quinta-feira, 20 de outubro de 2016

20 DE OUTUBRO É DIA DO POETA. HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL. PARABÉNS!!!

 
 

 

 
 
 
 
POETA É AQUELE QUE FAZ VERSOS, QUE ESCREVE POESIAS. A POESIA, OU GÊNERO LÍRICO, OU LÍRICA É UMA DAS SETE ARTES TRADICIONAIS, UMA FORMA DE LINGUAGEM.
 
O Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro. Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz. O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

 
 
 
 
ORIGEM DO DIA DO POETA
O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, ou seja, não há uma lei que oficialize a data de 20 de outubro como Dia do Poeta no país. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia. A data homenageia e lembra este momento ímpar para os poetas do Brasil.



 
Curiosidades sobre o Dia da Poesia
Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
 
 
 
 
Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.
Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não oficial.
A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.
Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.
 
 
DECRETO DIA POETA  - RIO DE JANEIRO.
 

Lei nº 66 de 30 de agosto de 1978 do Rio de janeiro

 

Estadual , promulga a Lei n. 66 , de 30 de agosto de 1978, oriunda do Projeto... em contrário. Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 30 de agosto de 1978. ROMUALDO... INSTITUI O "DIA DO POETA" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 66 DE 30 DE AGOSTO
 
 
Lei 66/78 | Lei nº 66 de 30 de agosto de 1978 do Rio de Janeiro.
 
 
INSTITUI O "DIA DO POETA" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Citado por 1
O Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nos termos do Artigo 193, § 4º, da Constituição Estadual, promulga a Lei n. 66, de 30 de agosto de 1978, oriunda do Projeto de Lei n. 232, de 1978.
 
Art. 1º - Fica instituído o "Dia do Poeta" a ser comemorado no dia 20 de outubro de cada ano.
 
Art. 2º - As comemorações, de que trata o artigo 1º, serão efetuadas em todos os estabelecimentos de ensino do Município, de acordo com o programa básico a ser estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
 
Art. 3º - A presente Lei será regulamentada dentro de 60 (sessenta) dias após a sua promulgação.
 
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.
 
Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 30 de agosto de 1978.
ROMUALDO COSTA CARRASCO
Presidente
 
 

**************************
 
 
A comemoração do DIA DO POETA para os niteroienses foi instituída pelo vereador Bruno Lessa e decretada pela Câmara Municipal de Niterói, o dia  29 de março, pois a data homenageia o nascimento do saudoso escritor, poeta, jornalista Luiz Antônio Pimentel que  foi e será sempre personalidade respeitada e muito importante para todos nós.


Veja abaixo o Decreto-Lei:


(CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA).
 
 
NOSSA HOMENAGEM ESPECIAL
AO GRANDE POETA
LUIZ ANTÔNIO PIMENTEL.
 
 


Shirley e Alberto Araújo 
(editores do Focus Portal Cultural)
posam ao lado do poeta-mor
Luiz Antônio Pimentel.
 
 
 
 
 
Penha Ribeiro,  ativista cultural e assessora administrativa do pianista, compositor e especialista em músicas clássicas Itajara Dias, nos envia felicitações, veja abaixo:
 
Parabéns Alberto pelo "Dia do Poeta"!
Nosso abraço!
Penha e família.
 
 
 
 
 
************************
 
 
 
 
O poeta e escritor e Membro da Academia Niteroiense de Letras Gilson Rangel Rolim, fala:
 
Alberto.
Parabéns por seu trabalho na área cultural
Provavelmente, a Shirley dá uma "mãozinha". Sendo assim os cumprimentos vão para ela, também.
 
Abraços.
Gilson Rolim.
 
 
************************************
 
 
A Vice-presidente da ALACE - Academia de Letras e Artes do Ceará, também postou  essa homenagem em seu blog cultural.
 
 
Amigo Alberto estamos  comemorando o dia do POETA, o nosso dia! Para ver a minha postagem
 
Clique no link: 
 
 
 
 
 
******************
 
 
 
 
O poeta, haicaísta, escritor e Membro da Academia Niteroiense de Letras Paulo Roberto Cecchetti, discorre:
 
Parabéns, confrade Alberto Araújo! Niterói ficou mais rica culturalmente com o Dia do Poeta, 29 de março, data estabelecida pelo vereador Bruno Lessa, em homenagem ao saudoso Luís Antônio Pimentel, que aniversaria neste dia!
 
Abç,
PRCecchetti.
 
 
 
 
*************************
 
 
 
 
Quadras Tristes
 
 
Luís Antônio Pimentel
era poeta... Querido
sempre, sempre foi fiel
jamais será esquecido.
 
Morte tanto faz chorar
não só a mim, a qualquer
lágrimas vou enxugar
está no céu, minha mulher.
(Maria de Lourdes Pereira Pais)
 
Niterói, 21/10/2016
José Pais de Moura.
 
 
**************************** 
 
 
 
 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, confrade Alberto Araújo! Niterói ficou mais rica culturalmente com o Dia do Poeta, 29 de março, data estabelecida pelo vereador Bruno Lessa, em homenagem ao saudoso Luís Antônio Pimentel, que aniversaria neste dia! Abç,
PRCecchetti