sábado, 18 de fevereiro de 2017

PEN CLUBE DO BRASIL PROPORCIONA PALESTRA COM DRA. LUCIA HELENA, PROFESSORA DA UFF-RJ. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
DRA. LÚCIA HELENA, PROFESSORA DA UFF-RJ
CELEBRA CECÍLIA MEIRELES,
NO PEN CLUBE DO BRASIL.
 

No dia 06 de outubro de 2016 (feira-feira), o salão de conferências Marcos Almir Madeira do PEN Clube do Brasil ficou totalmente lotado por distintíssima assistência de várias áreas culturais.  A professora-doutora da UFF-RJ, Lucia Helena, proferiu a palestra "Ler e reler Cecília Meireles: a escuridão e as frescas águas de cristal", por Lucia Helena (UFF/UFRJ).
 
 
 
Sob a coordenação da professora Anélia Montechiari Pietrani UFRJ. A leitura dos poemas a cargo de Dília Gouveia.
 
 
O encontro foi aberto pelo Presidente do PEN Clube, Dr. Cláudio Aguiar que discorreu uma breve apresentação do novo projeto da entidade.
 
Acmeno Bastos - acadêmico e escritor.
 
Acmeno Bastos - acadêmico e escritor.
 
 
Em seguida, o acadêmico Acmeno Bastos convida a escritora e filósofa Dília Gouveia, para ler e interpretar poemas de Cecília Meireles.
 
 
Dília Gouveia - escritora
interpreta poemas de Cecília Meireles.
 
Dília Gouveia interpretou os poemas de Cecília Meireles:
Motivo; Balada das Dez Bailarinas do Cassino; Mulher ao espelho;  4º Motivo da Rosa; 5º Motivo da Rosa; e Noturno.
 
Dília Gouveia
momento em que interpreta
o poema de Cecília Meireles: Motivo.
 
Logo após, Lucia Helena é apresentada pela professora Anélia Montechiari. Assim, a conferencista iniciou a conferência, com desenvoltura e simpatia, esclareceu o título da palestra. A abordagem da sua exposição foi psicanalítico-poética, cujos pressupostos ela rapidamente sintetizou para o público, partiu dos escritos da autora Cecília Meireles, que é uma importante representação da literatura brasileira.
 
Lucia Helena - professora e palestrante.

 
Sempre com a fala fluente sem se prender a consultar o escrito no papel, a professora Lucia Helena resumiu o enredo de cada uma da obra analisada.
Lucia Helena é niteroiense, professora da Universidade Federal Fluminense, com diversos escritos publicados em revistas e livros. Concluiu o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983. Realizou o Pós-Doutorado em Literatura Comparada na Brown University, em 1989.
Aposentada do departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, onde lecionou Teoria da Literatura até 1992. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde entrou por concurso público em 1994 Publicou mais de 50 capítulos de livros e 12 livros de autoria individual, além de ter organizado 4 livros coletivos (3 impressos e 1 em CD-Rom) e 3 números de revistas ( Rio de Janeiro, Gragoatá, 1 número) (Roma, Letteratura d'America, 2 números, com Ettore Finazzi Agrò) especializadas na área. Participou de mais de 60 eventos no exterior e no Brasil.
Orientou intensamente dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, pesquisas de pós-doutorado, bolsistas do PIBIC, na área de Letras. Coordenou diversos projetos de pesquisa. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira.
Criou e dirigiu, em 1993, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura, NIELM, na Faculdade de Letras da UFRJ. Lidera, desde 1995 até o presente, o grupo de Estudos CNPQ/UFF "Nação e narração". Organizou, até o momento, onze seminários nacionais vinculados ao grupo de pesquisa que criou e à suas pesquisas junto ao CNPq. Dirigiu, até o momento, a publicação de três livros com textos apresentados nesses eventos, com auxílio do CNPq, pela Contra Capa-RJ, além de dois livros com os resultados dos demais seminários, em CD-ROM.
Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Os intelectuais e as cadeias de papel: literatura, ética e mercado, aprovado pelo CNPq, com bolsa de produtividade em pesquisa, para o quinquênio mar/2011-fev/2017.
Lançou, em maio de 2012, o livro de crítica literária Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Tem lecionado, como professora visitante, cursos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Pesquisadora 1-A do CNPq.
Recebeu, em 2009 o II Prêmio UFF de Excelência Científica na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Tivemos uma tarde/noite digna de ser registrada em nossas páginas que poderá tornar-se um documento para futuras consultas dos internautas.
O Focus Portal Cultural, na pessoa de seu Diretor-editor, Alberto Araújo, esteve presente e cumprimenta a professora por mais esse sucesso.
 
 
 
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
 
 
Dília Gouveia com as professoras
Lu Rodrigues e Anélia Montechiari.

Lucia Helena e Dalma Nascimento.

Celia Salsa(primeira Dama do PEN Clube)
 e a professora Lucia Helena.

 

Parcial do público presente.

Claudio Aguiar (Presidente do PEN) e
Mauro Nolasco-editor da Parthenon.

Outro ângulo do público presente.

Helena Ferreira e Claudio Aguiar.


Lucia Helena e Dília Gouveia.

Lucia Helena, Célia Salsa
e Helena Ferreira.
 


Helena Ferreira e a professora Anélia.
 
Claudio Aguiar (presidente do PEN)
e a professora Anélia.
 
Alberto Araújo (editor do Focus)
e a professora Lúcia Helena.
 
 
Prezado foculista, eis abaixo algumas fotos do evento. Para acessar o vídeo, clique no link do Focus Portal Cultural e assista à palestra, aqui colocada na íntegra. Merece ser apreciada pelos amigos desta revista.
 
CLICAR NO LINK:
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário