O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, abriu a exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”, no último dia 3 de abril.
Com curadoria de Jorge Mendes, a mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente. São cerca de 40 obras – que fazem parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti – de 20 artistas diferentes. Entre eles, os santeiros: Mestre Dezinho – precursor desta arte no Piauí –, Expedito e Cornélio – que possuem estilos próprios e são fontes de inspiração para toda uma geração, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha, para citar alguns.
Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados, que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras, e com total liberdade, através das Carnaúbas, Babaçus e Buritis, ‘Palmeiras da Providência’, ou árvores da vida, como são conhecidas.
A exposição também homenageia a capital Teresina e o poeta Torquato Neto, grande letrista, jornalista e experimentador ligado à contracultura. “Torquato teve participação ativa na criação da Tropicália, movimento que revolucionou a música popular brasileira e as artes em geral, questionando valores, moral, comportamento, relação com o corpo e a maneira de se vestir”, destaca o curador.
A exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras” é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com o Governo do Estado Piauí e com o SEBRAE Piauí.
SERVIÇO:
Exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”
Curadoria: Jorge Mendes
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Temporada: até 4 de agosto de 2019
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem - Niterói - RJ
Telefone: (21) 2705-3929
ENTRADA GRATUITA
Crédito fotográfico: Thiago Côrtes.
--
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
Nenhum comentário:
Postar um comentário