segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MOSTRA "LAÇOS" DE ITALA CREMER NO SOLAR DO JAMBEIRO VAI ATÉ 28 DE FEVEREIRO






 

(CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)


 

 
 
Curadoria de Paulo Máttar e Icléa Eccard
 
 
Participação de Keiko Mayama e alunos (cerâmica),
Carmo Soá (pintura),
Icléa Eccard (escultura em metal)
e Angela Mello (mosaico)
 

A questão do tempo está no centro da obra da artista Itala Cremer. Seu projeto anterior – Kronus, todo sobre relógios – foi um verdadeiro mergulho no tema, que resultou numa exposição com fotografias, fotomontagens, instalações e objetos.
A obsessão, marca presente na trajetória de tantos artistas ao longo da história da arte, é o que move Itala. Uma sequência de fotos de sua infância, produzidas ano a ano, detonaram esse novo projeto. Nelas, um laço, às vezes enorme, sempre enfeita a cabeça da menina. Uma antiga foto de família revisitada confirmou o potencial da ideia: na pose durante a festa de casamento, diversas pessoas com laços.
 
Estava ali a descoberta de um acessório que insiste em se repetir de formas variadas, fazendo uma ponte entre o passado e o presente e possibilitando diversas abordagens. A postura de um colecionador leva ao registro fotográfico de qualquer laço que surja no caminho, mas também à busca incessante de tudo o que pode se referir ao tema ou à palavra: livros, filmes, poesias, músicas. A apropriação passa a ser uma estratégia fundamental, mas há espaço para instalações, montagem de recortes, e um painel que remete ao artesanal, ao reunir incontáveis laços feitos a mão.
 
 
Saindo do concreto – o laço literal – e passando para o campo dos significados, Itala convidou amigos artistas a participarem do seu projeto, criando laços em materiais e técnicas com que trabalham normalmente. São os laços afetivos, de amizade, marcando presença.
 
 
Paulo Máttar
Curador
 
 
Abertura – 08 de dezembro, sábado, às 17h
Visitação – 09 de dezembro a 28 fevereiro de 2013
terça a sexta – 13h às 18h / sábados e domingos – 10h às 18h
Entrada franca



Solar do Jambeiro - Local da Exposição Laços da Itala Cremer 
 

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos
Niterói - RJ
2109-2222 / 2109-2223



 
 
 
 
TEXTO: DIVULGAÇÃO
FOTO DA EXPO E DO JAMBEIRO: ALBERTO ARAÚJO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário