segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO 'PEDAÇO DE CONVERSA" - DO ARTISTA PLÁSTICO RENATO SHAMÁ NA SALA DE CULTURA LEILA DINIZ EM NITERÓI - RJ.


Exposição “Pedaço de Conversa” 
destaca a arte do retrato
Obras retratam grupos de pessoas com diferentes tipos de personalidades.



A exposição “Pedaço de Conversa”, do artista plástico Renato Shamá, abre as portas para uma leitura visual mais detalhada acerca dos retratos. Com o enfoque principal no quadro-tema "Retrato da Família Shamá", realizado em 2014, o artista baseia-se na arte de retratar pessoas como uma busca contemporânea da representação humana, utilizando os conhecimentos do psicólogo Carl Jung, ele reproduz na pintura uma interpretação sobre comportamentos introvertidos e extrovertidos. A proposta é que observador não veja só a imagem de uma pessoa, mas também consiga captar traços de sua personalidade e algumas de suas características.

Auto-retrato do natural
 Óleo sobre tela. 92 x 65 cm. 2011.

O artista procura trabalhar questões psicológicas de grupos sociais. Os quadros representam a figura humana em relações familiares ou de amizade, onde as pessoas envolvidas na cena são observados sob diversas perspectivas. Nesta exposição, o observador irá se deparar com a complexa intenção de expressar características da personalidade de indivíduos e suas singularidades.

 Natureza morta e paisagem

“Quero que as pessoas sintam parte deste mundo complexo, que entendam que possuímos muitas questões, vícios, gostos, manias e que não somos definidos por meia dúzia de palavras, mas por milhares, de forma que quem vê também não é capaz de ver tudo.”, aponta Renato.


Renato Shamá - artista plástico





Jardim da EBA 2013 Aquarela s canson


O tema “Pedaço de Conversa” passeia pelo desenvolvimento poético do artista. Inspirado na concepção visual do pintor norte-americano John Singer Sargent, Renato utiliza gestos rápidos, cores fortes e contrastantes, sob uma concepção realista, ou seja, buscando a representação objetiva da realidade. Fundindo este realismo com os preceitos impressionistas, ele interpreta a natureza através de sua sensibilidade. A curadoria da exposição é de Bruna Azevedo.

Pendotiba 2012-2013


Serviço
Exposição Pedaço de Conversa
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói
Data15/01/2015 a 27/02/2015
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA





Sala de Cultura Leila Diniz
Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niteroi
Telefones: (21) 2717-5299 / 2717-4055 


APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO









INFORMAÇÕES:




Nenhum comentário:

Postar um comentário