quinta-feira, 8 de agosto de 2019

CAFÉ QUENTE: JORDÃO PABLO DE PÃO LANÇA NOVO LIVRO.






O escritor Jordão Pablo de Pão lança o livro "Café Quente" no próximo dia 8 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. A obra, publicada pela editora Itapuca, é composta por poemas, minicontos e crônicas inspirados pela leitura dos escritos existenciais de autores contemporâneos. Com entrada gratuita, o evento terá microfone aberto para os artistas presentes e marcará também o lançamento da segunda edição de "O Mar do Meu Velho", livro de estreia do autor.

CAFÉ QUENTE

Desde que leu pela primeira vez Clarice Lispector, Jordão Pablo de Pão entendeu seus escritos tratarem de uma trama muito íntima e que ele, como leitor, conhecia: criou empatia. A partir das marcas deixadas em si pelo atravessamento tão oportuno das ideias da autora, surgiu a necessidade de registrar tal processo - suas escrituras, dela e dele, são extremamente influenciadas pela perspectiva psicológica do contexto factual, texto imbricado onde nada é gratuito e as colocações ditas em frases aparentemente em único plano não permitem que o leitor passe olhos apenas. A obra interage com as formações humanas, culturais, o que gera empatia e busca o leitor para ajudar a construir sentido, peça essencial que é no processo de fruição literária.

As três partes que compõem o escrito - "Eu mergulho", "Eu encontro" e "Eu (também) sou texto" - captam o processo de leitura e da existência humana. Na cabeça do trabalho, as homenagens devidas: está-se graúdo do contundente "A Hora da Estrela", em que Clarice nos possibilita a vivência de Macabéa, uma personagem das mais complexas de nossa literatura, mas por sua apatia. Em dado momento, alude-a como "café frio". A obra de Jordão Pablo atua na direção contrária, sangue a correr que a leitura do autor injeta. Temos aqui uma estética clariceana viva, que não se nega, celebra-se. O escritor de literatura precisa mergulhar em si, beber de sua individualidade e se perceber como essência. Desta mística do que somos, a arte vive, das nossas necessárias horas de estrela. Em seguida, ler e escrever é olhar para o outro, pôr em relação, já que não somos ilhas insondáveis, mas é exatamente no desgaste que encontramos o material da escrita, do texto artístico. Por fim, um necessário canto de louvor ao modo como, ao existirmos, interagimos com a estética do registro, bem à luz de Rodrigo S.M., narrador com voz própria ainda naquela última publicação em vida de Clarice.

Contundentemente, "Café Quente" dialoga com a humanidade de cada um, com a consciência um tanto soterrada entre tantos escombros de contemporaneidade capitalista de que somos, em essência, energia - e isso acaba por nos irmanar. A leitura da obra de Jordão Pablo promove empatia por si, pelo outro e pela literatura. Esta construção se dá permeada por uma das formas como o autor poeticamente chega àquela energia: o café envolve e possibilita uma série de encontros e de atitudes que, na sua singeleza, conceituam o cerne da humanidade. Assim, os textos apresentam e exploram aromas, nuances, doses, serviços, usos e efeitos de uma boa xícara de café, quente como quem pulsa vida em frases poéticas, quente como quem convida a dançar e não aceita o leitor como mero espectador. Esta obra é uma experiência existencial.

JORDÃO PABLO DE PÃO


Escritor, Revisor, Produtor Cultural com ênfase em atividades literárias, Professor de Literatura e Pesquisador de Memória Literária. Descobriu a força das palavras durante o período escolar e a Licenciatura em Letras na UERJ. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras e detentor da Medalha Escritor José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Colaborador de diversos periódicos e obras coletivas, participou de reedições históricas de clássicos da literatura e promove eventos públicos gratuitos a fim de mapear o construto sócio-histórico que a literatura promove no Rio de Janeiro. Melancólico de ascendência lusa e capricorniano demasiado, encontra, no quarteto Elis - Bethânia - Carmen - Lispector, a referência artística para um mundo menos alienado de suas questões, e mais próximo da delicadeza necessária ao existir humano. "Café Quente" é seu segundo livro e traz a continuidade da investigação do artista como ser humano e da humanidade como conceito na expressão criativa.





SERVIÇO
Lançamento de "Café Quente", 
de Jordão Pablo de Pão

Entrada Gratuita
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, sn, centro de Niterói, RJ.
Data: 08/08/2019 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Duração:180 minutos
Classificação Etária: Livre


Contato: Jordão Pablo de Pão 









APOIO NA DIVULGAÇÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário