BIBLIOTERAPIA: que história é essa?
Trata-se do I Encontro de partilha da potência terapêutica da literatura, que acontecerá no dia 04 de novembro de 2016, das 09 às 18h, na UNIRIO - Av. Pasteur, 296 - Urca - Rio de Janeiro - RJ, auditório Vera Janacopulos.
O propósito do encontro é potencializar a dimensão terapêutica da literatura, através do compartilhamento de casos vivenciados em contextos multidisciplinares.
O evento é gratuito e as vagas limitadas. As inscrições são realizadas através do link: http://bit.ly/2bRoPwK
O encontro foi idealizado para desafiar modelos usuais. A inspiração é a poética de Manoel de Barros: "As coisas jogadas fora têm grande importância, como um homem jogado fora."
Nesses tempos de recursos escassos, daremos luz e vez às riquezas e vozes escondidas, de forma lúdica, cooperativa, afetiva e recheada de alegria. O desejo é de inspirar cada participante a "transver o mundo", a literatura e as possibilidades de contribuição para o bem sistêmico.
Convidados especiais já firmaram presença:
•Regina Porto, coordenadora do projeto "Viva e Deixe Viver", de contadores de histórias em hospitais;
•Escritores de literatura infanto-juvenil "altamente saudável": Andrea Viviana Taubman, Márcio Vassallo, Margarete Amaral, Sonia Rosa e Sandra Ronca;
•Representantes de Universidades que oferecem a disciplina Biblioterapia em seus currículos acadêmicos: Marília Amaral, da UNIRIO; Carla Souza, da UFSC e Lúcia Fidalgo, da UFRJ.
Serão apresentados casos selecionados que foram registrados pelo público, através do formulário de inscrição. Será um encontro para fartos compartilhamentos.
O credenciamento acontecerá de 08h30min às 09h30min e contará com atividades lúdicas: o café colaborativo, a arte do "Esperando Leitor" (um clown literário que distribuirá poesias), além da flautista Nina Oliveira, professora de música, que utiliza a literatura em suas aulas.
“As palavras escritas são grandes feitiços, capazes de poderosas magias.” Mia Couto
A literatura está ao serviço da mudança. Durante o processo de leitura, o leitor estabelece com o universo dos livros uma relação terapêutica, não só pelo texto em si, mas sobretudo pela pluralidade de significações que suscita. As palavras têm um poder inquestionável e curativo: emocionam, influenciam e convencem.
Atualmente, a Biblioterapia é praticada em diversos contextos sociais – hospitais, lares, estabelecimentos prisionais e instituições dirigidas a crianças e jovens com necessidades especiais de educação -, adquirindo um enorme dinamismo e permitindo que todo o processo de pensamento crítico, reflexivo e libertador, estimulado pela leitura, auxilie o maior número de leitores.
A leitura assume-se como uma forma de entretenimento e de lazer, que compensa a frustração, melhora a saúde mental e promove a reinserção na sociedade.
A Biblioterapia é, deste modo, utilizada como um instrumento da medicina e da psicologia para superar conflitos e problemas de ordem emocional, social e mental.
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
Vem aí!
Lançamento da obra
RELÍQUIAS - Antologia
Organização: Cristiana Seixas.
A sinopse:
A escrita é lupa da atenção, que retira teias de indiferença em valiosos guardados.
Vinte e sete autores, incentivados pelos sussurros da biblioterapia, aceitaram o convite em expressar suas relíquias.
Organização de Cristiana Seixas.
Haverá lançamentos em
Niterói e Rio de Janeiro.
- Dia 05 de novembro de 2016, sábado, das 16h às 19h, na Sociedade Fluminense de Fotografia, Rua Dr. Celestino, 115 - Centro - Niterói - RJ. www.sff.com.br.Haverá apresentação de canto lírico com o Maestro Romeo Savastano e alunos.
- Dia 14 de dezembro de 2016, quarta, das 18h às 21h, no Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241/1o. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ. www.ccjf.trf2.jus.br Haverá apresentação de violino com o Maestro Stephan.
VISITE O SITE DE CRISTIANA SEIXAS
É SÓ CLICAR NO LINK:
APOIO NA DIVULGAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário