quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO BUSTO DO POETA, ESCRITOR E JORNALISTA LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS - ICARAÍ - NITERÓI.

 
CLICAR NA IMAGEM 
DA ZULEIKA HALLAIS E P.R. CECCHETTI
PARA ASSISTIR AO FILME.
 
 
 
 


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL.

https://youtu.be/BJJwXbL6XBA




Busto do poeta, escritor, jornalista, memorialista
Luís Antônio Pimentel
na Praça Getúlio Vargas - Icaraí - Niterói - RJ - Brasil.


O dia 22 de novembro de 2015 (domingo) foi marcado com uma emblemática e  importante homenagem para todos os niteroienses. Justamente no dia do aniversário de nossa cidade, a Praça Getúlio Vargas,  em Icaraí, foi agraciada para sempre com o Busto de Bronze do  poeta, jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel o "Arconte da Memória Fluminense", alcunha atribuída pela escritora Dalma Nascimento em inúmeras publicações.
Com o intuito de representar,  estimar e deixar perene a nobre presença de Pimentel como legítimo representante da literatura, fotografia, jornalismo e cultura, o curador Paulo Roberto Cecchetti  teve a ideia e a iniciativa genial de  implantar bem no centro da Praça Getulio Vargas o Busto do historiador  e  memorialista.  O publicitário foi apoiado pelo vereador Bruno Lessa e diversos seguidores da tradição niteroiense, que recolheu mais de 300 assinaturas de todos os amigos e pares acadêmicos de Pimentel, como era chamado carinhosamente pela confraria de adeptos.
A solenidade foi aberta ao público e direcionada à comunidade intelectual, a amigos, professores, jornalistas, fotógrafos, etc. A sua companheira por muitos anos, Zuleika Hallais, descerrou às 10 horas pontualmente a faixa que cobria o busto de bronze confeccionado pela escultora e artista plástica Jô Grassini. Diversas personalidades do mundo literário, jornalístico e político de Niterói estiveram presentes a festividade, dentre tantos: Os familiares Zuleika Hallais Walsh; Carlos Eduardo; os políticos Bruno Lessa (tem uma entrevista dele no filme); José Haddad.  A escultora Jô Grassini. Os intelectuais Paulo Roberto Cecchetti (tem uma entrevista dele no filme); Márcia Pessanha; Leda Mendes Jorge; Neide Barros Rêgo, Eneida Fortuna Barros; Sávio Soares de Sousa(tem uma entrevista dele no filme); Matilde Slaibi Conti; José Conti; Liane Arêas; Sandro Rebel; Cyana Leahy-Dios; Fabrizio Sassi.  O designer gráfico Will Martins. Os artistas plásticos Robert Preis; Angela Gemesio; Shirley Araújo.  Os jornalistas Belvedere Bruno; Hilário Francisconi; Alberto Araújo; Guadalupe; Renata Palmier representando a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e amigos.  Além de vários familiares de Pimentel, inclusive alguns vieram de Miracema, terra natal do poeta.
O importante emblema ficará eternizado bem no coração da Praça Getúlio Vargas ao lado da - estátua do Almirante Ary Parreiras que foi uma figura importante na história da política brasileira. Sobrinho do pintor Antônio Parreiras, entalhe feito pelo escultor Onório Peçanha pela ocasião de sua morte. Ary Parreiras foi uma personalidade admirada por Pimentel, segundo P.R.Cecchetti. Portanto a escultura do poeta será uma representação importante para memória de nossa metrópole.
Luís Antônio Pimentel, poeta luminar, com inúmeros livros de vários estilos e temas diferentes publicados, deixou marcas inapagáveis  nas letras fluminenses. Coletou admiradores com seus haicais inesquecíveis que agora continuam a cadeia da tradição por intermédio de seus muitos adeptos.
Ele partiu  no alto dos seus 103 anos,  porém  sua presença,  doravante, ficará perenizada bem no coração da Praça Getúlio Vargas, para o povo de Niterói não se esquecer da sua participação na cultura fluminense, uma vez que ele foi  jornalista, presidente de honra do Grupo Mônaco, membro do Instituto Histórico Geográfico de Niterói e de várias Academias de Letras da cidade. Além de tantas atividades, ele, desde cedo, se  voltou para o estudo de provérbios culturais e dos topônimos tupis.
Tentando seguir o exemplo do grande Pimentel, que sempre  registrava com sua Nikon os mais relevantes momentos culturais de Niterói, nós, aqui do Focus  Cultural – através da presença do seu diretor, Alberto Araújo ,  fixaremos  em imagens as cenas representativas da homenagem, mais do que justa. PARA SEMPRE PIMENTEL!!!
 
ALGUMAS IMAGENS
 
Busto de Luís Antônio Pimentel
Na Praça Getúlio Vargas - Icaraí - Niterói - RJ.
 
Zuleika Hallais e Carlos Eduardo.
 
Zuleika Hallais e P.R. Cecchetti.
 
Dôra e Cecchetti entre familiares de Pimentel.
 
Jô Grassini - escultora do Busto de Pimentel.
 
Marcia Pessanha, Zuleika e um familiar de Pimentel.
 
Zeneida, Neide Barros, Jô Grassini, Dulce Pontes e Gilda Freitas.
 
Maria Luiza Pacheco e José Haddad.
 
 
Amigos de Pimentel posam para as câmeras do Focus.
 
Cecchetti, Márcia Pessanha e Zuleika Hallais.
 
José Haddad, Bruno Lessa, Cecchetti e Renata Palmier.
 
Alberto Araújo, Zuleika Hallais e Carlos Eduardo.
 
 
Fabrizio Sassi e Cecchetti.
 
Márcia Pessanha e Liane Arêas.
 
Sávio Soares e Zuleika Hallais.
 
Público presente à solenidade.
 
Jô Grassini, Cecchetti e Gerônimo do Ponto Jovem.
 
Familiares de Luís Antônio Pimentel.
 
 
 
UM POUCO SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
 
 
 
Luís Antônio Pimentel tomou gosto pelo jornalismo ainda estudante, ao editar o jornal "O Calouro", da Escola Profissional Washington Luiz (atual ETE Henrique Lage), na qual foi trabalhar como professor depois de formado.
Incentivado pelos colegas, chegou a publicar alguns contos próprios no suplemento literário do DN e ingressou na Escola Nacional de Bellas Artes, onde teve aulas com Edgar Parreiras, sobrinho do paisagista Antônio Parreiras.
Em 1930, aos 18 anos, pisou pela primeira vez em uma redação profissional, como revisor no então recém-lançado Diário de Notícias. Ali conviveu, entre outros, com a poeta Cecília Meirelles e os ilustradores Álvaro Cotrim, Fernando Correa Dias e Cornélio Penna.
Em 1932, aceitou o convite para trabalhar na Gazeta Fluminense e no periódico veiculou suas primeiras caricaturas. No ano seguinte, publicou o livro de estreia, Ciranda, cirandinha, e passou a fazer parte da equipe do jornal A Nação.
Em 1934, promovido a repórter, transferiu-se para a Gazeta de Notícias, onde contribuiu com caricaturas, charges, contos e poesias no suplemento literário e assumiu a coluna DIZ QUE DIZ, sobre os bastidores do rádio. Por conta da profissão, passou a frequentar os círculos musicais cariocas e acabou por compor músicas, depois gravadas por Carmem Miranda e Odete Amaral.
Do outro lado do mundo, em plena guerra, trabalhou na Rádio de Tóquio em língua portuguesa e lançou o segundo livro, Namida no Kitô (Prece em lágrimas), de 1940, mesmo ano da edição de Contos do velho Nipon, sobre o folclore daquele país, publicado no Brasil.
De volta, ajudou a divulgar o haicai em terras tupiniquins e colaborou com os jornais Última Hora (sucursal Niterói), Praia Grande em Revista, Letras Fluminenses (coluna Folclore), O Estado, Diário da Manhã, Correio Fluminense e Diário Fluminense, entre outros.
Diplomou-se em Jornalismo pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, em 1952, e ajudou a fundar a Sociedade Fluminense de Fotografia. Com diversos livros publicados, Luís Antônio pertencia a várias academias literárias e era presidente de honra do Grupo Mônaco de Cultura.
 
 

REALIZAÇÃO

ESCRITORES AO AR LIVRO-
PAULO ROBERTO CECCHETTI.

 

APOIO CULTURAL

Vereador Bruno Lessa.
Coluna Cultura do Jornal DIZ.
Focus Portal Cultural.
Coluna Cultura do Jornal Santa Rosa.
Coluna Focus Cultural no Portal sem Fronteiras.

 
 
 


 
 
 
 

COMENTÁRIOS SOBRE BUSTO
DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL ENVIADOS
DO FACE BOOK DO CECCHETTI.


 
DIMAS EDUARDO: Parabéns meu amigo pelo seu esforço e conquista.


JOSÉ HADDAD:  Ato nobre, meu caro Paulo Roberto Cecchetti. Com certeza, Pimentel está feliz com isso! Mais do que merecido. Será incluído em nossa folhetaria como ponto de visitação turística no município.

 
IRANY RIBEIRO: Em dias tão conturbados, notícia como essa nos enche de alegria e esperança. Parabéns, Paulo Roberto Cecchetti e a todos os que ajudaram a viabilizar esse belíssimo projeto. Niterói agradece.!


BEBEL CARVALHO: Parabéns pela realização de um sonho!!! Niterói agradece!!!


FRED RIQUE: Parabéns. Abs.

 
MAURICIO BARCELLOS: Bom trabalho!!! Como sempre...

 
REYNALDO MATTOSO CAVALCANTI: Parabéns pela iniciativa,


ISABEL OLIVEIRA: aêee!!!


HELOISA SIQUEIRA PACHECO: Parabéns!!!

 
RICARDO PACHECO DINIZ: Parabéns!!!


CARLOS ALBERTO HERINGER BOULLOSA: Parabéns, Cecchetti, pela realização do projeto.


MALC CAMARA: Parabéns!!!

 
JOANETE BRASILINO COLLIER: Grande feito! Compartilho.

 
CELSO PANZA: Boa iniciativa Cecchetti, é de real importância cultuar e fazer permanecer a memória de quem se voltou de forma extremada para a cultura. Todos de mínima informação sabem que o único veículo para fortalecimento dos maiores e relevantes valores é a educação. Sob esse foco e desse passo Pimentel foi um marco. Parabéns e um abraço.


OCTACIO BARROS: Parabéns, caro amigo pela vitoriosa iniciativa. Quando teremos a inauguração? Abraços.

 
BELVEDERE BRUNO: Bela iniciativa, mano Cecchetti! Parabéns, por mais uma vitória!

 
LEANDRO GONCALVES MAGALDI: Parabéns, meu amigo Cecchetti. Sempre com iniciativa de levantar a cultura de Niterói. Muito orgulho!

 
PATRICIA PEDRETTI: Parabéns, Paulo Roberto Cecchetti e meu vereador Bruno Lessa! Também a todos os colaboradores.

ANTONIO SERGIO GUIMARÃES: Parabéns Paulo Roberto Cecchetti. Bela iniciativa em homenagear o grande mestre. Homenagear as pessoas é uma virtude dos bons!


LUIZ CLAUDIO COSTA GUIMARÃES:

Paulo Roberto Cecchetti,

veja o poema que Antonio Sergio Guimarães  

fez em homenagem

 
 
Ao Mestre Pimentel


Tu vieste para brilhar

Neste mundo mundano

Do ocidente ao oriente

Só tu soubeste dominar

Amigo dos amigos

Que com doçura soubeste cativar

Tio Sergio Cid O meu tio emprestado

Sendo um destes privilegiados

Falaste de ti com tanto carinho

Que de pronto me apaixonei

Dominaste as palavras como poucos

Cultivaste amigos por onde passaste

Falaste de Amor como ninguém

Persona ímpar de Niterói

Que hoje aniversaria

Te homenageia com lindo busto de bronze

Articulado por Cecchetti

Um dos teus privilegiados

Para que ninguém esqueça

Quem foste tu

Luís Antônio Pimentel !

 
poema de Antônio Sergio Guimarães.

 
 
 

MARCIA PESSANHA: Parabéns, amigo Cecchetti por mais este sonho realizado!

MARCOS FIORAVANTI: - Parabéns, garoto! A cultura niteroiense será eternamente grata ao amigo por sua iniciativa!

LUIZ LEITE ARAUJO: Parabéns. Merecida homenagem. O saudoso Luís Pimentel deixou um legado histórico para a cidade de Niterói e para seus amigos e admiradores.

ANA PAULA GESTER: Sem o seu esforço e entusiasmo nada disso aconteceria!

DIMAS EDUARDO: Parabéns, meu amigo, pelo seu empenho e sucesso conquistado. Abs.

LINA CECCHETTI: Parabéns!!!!! Ele merece esta homenagem.

DULCE GALINDO: Salve Pimentel!

SAINT-CLAIR MELLO: Beleza! Bela homenagem.

ZATONIO LAHUD NETO:  Homenagem mais que merecida. Parabéns por sua luta

MAURÍCIO BARCELLOS SANT'ANA: Mais uma vez, meus parabéns! Você fez a diferença... Abração.

GILSON CESAR: Muito bom. Um exemplo de reconhecimento. Parabéns!

DALCÍDIO JURANDIR: Parabéns, merecida homenagem.

ALDIRIO CARVALHO: Parabéns meu estimado amigo pela sua iniciativa!!!

RICARDO OLIVEIRA: Uma merecidíssima homenagem!

JUSSARA COUTINHO: Parabéns! Que beleza! Familiares e amigos certamente estão muito felizes com a justa homenagem. Niteroienses agradecem.

SANDRA RIOS: Parabéns! Belíssima homenagem!

EDA DAMASIO: Foi uma manhã marcada pela saudade e o reconhecimento que todos temos por ele.Valeu amigo!

ANANDA KRISHNA: Ficou lindo!!! Parabéns!!!

RICARDO DOS ANJOS: Aproveitou bem a oportunidade...

MARY SUELY SILVEIRA: Parabéns NITERÓI, pelo seu aniversário e felicitações amigo Cecchetti pela inauguração do busto em bronze do nosso saudoso amigo Luis Antonio Pimentel. Com certeza a "nossa" "Praça dos Escritores ao Ar Livro''"ficará mais bela...

GUINA RAMOS: O grande Pimentel continuará sempre presente!

ANTONIO MACHADO: Parabéns!

RITA RIVELLO: Bonita homenagem! Parabéns.

LULA BASTO: Parabéns pela iniciativa!

MARCOS FIORAVANTI: Parabéns garoto! Mais uma realização sua em prol da cultura de nossa Cidade. Não estava por Nikiti nesta manhã, mas vibrei com mais esta sua conquista.

ANANDA KRISHNA: Parabéns pela iniciativa e pela realização!!!

FERNANDO CAMPOS: Infelizmente o horário foi problemático pra mim, mas imaginei a linda homenagem que ele recebeu. Que pena!!!!!!

RICARDO DOS ANJOS: Evento marcante em uma data marcante.

MAGNOLIA BRASIL NASCIMENTO: Bela e comovente homenagem! Estava fora de Niterói, mas passarei por lá para homenagear o velho e querido Pimentel! Parabéns por mais este empreendimento de grande valor pra nossa cidade e pela homenagem tão merecida! Abraços!

ALUISIO COSTA: Parabéns! Não pude comparecer, mas estava na torcida...

SIMONE NOGUEIRA: Linda e merecida homenagem. Que belo Paulo Roberto Cecchetti!

GERALDO SALEME CECCHETTI: Parabéns, primo!

