sexta-feira, 11 de março de 2016

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL AO PROFESSOR, ESCRITOR FREI MOSER. CONFIRA.


HOMENAGEM DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
AO PROFESSOR, ESCRITOR
FREI ANTÔNIO MOSER.

 


A nossa homenagem póstuma é direcionada ao professor, escritor Frei Antônio Moser que era diretor-presidente da Editora e do Editorial Vozes, que nos deixou recentemente.  O católico foi morto a tiros, na manhã desta quarta-feira (09 de março).

Ele foi abordado por assaltantes na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O crime aconteceu por volta das 6 horas, na pista sentido Rio.

Na descida da serra, dois homens em uma moto anunciaram o assalto. O frade se assustou e, segundo a polícia, acelerou o carro. Os bandidos atiraram duas vezes, uma das balas atingiu Frei Antônio no tórax. Mesmo ferido, o religioso, de 75 anos, ainda conseguiu dirigir o seu automóvel até o acostamento.

Os bandidos,  conseguiram fugir. Equipes da Concer foram até o local e chegaram a chamar uma ambulância, mas o frei já estava morto. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

Frei Antônio era assessor do bispo de Petrópolis e no ano passado, foi o teólogo escolhido pelo Papa para representar o Brasil no Sínodo, no Vaticano, que abordou questões sobre a família.

OS AMIGOS LAMENTAM. DIZEM QUE A VIOLÊNCIA INTERROMPEU UMA VIDA DEDICADA AO PRÓXIMO.

O presidente da Câmara, o vereador Paulo Igor, declarou que a morte do frei, de forma tão violenta, choca a todos.  "Petrópolis perde um referencial de cultura e uma liderança religiosa ímpar. Frei Moser fazia também um trabalho exemplar como diretor do Centro Educacional Terra Santa, onde estivemos com ele por algumas vezes. O cuidado com a administração da escola que atende famílias carentes deixava ainda mais explicita sua preocupação com a questão social", disse.

O prefeito Rubens Bomtempo disse que "a morte de Frei Moser é uma perda irreparável para Petrópolis, mas também para o Brasil e para o mundo. Que suas lutas nos sirvam de exemplo, para que possamos garantir cada vez mais oportunidades aos mais pobres e continuar construindo um mundo melhor para todos", declarou.

O Ministro Provincial dos franciscanos, Frei Fidêncio Vanboemmel, pediu orações e lamentou a morte trágica de Frei Moser: “A dura realidade que povoa com frequência os nossos noticiários bate à nossa porta. Com susto e tristeza recebemos a notícia da partida repentina de um irmão, vítima da violência que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum. Frei Antônio Moser sempre teve como marcas o entusiasmo e a determinação. Atuou em muitas frentes simultaneamente, desde o estudo e a pesquisa, o trabalho pastoral, as aulas, conferências, o trabalho na comunicação, a dedicação a obras sociais. Especialmente nas décadas de 1970 e 1980, dedicou-se de corpo e alma ao pastoreio de comunidades da Baixada Fluminense, atuando na formação do povo e na construção de igrejas. Hoje, infelizmente, devolvemos a Deus a vida deste irmão, vítima de assassinato na mesma Baixada que tanto amou. Que sua partida leve toda a sociedade a buscar caminhos alternativos, que vençam a violência e a dor, que suplantem a injustiça e a morte, que abram para o mundo um horizonte de esperança. Para nossa Província fica um vazio e aumenta nossa responsabilidade em levar adiante o legado por ele deixado”.
 

 


Antônio Moser era diretor-presidente da Editora e do Editorial Vozes, professor de Teologia Moral e Bioética no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis. Ele também era Pároco da Igreja de Santa Clara e diretor do Centro Educacional Terra Santa. No site dele há foto de um encontro com o Papa Francisco.




Clicar no link:

http://www.antoniomoser.com/site/

 

 

O religioso escreveu 27 livros e participou como coautor de diversas obras e artigos científicos em revistas nacionais e revistas internacionais. Desde 2005 ele era convidado permanente para o programa semanal “Em Pauta”, da TV Canção Nova, onde são discutidos os mais variados temas relacionados com a ética.

 
*********************************


FOI ENTERRADO NESTA QUINTA-FEIRA (10), EM PETRÓPOLIS, NO RIO DE JANEIRO, O CORPO DO FREI ANTÔNIO MOSER.

O velório de Frei Antônio foi realizado, em Petrópolis. Às três da tarde foi celebrada uma missa e em seguida o corpo foi enterrado. ELE TINHA 75 ANOS.


 

MOMENTO DE NOSSAS DESPEDIDAS:


MUITO OBRIGADO, QUERIDO E AMADO COMPANHEIRO FREI ANTÔNIO MOSER! SENTIREMOS A SUA FALTA. DOS SEUS ESCRITOS E ENSINAMENTOS RELIGIOSOS NÃO NOS ESQUECEREMOS JAMAIS. VOCÊ FOI MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS. FIQUE NA PAZ DO SENHOR!



 

 
MENSAGENS
 
 
 
Nós o conhecíamos, pois era filho dessa nossa Gaspar. Quantas visitas recebemos desse querido Frei. Fomos também a muitos jantares na casa de seu irmão ,sempre para celebrar a sua presença  com a família e amigos.

Ele sempre foi uma pessoa muito carismática.Tinha muita sabedoria e serenidade.

Estamos todos chocados entristecidos. Gratidão por essa homenagem ao Frei Antônio.
 
Abraços,
Arlete e Bridon.   
Os dois são jornalistas premiados internacionalmente
e importantes colunistas do Jornal Sem Fronteiras.
 
 
******************************
 
 
 
 
Parabéns, Alberto,
por colocar essa notícia. Não esquecer, se indignar sempre e buscar soluções é uma das armas contra a barbárie criada e alimentada. Espero que os facínoras tenham o duro castigo que merecem.
Carlos Rosa.


Carlos Rosa
é escritor, renomado contista e
importante acadêmico
de diversas entidades do Brasil.




*****************************


 
FONTE:
 

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns, Alberto, por colocar essa notícia. Não esquecer, se indignar sempre e buscar soluções é uma das armas contra a barbárie criada e alimentada. Espero que os facínoras tenham o duro castigo que merecem.
    Carlos Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Nós o conhecíamos,pois era filho dessa nossa Gaspar.Quantas visitas recebemos desse querido Frei.Fomos também a muitos jantares na casa de seu irmão ,sempre para celebrar a sua presença com a família e amigos.Ele sempre foi uma pessoa muito carismática.tinha muita sabedoria e serenidade.Estamos todos chocados entristecidos.Gratidão por essa homenagem ao Frei Antônio.Abraços Arlete e Bridon

    ResponderExcluir