quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

PAULA KLIEN ESTREIA SUA PRIMEIRA MOSTRA DE ARTES PLÁSTICAS, EM FEVEREIRO, NA AUGUSTSTRASSE DE BERLIM. CONFIRA.

 
 
 
Paula Klien - Artista Plástica.

 
Quatorze obras com nanquim farão parte da solo “Invisibilities”, marcando o novo momento da artista, após anos dedicados à fotografia
 

Após longos anos dedicados à fotografia, tendo alçado reconhecimento e consagração, especialmente, no circuito da moda, seja em campanhas e ou editorais, Paula Klien retoma uma de suas primeiras manifestações artísticas: o desenho e a pintura, paixões de infância, que, hoje, se materializam através de uma técnica bastante pessoal de pintura com nanquim. O resultado será apresentado em fevereiro, com abertura marcada para o dia 17, em sua primeira mostra de artes plásticas, intitulada “Invisibilities”, na aquabitArt gallery, em Berlim, localizada na Auguststrasse, endereço nobre onde ficam algumas das mais importantes galerias de arte do país. No total, a mostra vai apresentar dez grandes pinturas (1,14x83cm) em nanquim (Chinese ink) sobre papel, uma tela (1,80x1,48cm) utilizando a mesma técnica, dois backlights (46x36cm) com fotografias de pinturas com nanquim, e uma obra tridimensional pintada com nanquim e esculpida em espuma.
 
 
 
 

A admiração da artista pela estética alemã, ganhou desenvoltura, conceito e forma após sua imersão, em 2015, na escola de arte Kunstgut, de Berlim, com outros artistas de diferentes cantos da Europa. Não à toa que suas pinturas refletem tais predileções técnicas e estéticas, que se materializam de forma homogênea e elegante, trilhando, entretanto, linhas cruas e desprovidas de adereços, cara a arte germânica.

A objetividade e clareza, em consonância com a proposta líquida e invisível, formula a identidade da obra. Aliás, identidade é, talvez, o que mais salta aos olhos e se evidencia através dos quatorze trabalhos reunidos, que ganharam corpo e expressão a partir da fluidez do nanquim e de toda a imprevisibilidade da sua utilização, seja no espaço (suporte) ou tempo.
 
 

Segundo a artista,“O trabalho estabelece uma relação com os elementos que permeiam o tempo e sua inconstância. Reflete a falta de controle sobre os acontecimentos e  anuncia a necessidade do improviso diante dos imprevistos. Mostra a possibilidade de escolha diante das opções, incorporando o jogo, a aposta e a surpresa nos resultados. Um abstracionismo lírico conceitualizado na intenção e no acaso, na energia e no destino. Um trabalho impregnado de fé”.







A nebulosidade sempre foi uma inspiração para a artista, mantendo-a afastada da mediocridade da certeza. Daí, o gosto pela chuva e pelos dias cinzentos. Ainda em seu texto, ela diz: “Chinese ink, foi eleito para representar vagas manchas imprecisas e tudo que escorre sem que possamos agarrar em um mundo fugaz sem formas definidas. Material que interage, e propõe, aceita contraproposta, dá segundas chances e mostra caminhos. Fluido e, às vezes incontrolável, revela a vida como ela é. Em contra partida, no papel, superfície escolhida, fica a ideia da permanência, do antigo e do caligráfico. Da história que deixamos e do que fica”.
 
 
 
 
 
Embora seu nome esteja relacionado à fotografia, Paula Klien é uma artista multimídia com realizações anteriores em vários segmentos artísticos, como música e dança. Seu interesse pela fotografia começou com campanhas de moda e editoriais para lojas e revistas, passando para exposições e livros publicados de seus próprios projetos fotográficos, um veículo para suas criações. “Pessoas Me Interessam”, um livro de retratos lançado em 2014, foi seu último trabalho fotográfico.
 
 
 

A fluidez, tão viva em suas criações, ajuda, também, a responder o acaso de seus novos passos:“Como água eu escorro, e como água, movo em novas direções”, reflete Paula sobre seu novo momento.



 
 
 
 
 
 

Paula Klien - Artista Plástica e fotógrafa.
 
 
 
 
Paula Klien nasceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1968. Apesar de ter o nome associado à fotografia, é artista multimídia com prévia atuação em diversos segmentos das artes como música e dança. Sua relação com as artes visuais, num sentido mais amplo, começou cedo e sempre esteve alí, a espera do tempo. Vem agora, em fevereirro de 2017, a primeira exposição: uma solo em Berlin.

 
O interesse pela fotografia surgiu em 2005. Paula Klien começou fazendo campanhas e editoriais de moda, tendo ensaios publicados em revistas como Vogue Brasil, Vogue RG e Rolling Stones. Fotografou inúmeros artistas e celebridades nacionais, além de várias modelos de projeção internacional. Em seguida, partiu para os projetos de arte.
 
 
Projetos pessoais:
 
 
2007– Exposição fotográfica individual “Gatos&Sapatos” – IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) (RJ)
2010– Livro de fotografias “It`s Raining Men” (Editora Mauad x) – Livraria da Travessa Ipanema (RJ)
2012– Exposição fotográfica individual “Edible” – Galeria BNDES (RJ)
2014– Livro de fotografias “Pessoas Me Interessam” (Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil / Patrocínio: Ortobom e Copelmi) – Jockey Club do Brasil (RJ)
2014– Livro de fotografias “Pessoas Me Interessam” (Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil / Patrocínio: Ortobom e Copelmi) – Livraria Saraiva (RJ)
2015– Livro de fotografias ”Pessoas Me Interessam” (Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil / Patrocínio: Ortobom e Copelmi) – Clubhouse Rio (RJ)
 
 
Participações:
 
 
2009 – Exposição fotográfica e livro “Mulheres de Verdade” – São Conrado Fashion Mall (RJ)
2010 – Exposição fotográfica “Natural do Rio” – Shopping Leblon (RJ)
2011 – Exposição fotográfica “Shakespeare, retratos de uma festa luminosa” – Sesc Rio (RJ)
2011 – Exposição fotográfica “Brasileirice” – Real Astoria (RJ)
2011 – Bienal de arte contemporânea de Firenze – Fortezza da Basso (Itália)
2012 – Bienal de arte contemporânea de Roma – Sala Del Bramante – prêmio de oitavo lugar em fotografia fine art (Itália)
2012 – Exposição fotográfica e livro “Shakespeare, retratos de uma festa luminosa” – Espaço Cultural da Porto Seguro (SP)
2012 – Livro de fotografias “Shakespeare, retratos de uma festa luminosa” – Livraria Travessa Leblon (RJ)
2012 – Feira de arte contemporânea “ARTIGO RIO” – Centro de convenções Sulamérica (RJ)
2013 – Feira de arte contemporânea “ARTIGO RIO” – Centro de convenções Sulamérica (RJ)
2014 – LZ Arte – LZ Studio (RJ)
Paula Klien é membro da Abrafoto e é representada no exterior pela Production Paradise.
 
 
 
 
VISITE O SITE DE PAULA KLIEN
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 










FONTE
Cezanne Comunicação -

Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte.







Um comentário:

  1. Aqui temos Paula Klein, artista multi-mídia (a oitava arte do século) que expõe com coragem e (curiosamente!) com sensualidade, a pujança do grafismo contemporâneo em apenas duas cores.
    Nas fotos com que se consagrou (na última década) consolidou o preto e o branco, sem pudores e sem frescuras, nada de meios tons ambíguos.
    Agora, com nankim e 'aguadas' em cinza, apresenta uma leitura inusitada do 'porvir das cores'. Eis aí a pergunta que não se cala: o que será do livre movimento das tintas? Para onde caminharão os matizes?
    Amigos, Paula é tão linda quanto suas obras, aliás, é parte delas, sempre em preto e branco.
    Em Berlim, na Auguststrasse (ilustre endereço das galerias de arte da Alemanha) nossa brasileira expõe sua obra, mostra seu charme e revela seu indiscutível talento.

    ResponderExcluir