HILÁRIO FRANCISCONI: Eternizado, o Pimentel. De olhos não para o mar, na direção de cidade outra, e sim voltados para o povo de Niterói, por quem fora, por toda a vida, muito querido.

LUIZA SASSI: Parabéns!

ISABEL OLIVEIRA: Parabéns!

MAGDA BELLOTI: Que maravilha! Parabéns amigo que iniciativa!!!! Bravo

ANA SCHIECK: Homenagem merecida!!

AUGUSTA MIZARELA: Parabéns pela homenagem tão merecida!

ISIS ROSE: Parabéns! Merecida homenagem ao amigo !

EDSON CARVALHO DE LUNA FREIRE: Parabéns, bela homenagem!

IFEC - Instituto Interamericano saúda a iniciativa como justíssima! Stelling.

CLAUDIA CORDOVILLE: Linda homenagem.

MARCIA PESSANHA: Reitero meus parabéns a Cecchetti pela justa homenagem a Pimentel. Foi uma iniciativa exitosa.

CYANA MARIA LEAHY-DIOS: Parabéns, Cecchetti, pela merecida homenagem a Niterói e a Pimentel! O busto será apreciado por todas as pessoas: um orgulho para Zuleica também.

GRACINHA REGO: Parabéns à artista ao Pimentel e a você Paulo Roberto Cecchetti! Tem festa no céu!

ZENEIDA SEIXAS: A turma do Quiosque concordou de imediato com a grandiosa ideia.Parabéns, Cecchetti! Foi otima a iniciativa!

ROSEANE ABRANTES: Que saudade desse poeta que tanto fez por Niterói! E que pena que eu não pude participar!

WLADIMIR AMORA: Parabéns pela iniciativa, ele mereceu.

YARA CRUZ FONTES: Merecido!!!

CLAUDIA CORDOVILLE: Merecido...Parabéns!

CARLOS NÉLIO CECCHETTI FRIAS: Parabéns!!! Excelente homenagem!

SHIRLEY E ALBERTO ARAÚJO - Uma bela homenagem Paulo Roberto Cecchetti!!!  Nós aqui do Focus Cultural estamos sentindo uma imensa alegria e o parabenizamos por essa sua atitude nobre e  saiba que sempre o apoiaremos, porque esse é o nosso SLOGAN, ininterruptamente APOIAR às pessoas que promovem ações como estas. Memorizar atos expressivos de importantes personalidades. Ainda mais, quando se trata do Pimentel, que em vida foi uma pessoa excelente, pelo pouco tempo que o conhecemos, muitos felizes foram os momentos que passamos juntos. Em nossa amizade compartilhada pudemos observar a sua índole, o seu caráter significativo, personalidade ímpar e digna de todo reconhecimento. Que a memória dele seja preservada e respeitada. A família foculista promete que jamais sua memória seja maculada. Pimentel estará em nossas páginas perenizadas.

Como não admirar e respeitar um amigo que militava em todos os artifícios profissionais que somos também participantes e nos ensinou tantas astúcias. Lembramos quando ele com sua humildade nos ensinou a posicionar e segurar a câmara fotográfica pelo suporte e nunca deixá-la solta. Outra, colocar a legenda do local onde estamos fotografando. E mente, essas suas habilidades e mestria. Todas as vezes que posicionamos a nossa câmara, lembramos desses seus ensinamentos.  Nossa eterna gratidão e admiração ao Pimentel!!!
 
E expressivas congratulações!!! para todos, em primeiro ao publicitário Paulo Roberto Cecchetti e à sua companheira Zuleika; Carlos Eduardo; Bruno Lessa, José Hadd, os frequentadores do Escritores Ao Ar Livro e todos amigos simpatizantes e admiradores de Pimentel - PARA SEMPRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL...

 
 
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE BIOGRÁFICA:

 

Um comentário:

  1. Parabéns, Alberto Araújo, pelo registro deste evento cultural de suma importância para todos de Niterói! - PRCecchetti

    ResponderExcluir