quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO PRESÉPIOS DO MUNDO NA GALERIA DE ARTE LA SALLE EM SANTA ROSA EM NITERÓI.

 

 
 
CONVITE
 

A exposição conta com mais de 50 presépios do acervo da professora e artista plástica Verônica Accetta, falecida este ano.

A mostra expressa a cultura da fé em representações de diferentes  países nos quais realizou intercâmbios culturais,  tais como Grécia, Itália, Áustria, Chile, Peru, Japão, dentre outros.
 
 
INÍCIO DIA 1º DE DEZEMBRO E FICARÁ EXPOSTA
ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO DE 2015.
DE SEGUNDA À SEXTA NO HORÁRIO COMERCIAL.
 
VALE A PENA VISITAR!
 
LOCAL: GALERIA DE ARTE LA SALLE.
ENDERÊÇO: RUA GASTÃO GONÇALVES 79,
SANTA ROSA – NITERÓI / RJ.
INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (21) 2199-6629.
 



EXPOSIÇÃO PRESÉPIOS DO MUNDO
 

A imagem ilustrativa desta página é a capa do livro
Memórias Natalinas do escritor Norberto Serodio Boechat
produzida pela artista plástica Verônica Debellian Acetta.

 
A Galeria de Arte e Cultura La Salle concentra as atividades culturais da Universidade LA SALLE-RJ proporcionando informações para ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo e apoiando ações de caráter multidisciplinar de arte, lazer, cultura, cidadania e ética. Neste espaço universitário de produção e extensão de conhecimentos, a proposta do Núcleo é promover além das exposições e eventos – que educam o olhar e os sentidos – oficinas, seminários e acontecimentos que envolvam a arte, tecendo assim, a rede interdisciplinar que mistura saberes e linguagens.
 
O Laboratório de Arte, Ciência e Cultura e o Acervo Filatélico e Numismático estão entre as atividades relacionadas do NAC, bem como os Projetos Café literário, Cena Poética, Quarta acústica, que relacionam a imagem à palavra escrita e cantada.
 
A presença de diferentes linguagens das artes visuais na Galeria de Arte La Salle resgata o "sujeito-leitor" no "ir e vir" do corredor cultural, pelo olhar sensível e aberto capaz de captar ainda que intuitivamente os sentidos que a obra de arte lhe disponibiliza na possibilidade de diferentes interpretações.
 
A curadoria educativa da Galeria de Arte La Salle implica na dinamização da relação arte/indivíduo/sociedade isto é, formação de consciência e olhar a partir de visitas monitoradas.
 
Nesse sentido, ao se propor a exibição de arte como ação cultural tem-se como objetivo criar uma perspectiva de alcance para a arte ampliada como multiplicadora e catalisadora dentro de um processo de conscientização e identificação cultural. A arte tem várias funções na sociedade: interpretar o mundo; provocar emoções e reflexões; expressar o pensamento e a visão de mundo; explicar e refletir a história humana; questionar a realidade; representar crenças, ideias, pessoas e principalmente – arte como linguagem de vida.
 
A cultura tem espaço primordial nas instituições lassalistas e, nesse sentido, a unidade de Niterói se destaca com a criação da Galeria de Arte La Salle, espaço que tem como objetivo aglutinar a diversidade cultural através de experiências artísticas e de fruição, oportunizando aos alunos, professores, funcionários e visitantes um mosaico de informações atualizadas pela arte viva sempre presente nesse espaço cultural.
 
Pensando em valorizar o objetivo do homem de buscar, no exercício da arte e ciência, a sua oportunidade de integração com a criação e o sentido do momento contemporâneo, foi idealizado o espaço da Galeria La Salle.
 
A Galeria de Arte La Salle participa do cenário cultural de nossa cidade, desde 2007, com eventos que dinamizam não só o espaço acadêmico. Parcerias com instituições culturais e diplomáticas trouxeram a diversidade na descoberta de novos olhares na unificação de forças que se harmonizam na paz e na engenhosidade do homem pleno para a evolução integral do planeta.
 
Os Consulados da China, Áustria e Japão, a Embaixada da França através da Aliança Francesa, o Centro Cultural Parthenon, o Instituto Cultural Germânico, a Casa Portinari, o Projeto Vividoso, a Associação de Colaboradores do Hospital Antonio Pedro, o SESC-Niterói, o Acervo Arunã de Arte Popular, o Museu do Índio, o Museu Histórico Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais e sua orquestra, o Espaço Bonsai-Niterói, o Instituto Art Education for the Blind (AEB – EUA) e artistas de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como da periferia , nos mostraram as várias funções da arte na sociedade.
 
Assim, a grandeza da arte se associa, em La Salle, ao bem e ao belo, com peculiar atenção às relações humanas, ao empenho político, público, e à competência didática, que associam-se à sensibilidade, compondo um cenário no qual a ética, a moral e o bem expressam o sentimento, a percepção da beleza de uma intuição inspirada nos valores da fé, da fraternidade, da solidariedade humana.
 
 
 

 

FUNDO MUSICAL PARA ESTA POSTAGEM
CLICAR NA IMAGEM
 
 




APOIO CULTURAL






 


A partir do e-mail/ convite enviado por Angelina Accetta Rojas,

coordenadora no Núcleo de Arte e Cultura - UNILASALLE-RJ.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário