quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

SOB A COORDENAÇÃO DE ANGELINA ACCETTA ROJAS: EXPOSIÇÃO “BAUHAUS 100 ANOS: A OBRA DE MIES VAN DER ROHE” NA GALERIA LA SALLE, RUA GASTÃO GONÇALVES, 79, SANTA ROSA, NITERÓI.

ABERTURA DIA 22 DE MARÇO DE 2019(SEXTA-FEIRA), ÀS 18H30MIN E A PERMANÊNCIA SERÁ ATÉ O DIA 30 DE ABRIL DE 2019. CURADORIA: PAULA BRASIL, DIEGO CAETANO, ELISABETE REIS E FERNANDO ROCHA. IMPERDÍVEL!




EXPOSIÇÃO “BAUHAUS 100 ANOS: 
A OBRA DE MIES VAN DER ROHE”


Uma das principais escolas de arquitetura do mundo completa 100 anos. A Bauhaus marcou a arquitetura com seu funcionalismo e simplicidade. O curso de Arquitetura, através da criação e inventividade de seus alunos, resgata a história de Mies Van Der Rohe apresentando maquetes, pinturas e desenhos do arquiteto modernista.


Há 100 anos, Walter Gropius fundava a Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura alemã que mesmo fechada desde 1933 continua sendo uma das principais referências para a formação de arquitetos na atualidade. Para homenagear o centenário e o último diretor da escola, Mies Van Der Rohe, a Galeria La Salle recebe em seu caminho cultural maquetes, desenhos e instalação inspirados nas obras do mestre minimalista da arquitetura moderna. 

Trata-se de reproduções do Pavilhão Alemão em Barcelona, na Espanha, e de um conjunto significativo de casas como a Casa Lemke, em Berlim, e a Farnsworth, às margens do Rio Fox em Illinois. A mostra é fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo do Unilasalle-RJ, a partir de metodologia inovadora, no qual a cada semestre um grande arquiteto é estudado por todos os graduandos do curso.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO “BAUHAUS 100 ANOS: 
A OBRA DE MIES VAN DER ROHE”

Inauguração: 
Dia 22 de março, sexta-feira, às 18h30
Permanência: 
De 22 de março a 30 de abril de 2019
Horário de visitação: 
Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h
Endereço: Galeria de Arte La Salle — Unilasalle-RJ — 
Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói, RJ.


CONTATO: 
+55 (21) 2199-6629
galeria.uni@lasalle.org.br  
cultura.uni@lasalle.org.br 








UM POUCO SOBRE MIES VAN DER ROHE


Ludwig Mies van der Rohe nasceu em 27 de março de 1886 e faleceu 17 de agosto de 1969, foi um arquiteto alemão-americano. Ele era comumente, referido como Mies, seu sobrenome. Juntamente, com Alvar Aalto, Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright, ele é considerado um dos pioneiros da arquitetura modernista.

Mies foi diretor da Bauhaus, uma escola seminal na arquitetura moderna. Após a ascensão do nazismo ao poder, e com sua forte oposição ao modernismo (levando ao fechamento da própria Bauhaus), Mies foi para os Estados Unidos. Ele aceitou o cargo de diretor da escola de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.

Mies procurou estabelecer um novo estilo arquitetônico que pudesse representar os tempos modernos, assim como o clássico e o gótico o faziam em suas próprias épocas. Ele criou um novo estilo arquitetônico do século XX, declarado com extrema clareza e simplicidade. Seus edifícios maduros faziam uso de materiais modernos, como aço industrial e vidro laminado, para definir espaços interiores.


Ele se esforçou em direção a uma arquitetura com uma estrutura mínima de ordem estrutural equilibrada contra a liberdade implícita de espaço aberto desobstruído e livre de fluxo. Ele chamou a arquitetura de edifícios "pele e ossos". Ele buscou uma abordagem objetiva que orientasse o processo criativo de design arquitetônico, mas sempre se preocupou em expressar o espírito da era moderna. Ele é frequentemente associado ao seu gosto pelos aforismos, "menos é mais" e "Deus está nos detalhes".







Nenhum comentário:

Postar um comentário