quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A PRAÇA GETÚLIO VARGAS SITUADA NO CORAÇÃO DA CIDADE NITERÓI CONTERÁ O BUSTO DO JORNALISTA, POETA E ESCRITOR LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL.


 

CONVITE


O dia 22 será marcado com uma emblemática e  importante homenagem para todos os niteroienses. Justamente no dia do aniversário de nossa cidade, a Praça Getúlio Vargas,  em Icaraí, será agraciada para sempre com o Busto do  "Arconte da Memória Fluminense", o jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel.

Com o intuito de simbolizar,  valorizar e deixar perene a ilustre presença de Pimentel como   lídimo  representante da literatura e cultura, o curador Paulo Roberto Cecchetti  teve a ideia e a iniciativa genial de  fincar bem no centro da Praça Getúlio Vargas o Busto do historiador  e  poeta.  O publicitário foi apoiado pelo vereador Bruno Lessa, que recolheu mais de 300 assinaturas de todos os amigos e seguidores de Pimentel, como era chamado carinhosamente pela confraria de prosélitos.

A sua companheira por muitos anos, Zuleika Hallais,   descerrará a faixa a partir das 10 horas do dia 22 de novembro (domingo). A solenidade é aberta ao público e direcionada à comunidade intelectual, a amigos, professores, jornalistas, fotógrafos etc..

Portanto, você, caro leitor foculista, está convidado para este ato solene que ficará eternizado na memória de nossa metrópole.

Poeta luminar, Pimentel,  com muitos livros de vários estilos e temas diferentes publicados, deixou marcas indeléveis  nas letras fluminenses. Angariou adeptos com seus haicais memoráveis que agora continuam a cadeia da tradição por intermédio de seus muitos seguidores.

Ele partiu  no alto dos seus 103 anos,  porém  sua presença,  doravante, ficará perenizada no bronze pela escultora Jô Grassini, para o povo de Niterói não se esquecer da sua participação na cultura fluminense, uma vez que ele foi  jornalista, presidente de honra do Grupo Mônaco, membro do Instituto Histórico  e Geográfico de Niterói e de várias Academias de Letras da cidade. Além de tantas atividades, ele, desde cedo, se  voltou para o estudo de provérbios culturais e dos topônimos tupis.

Tentando seguir o exemplo do grande Pimentel, que sempre  registrava com sua Nikon os mais relevantes momentos culturais de Niterói, nós, aqui do Focus  Cultural – através da presença do seu diretor, Alberto Araújo ,  fixaremos  em imagens as cenas representativas da homenagem, mais do que justa ao "*Arconte da Memória  Fluminense", conforme o denominou  DALMA Nascimento.  




REALIZAÇÃO


 


 
ESCRITORES AO AR LIVRO
CURADOR E PUBLICITÁRIO PAULO ROBERTO CECCHETTI.

 
APOIO CULTURAL
Vereador Bruno Lessa.
Coluna Cultura do Jornal DIZ.
Focus Portal Cultural.
Coluna Cultura do Jornal Santa Rosa.
Coluna Focus Cultural no Portal sem Fronteiras.




 
  
Referencial extraído do livro Memórias em Jornais:

"*Arconte da Memória Fluminense" foi o título que a professora Dalma Nascimento conferiu a Luiz Antônio Pimentel, há muitos anos, conforme está publicado no jornal O Correio, edição de 15  de setembro de 2002. Este texto foi antes distribuído no almoço comemorativo na Praça Getúlio Vargas quando  Pimentel fez 90 anos.  Está republicado no livro de Dalma Nascimento em Memórias em Jornais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p.39-40.


Luís Antônio Pimentel escritor
que será homenageado com a estátua.
 
Diversos escritores e amigos
com o Pimentel no Escritores Ao Ar Livro
em Icaraí - Niterói.

Outra imagem de Pimentel com amigos, escritores.

O livreiro Carlos Mônaco, o saudoso escritor e acadêmico
 Edmo Lutterbach, o Pimentel,
e Haroldo Zager Presidente da Imprensa Oficial.

Luís Antônio Pimentel exibe um cartaz
do Escritores ao Ar Livro,
movimento que tem 200 participantes.
-Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo.
 
 
 
 
 
Editores do Focus Portal Cultural
Shirley e Alberto Araújo com Luís Antônio Pimentel.
 
 
 
 
 

2 comentários: