terça-feira, 15 de setembro de 2015

COBERTURA JORNALÍSTICA DO FOCUS PORTAL CULTURAL DA XVII BIENAL DO LIVRO DO RIO - 2015.CONFIRA.

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
DA XVII BIENAL DO RIO 2015.
 
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
Um dos maiores eventos literários do Brasil a Bienal do Livro do Rio - 2015 terminou neste domingo (13), no Riocentro, Zona Oeste, e bateu recorde de público e vendagem de livros em relação ao ano 2013. A edição XVII aconteceu entre os dias 03 a 13 de setembro.
O evento realizado no Riocentro, localizado na Av. Salvador Allende – número 6555, foi uma oportunidade do público conhecer novas obras e nomes, além de aproximar os autores do público. O local escolhido para sua realização também é sede de diversos grandes eventos internacionais e nacionais. A estrutura conta com espaços para o público infantil e uma ampla área com 7 mil vagas de estacionamento.
O público pode conferir bate-papos, debates, muita literatura e lançamentos. Autores que estiveram presentes: David Nicholls, Sophie Kinsella, Colleen Houck, Joseph Delaney, Anna Todd e Sophie Kinsella.
Foram mais de 3 milhões de títulos vendidos e público e mais 680 mil visitantes.  A arrecadação foi de R$ 83 milhões, superando em R$ 12 milhões a arrecadação da última Bienal do Livro. Segundo dados divulgados pelos organizadores,  foram 8% a mais de livros vendidos. Na última exposição foram 3,5 milhões de livros e 660  mil visitantes.
Os organizadores do evento discorreram que a participação do público jovem foi o destaque este ano.Os adolescentes e jovens adultos, com idades entre 15 e 29 anos, foram maioria na Bienal, representando uma parcela de 56% do público, contra 51% na edição de 2013.
A Bienal do Rio também homenageou  Maurício de Sousa, que comemorou 80 anos no evento e teve uma exposição especial com 190 metros quadrados. Os visitantes acompanharam uma retrospectiva com a evolução dos desenhos de seus principais personagens.
 
ALGUNS TEMAS E PALESTRAS DA BIENAL:
 
CAFÉ LITERÁRIO
O Café Literário é uma das extensões proporcionadas pela Bienal do Livro. Nele, os participantes puderam debater abertamente e discutir vários temas com os palestrantes. Literatura, política, conceitos, artes, música, quadrinhos, educação, entre outros, são alguns dos destaques do Café Literário. Jornalistas, músicos e escritores como Italo Moriconi, Will Gompertz, Zuenir Ventura.
Outro palestrante do Café Literário foi o ex Legião Urbana, Dado Villa Lobos. A palestra teve o tema principal “Como expressar em palavras o sentimento que a música desperta?”.
Juntamente com Mauro Gaspar, Charles Gavin e Arthur Dapieve, Dado Villa Lobos debateu essa e várias outras questões em que a música e as letras conversam entre si. O ex Legião marcou presença na Bienal do Rio 2015 no dia 13 de setembro.
O prefeito Eduardo Paes também esteve no Café Literário 2015. O tema discutido foi “A Olimpíada Carioca: Planos para a cidade”. A palestra abordou os preparativos em andamento para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
CUBOVOXES, CONEXÃO JOVEM E SARALL
Além do Café Literário, a Bienal do Livro contou com o Cubovoxes, Conexão Jovem e Sarall – setores designados a debates, palestras. Discussões de livros, poesias, quadrinhos e vários outros, também foram características importantes destas vertentes, que teve o intuito de divertir ainda mais o público. Essas questões teve como base despertar o interesse dos jovens pela cultura e incentivar – cada vez mais –  a leitura.
 
 ALGUMAS IMAGENS PRODUZIDAS PELO FOCUS PORTAL CULTURAL
 




















 
REALIZAÇÃO

 
 
PATROCINADORES
 
 
 

APOIO CULTURAL


 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
 
 
 
Alberto.
Grato pelo envio da reportagem.
Abç.
Gilson














Gilson Rolim
é escritor e acadêmico membro da ANL.




 **********************************************************
 
 
Parabéns!
 
PRC
 
 
Paulo Roberto Cecchetti.
é curador e poeta
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário