quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO EU LEIO VOCÊ - CONTOS DIMINUTOS - COLETÂNEA ORGANIZADA POR IRAN PITTHAN E MAURO CARREIRO NOLASCO. CONFIRA.


(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)




Ou clicar no link para assistir ao Canal do You Tube do Focus




Projeto Gráfico e a Capa Mauro Carreiro Nolasco.




Eu leio Você – Contos Diminutos  este é o sugestivo título da coletânea de textos que o projeto  VVV (VerboVocoVisual) apresenta ao leitor brasileiro.

Ao  reunir uma seleção de contos curtos de até 600 caracteres, a obra  enfatiza histórias de pessoas comuns,  cujas vidas ganham outra dimensão ao serem descritas pelo olhar performático e afetuoso dos participantes. 

Com sensibilidade  nos  sonhos despertados, a proposta, corporificada em livro e depois num vídeo, trouxe à luz  uma dança de afetos,  impressa em palavras, na  voz e na representação  imagética.

Através de  pequeninos contos, recolhidos entre os participantes e articulados  pelos organizadores Iran Nascimento Pitthan e Mauro Carreiro Nolasco, congregaram-se várias artes. Os autores conseguiram formar uma cadeia de relacionamentos emotivos entre as narrativas e os autores.

Gotas de escritas e de sonhos criativamente se entrelaçaram  na construção deste projeto de leitura e visões do Outro, testemunhando   que a  “arte de escrever” e de ler pode ser, sim, capaz de emocionar o íntimo  de cada um.

No delineado prefácio que acompanha o volume, o professor Iran Nascimento Pitthan conta como surgiu o desejo de agrupar tantos escritores importantes das letras fluminenses numa produção midiática tão complexa:


“A ideia nasceu da vontade de reunir amigos, 
para conversar sobre literatura e ouvir o outro...”.

Inicialmente, ele pensou em selecionar textos de autores diversos, valorizados pelos cânones literários, ou não, e brincar de contar: ler e ser lido por  este Outro, tão diferente, mas também tão próximo a nós. 

Ao refletir e pensar no processo da construção e montagem final do que imaginara, criou a própria ficção através de um ato performático.



O inovador  Projeto VVV: (VerboVocoVisual) Eu leio você – Contos diminutos teve a adesão de amigos com sua palavra, sua face e sua voz com artifícios performáticos para darem realce às imagens que foram gravadas. Em seu todo, trata-se de um projeto de leitura, de interpretação e sobretudo do conhecimento do Outro. 

Faculta a possibilidade de os componentes não se centrarem apenas na sua produção, mas "verem e ouvirem o outro", saindo assim do seu mundo fechado e circunscrito. Deverão, ficar, pois, à escuta da riqueza que o Outro tem para nos dar. E conosco trocar.

Cada participante contribuiu com três mininarrativas, além de ler o texto do integrante selecionado, havendo o  intercâmbio de confraternizações literárias e de sensações/emoções trocadas.  O projeto, ora já realizado, tornou-se uma criativa e louvável iniciativa, uma vez que  há neste jogo de olhares/leituras a oportunidade de cada um "ler como o outro nos lê". 

Centra-se no fundo no conceito de que só nos vemos sob o olhar do outro. Há, portanto, neste jogo de leituras um abrir-se para a alteridade, este Outro que nos  lê e no vê,  numa relação, conforme diz o prefácio, "singular".

Mas não pára aí a novidade do projeto: nesta  "séria" e criativa brincadeira - dentro dos trâmites moderníssimos - privilegiam-se outros possíveis leitores que se tornam espectadores e ouvintes do processo do ver-ler-lendo. Em última instância,  a realização deste sonho de integração entre os seres do mundo, torna-se uma solidária imagem de comunhão humana. 

É o abraço da Poesia propiciando esta ligação entre os escritores, formando uma roda em movimento, girando cada vez mais, para a qual concorrem além da escrita, o som, a representação teatralizada, a expressão facial e o  tempo da sintonia com os contos.




A obra contém 146 páginas e a antologia encontra-se num DVD com imagens dos participantes declamando os textos de amigos que participaram deste livro publicado pela Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura.

O lançamento aconteceu no dia 15 de dezembro de 2014 no espaço cultural da Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura.

EU LEIO VOCÊ – CONTOS DIMINUTOS  apresenta   a participação dos integrantes abaixo:



ANTONIO LATEMPA
BEATRIZ FERES
CLAUDIO MORGANTI
ELIR FERRARI
IRAN PITTHAN
LENILSON FERREIRA
LEONILA MURINELLY
LUIZA LAGOAS
MÁRCIA MANSUR
MÁRCIA PESSANHA
MARIA ALICE MANSUR
MARIA BETÂNIA ALMEIDA
MARIA ISAURA RODRIGUES
MARIA LUIZA CASTRO
MARIA SONIA SOARES
MAURO CARREIRO NOLASCO
MUNA OMRAN
OLGA MARIA GUANABARA
PRISCILLA NUNES
ROVANE GUIMARÃES
VERONICA DEBELLIAN ACCETTA.


A cobertura cinematográfica do lançamento foi produzida gentilmente pelo ativista cultural Aldo da Silva Pessanha a pedido da editoria deste Portal. Confiram.


Desejamos que projetos semelhantes frutifiquem  para que, segundo diz o prefácio, "possamos mais ver e ouvir o outro, na lida com a literatura".


Alberto Araújo
Editor do Focus


ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO


Adriana Gomes da Conceição.
(olhos da capa)

Muna Omran

Rovane Guimarães

Márcia Pessanha

Leonila Murinelly

Maria Alice Mansur

Priscila Nunes


Regina Gomes.

Márcia Pessanha, Leda Mendes Jorge e Wanderlino T. Netto.

Iran Pitthan e Elir Ferrari.


Adquira a obra pelo 
Parthenon Centro de Arte e Cultura

e-mail  




Nossos agradecimentos

Não podemos deixar de registrar aqui os nossos mais calorosos e profundos agradecimentos ao comunicador e ativista cultural Aldo da Silva Pessanha, que se dispôs a auxiliar-nos na realização do vídeo, fazendo a cobertura cinematográfica do lançamento do livro em atenção ao pedido amigável desta revista eletrônica.







*************************************

CAMPANHA LEIA PARA UMA CRIANÇA.



(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)











APOIO CULTURAL






Um comentário:

  1. Márcia Pessanha - doutora e acadêmica.19 de fevereiro de 2015 às 14:20


    Muito interessante e criativa a coletânea de contos diminutos organizada por Iran e Mauro.

    Parabéns pelo excelente trabalho! E a postagem feita por Alberto Araújo ilustra bem o momento do lançamento.

    Parabenizamos o organizador/editor do Focus Portal Cultural por sua constante e profícua atuação na divulgação dos eventos literários e artísticos, em geral, de nossa cidade.


    Márcia Pessanha.



    Márcia Pessanha,
    doutora, professora e acadêmica.

    ResponderExcluir