sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

COBERTURA JORNALÍSTICA E FOTOGRÁFICA DA CONFRATERNIZAÇÃO DO PEN CLUBE DO BRASIL 2014.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)




Ou clicar no link para assistir ao Canal do You Tube
FOCUS PORTAL CULTURAL






O PEN CLUBE DO BRASIL REALIZA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO NUM CLIMA DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO. O EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DE VÁRIAS PERSONALIDADES DO MUNDO INTELECTUAL DO RIO E REUNIU QUASE 300 PESSOAS NO TERRAÇO PANORÂMICO DO IHGB NO  RIO DE JANEIRO.

CONFRATERNIZAÇÃO


É tempo do momento fraterno,
do amor sincero e companheirismo.
Isso é possível,  sim!
Tempo propício à reflexão,
de repensar valores.
É tempo de amar e ter fé em Deus.
É tempo de reacender esperanças.
Prestar atenção no sorriso que acende sorriso.
No abraço sincero que preenche a alma.
É tempo do convívio em harmonia e paz.
É tempo de Fé, fé na esperança,
fé na certeza absoluta de Deus.
Comece agora a cultivar o amor,  
para ter um FELIZ 2015. 

Muitas pessoas buscam a felicidade em coisas materiais. Contudo,  ela reside dentro de cada um de nós.  Justamente,   o período natalino relembra a importância de superar as dificuldades e adversidades  do dia a dia  e nos incentiva a buscar em nosso interior as forças necessárias para seguirmos adiante. A história do menino Jesus é um dos maiores exemplos de superação  de que se tem notícia. Perseguido desde seu nascimento, Ele cresceu e se revelou o filho de Deus que veio para trazer a boa nova para os homens de boa vontade. O Natal traz uma grande mensagem que, se vivenciada,  pode nos ajudar em todos os momentos  da existência.
A fim de celebrar mais um ano que passou, além de relembrar histórias, experiências e virtudes trazidas do ano que termina,  o PEN Clube do Brasil  reuniu confrades e amigos, em 15 de dezembro, no Terraço Panorâmico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), localizado na Av. Augusto Severo, 8 – 12º Andar, Glória, Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
Foram horas áureas de confraternização, em que todos, alegres e esperançosos com o Ano Novo que breve nos chega, manifestavam   a esperança de que momentos melhores se desvelem para o mundo e em especial para nosso Brasil.
Reinava no ambiente autêntica alegria não só entre os membros do PEN Clube  como também dos convidados. Dentre eles, minha esposa Shirley e eu fomos agraciados com um convite para participar daquele amistoso e intelectual convívio,  pela anfitriã do evento, a pedagoga Célia Salsa, esposa do Presidente da Entidade, o Escritor Cláudio Aguiar. Pudemos, assim, contatar a solidariedade, a gentileza e o espírito humanitário que circula  entre os participantes daquela confraria de ilustres escritores.
Compareceram cerca de 300 presenças, homenageados e autoridades, entre as quais o FOCUS destacou: Geraldo Holanda Cavalcante, presidente da Academia Brasileira de Letras; Mario Panaro, Cônsul Geral da Itália; Ricardo Cravo Albin, presidente da Academia Carioca de Letras; Victorino Chermont, Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro;  José Arthur Rios, também Vice-presidente do IHGB; Anna Arruda Callado, Vice-presidente do PEN;   Messody Benoliel - Presidente da Academia de Trova;  Sérgio Gerônimo -Presidente da APPERJ - Associação de Poetas Profissionais do RJ;  o acadêmico Domício Proença Filho, Secretário Geral da ABL; Edir Meireles - Ex-Presidente da UBE; Dorée Camargo, membro do Conselho Fiscal do PEN; Helena Ferreira, membro do Conselho curador do PEN; o cantor, compositor e membro do PEN Clube Martinho da Vila; os membros da ACL  Nelson Mello e Souza, Paulo Roberto Pereira;  os escritores e membros do PEN - Eduardo F. Coutinho, Helena Parente Cunha, Luiza Lobo, Tânia Zagury, Astrid Cabral;  Dyandreia Portugal, editora geral do Jornal Sem Fronteiras  e outros.
Estando certo de que as honrosas presenças contribuíram para estreitar a saudável convivência entre sócios e amigos do PEN Clube e, ao mesmo tempo, comemorar os 78 anos de existência da Entidade, o presidente Cláudio Aguiar proferiu discurso significativo.  Frisando o otimismo e agradecimento aos confrades e amigos que estiveram unidos nessas sete décadas de existência da instituição, ele   destacou os apoios recebidos por entidades do Brasil e do mundo.   Realçou  a Academia Brasileira de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, dois baluartes da cultura nacional que muito têm contribuído pela magnitude do PEN Clube no consenso  da intelectualidade brasileira. 
O anfitrião Cláudio Aguiar  foi bastante aplaudido ao término da sua elocução, quando, num belo gesto de reconhecimento,  deu ênfase à esposa e companheira Célia pela sua  efetiva  contribuição durante os anos em que vem administrando o PEN CLUBE DO BRASIL.
Também houve entrega dos prêmios aos vencedores do concurso literário nacional do PEN CLUBE  do Brasil 2014. Na categoria Poesia foi laureado  escritor Salgado Filho;  na categoria Ensaio, o  professor e poeta Roberto Pontes e na Narrativa, o escritor Joel Rufino dos Santos.
Logo depois da solenidade de entrega dos prêmios de Literatura, foi servido excelente  jantar em mesas finamente decoradas pelo bom gosto da  coordenadoria do evento,  a  primeira dama do PEN CLUBE,  a Sra. Célia Salsa. Foi uma noite memorável, onde imperou entre   os convidados o espírito de fraternidade e a alegria  já antecipador do  autêntico Natal de Cristo.


ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO



Cláudio Aguiar, presidente do PEN
e a primeira dama do PEN a Sra. Célia Salsa.

Claúdio Aguiar, pres. do PEN Clube
 ao lado de personalidades amigas do PEN.

Amigos, imprensa e confrades 
na confraternização 2014 
do PEN Clube do Brasil. 

Fábio Valverde, Edir Meireles, Messody Beloniel,
Dyandreia Portugal, Martinho da Vila e Alberto Araújo.

Na imagem: Célia Salsa, primeira dama do PEN 
(de Pé), abraça as amigas.


Na imagem em destaque Geraldo Holanda, Pres. ABL,
Acmeno e Ricardo Cravo Albin.

Helena Parente Cunha, Helena Ferreira, Messody
estavam presentes.

A escritora Astrid Cabral com amigos.

O escritor Salgado Maranhão com amigos.

O professor e poeta Roberto Pontes e amigas.

O acadêmico Domício Proença 
também presente ao evento.


Mario Panaro, Cônsul Geral da Itália, 
Marita Vinelli e Cláudio Aguiar.





VEJA TODAS AS IMAGENS,
NA ÍNTEGRA - CLICAR NO LINK ACIMA.




APOIO CULTURAL
 
 
 












2 comentários:

  1. Bela reportagem de um belo evento! Obrigada, Alberto Araujo§
    Um Feliz Ano Novo para você e Shirley!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. MARIO PANARO - CÔNSUL GERAL DA ITÁLIA10 de janeiro de 2015 às 11:00

    Agradeço o envio de um vídeo bem feito
    com imagens boas e trilha sonora + registro
    áudio das saudações.
    Um belo presente
    Boas festas!
    Sds
    Mario Panaro
    Cônsul Geral da Itália

    ResponderExcluir