final de semana errando de bar em bar, roubando e trapaceando se preciso para satisfazer o impulso que lhe consome até a última gota de vida. O título brasileiro, “Farrapo Humano”, não trai a essência desse drama sinistro de 1945, sintoma de uma época na qual o fim da guerra em que as piores barbáries foram cometidas tornou impossível ser otimista. Billy Wilder, cujo nome costuma ser associado a grandes comédias, reafirma-se aqui como um diretor de longo fôlego também em outros gêneros.

 

 

Vivendo na cidade de Nova Iorque, Don Birman sonha ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio mental. Deixa-se dominar completamente, pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando, esquecendo-se das pessoas que o rodeiam e que sofrem por vê-lo neste estado. A namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, mas ele bebe cada vez mais.

 
 

 



 
 

ELENCO
 

Ray Milland .... Don Birnam

Jane Wyman .... Helen St.

James Phillip Terry .... Nick Bernam

Howard Da Silva .... Nat Doris

Dowling .... Gloria

Frank Faylen .... 'Bim' Nolan

Mary Young .... Sr.ª Deveridge Anita

Sharp-Bolster .... Sr. Foley

Lillian Fontaine .... Sr.ª Charles St.

James Lewis L. Russell .... Charles St.

James Franklyn Farnum

 

 

Filme: Farrapo Humano

Produção: Estados Unidos, 1945 / Preto e branco / 101 min.

Estrelando: Ray Milland

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário