sábado, 2 de fevereiro de 2019

ITERBIO GALIANO ALDRIGHI É HOMENAGEADO PELO FOCUS PORTAL CULTURAL.

 
 
 
(CLICAR NA IMAGEM DO ITÉRBIO ALDRIGHI PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
Amigos foculistas, Itérbio Aldrighi era importante coparticipante da nossa revista cultural. Além de prestigiar aos nossos trabalhos, sempre que possível, nos enviava e-mails, com felicitações e cumprimentos, isso se dava, quando a gente alcançava um determinado desígnio cultural.  Pela empatia aos nossos afazeres culturais, convidou-nos para contribuir em seu programa, ALMANAQUE, audição transmitida pela Rádio Roquette Pinto, no Rio de Janeiro. A nossa colaboração seria, divulgar todos os trabalhos culturais de personalidades literárias de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.
 
Portanto, Itérbio, era um companheiro admirável, estamos muito agradecidos, pelo seu carinho e companheirismo, durante a sua vida. No entanto, em nossa homenagem,  juntamos a sua dedicação, comparte e os seus valiosos trabalhos produzidos durante a sua trajetória cultural.
 
 
 
 
 
 
 
 
Contudo, pronunciar que a morte tem hora marcada. Não na lista dos calendários, mas no fato da relação intrínseca: VIDA E MORTE. Falecido não fenece. A vida é imprescindível para o fenecimento, o morrer. Daí a cogente necessidade de apreciar a vida. VIVA impetuosamente!
 
 
 
UM POUCO SOBRE ITERBIO ALDRIGHI
 
 
 
 


 
Psicanalista, jornalista, escritor, produtor e apresentador do PROGRAMA ALMANAQUE - REVISTA CULTURAL - RÁDIO ROQUETTE PINTO. Produtor do “DOC-VIDEO” e “Almanaque”, programas transmitidos pela UNITEVÊ – Canal 17 – operadora SIM, bem como pela Internet, no portal www.uniteve.uff.br
 
O escritor nasceu no Rio de Janeiro, em  07 de maio de 1934. Passou sua infância nos bairros de Catumbi e Santa Teresa, no convívio com os mais variados tipos sociais. Tudo isto, é lógico, misturado aos jogos de bola, de amarelinha, do pique e do casamento japonês, que influenciaram na criação de diversos e múltiplos personagens de seus livros. Foi crítico de Rádio, Cinema e Teatro do extinto jornal O Popular.
 
Premiado inúmeras vezes em concursos literários de Secretarias Municipais de Cultura, de vários Estados, incluindo prêmios internacionais. Autor e coordenador de Oficinas Literárias.
 
 
Foi membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Graduado em Odontologia e Medicina, tendo exercido ambas as profissões.
 
Psicanalista pela Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (RJ), pós-graduado "latu sensu" em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Ciência da Arte, também pela UFF. Foi assistente da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de Niterói, ministrando cursos de audiovisual e produção radiofônica.  Com inúmeros textos publicados em jornais e revistas nacionais.
 
LIVROS PUBLICADOS
 
"Olhos do tempo" (20 contos premiados. Litteris Editora, RJ, 1994),
"Rua do Ouvidor, 71 – Machado de Assis e a visita" (contos premiados. Quártica editora, RJ, 1998),
"Doidas Conversas: João do Rio, o anfitrião de Charles Baudelaire" (novela de época. Litteris Editora, RJ, 201, 351 páginas.
"Sombras e muralhas"(contos. Quártica Editora, RJ, 2006).
 

O INTELECTUAL FLUMINENSE
faleceu em Niterói-RJ, 10 de abril de 2018.
 
 
 

 
ALGUNS TRABALHOS DE ITERBIO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
DA REDAÇÃO DO FOCUS
 
 
CAROS FOCULISTAS, a especial homenagem de hoje, 31 de janeiro é para o respeitável escritor brasileiro, ITÉRBIO GALIANO ALDRIGHI. Acredito que todos os fluminenses da intelectualidade ativa devem ter o conhecido. Escritor premiado, médico conceituado e muito admirado por todos.
 
Quando locutor durante muitos anos emprestou a sua voz firme e aposta ao PROGRAMA ALMANAQUE DA RÁDIO ROQUETTE PINTO do Rio de Janeiro.
 
Os profissionais da psiquiatria, os escritores, os jornalistas, todos tiveram certamente, grande admiração ao seu valioso trabalho. O intelectual nos deixou um legado, e isso não podemos deixar em todos os momentos de prestigiar o seu precioso trabalho.  Seu caminho foi de luz e muita paz e como o seu fulgor irradiava a todos!
 
Foram muitos ensinamentos, mas em poucos tempos. Ainda inconformado, em adiar uma visita ao nobre escritor, devido à enfermidade, de minha esposa, despeço-me de um grande sábio, um grande amigo. Do outro lado agora o solenizamos.
 
Portanto, aquiescidos em saber que Itérbio estará para sempre ao lado de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Este é o CONSOLO E A PAZ à sua família e a todos os amigos. Itérbio fique com Deus!
 
ALBERTO ARAÚJO
Editor do Focus
 

 
 
 MENSAGEM DA NERISA ALDRIGHI
 
 
 
Caro Alberto Araújo,
Ficamos, eu e os netos, muito emocionados com esta delicada homenagem ao meu pai, tão querido por todos.
São os amigos quem mantém vivas as memórias, obras e histórias das nossas vidas. Esses conhecem os detalhes vividos em momentos únicos, por telefonemas, bilhetes e e-mails trocados.
E, por meio dessa homenagem conhecemos mais o papai, pelos olhos de quem o admirou e o enriqueceu amorosamente.
Muito, muito, muito obrigada por ter alimentado nossas almas.
Cordialmente,
Nerisa Aldrighi
 
 
 

 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário