terça-feira, 2 de abril de 2019

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO “PIAUÍ, ENTRE ANJOS E PALMEIRAS”, NO MUSEU JANETE COSTA MOSTRA TRAZ PARA NITERÓI A ARTE DO ESTADO DO PIAUÍ.

 

 
 
O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, abre a exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”, no dia 3 de abril, quarta-feira, às 19h.
 
Com curadoria de Jorge Mendes, a mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente. São cerca de 40 obras que fazem parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti de 20 artistas diferentes.


Entre eles, os santeiros: Mestre Dezinho precursor desta arte no Piauí, Expedito e Cornélio que possuem estilos próprios e são fontes de inspiração para toda uma geração, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha, para citar alguns.
 

 
 
 
 
Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados, que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras, e com total liberdade, através das Carnaúbas, Babaçus e Buritis, ‘Palmeiras da Providência’, ou árvores da vida, como são conhecidas.
A exposição também homenageia a capital Teresina e o poeta Torquato Neto, grande letrista, jornalista e experimentador ligado à contracultura.


Torquato teve participação ativa na criação da Tropicália, movimento que revolucionou a música popular brasileira e as artes em geral, questionando valores, moral, comportamento, relação com o corpo e a maneira de se vestir”, destaca o curador.
 


 
 
A exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras” é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com o Governo do Estado Piauí e com o SEBRAE Piauí.


 
 

Museu Janete Costa de Arte Popular
Niterói - RJ
 
 
 
SERVIÇO
Exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”
Curadoria: Jorge Mendes
Abertura: 03 de abril de 2019,
quarta-feira, às 19h
Visitação: de terça a domingo,
das 10h às 18h
Temporada: até 4 de agosto de 2019
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178,
Boa Viagem - Niterói - RJ
Telefone: (21) 2705-3929
ENTRADA GRATUITA
 
 
 
 
 
Crédito das fotos: Thiago Côrtes
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário