quarta-feira, 3 de abril de 2019

PEN CLUBE DO BRASIL CONVIDA PARA A PALESTRA: DESAFIOS, PELEJAS E DEBATES ENTRE POETAS POPULARES EM PORTUGAL E BRASIL, A SER PROFERIDA PELO PROFESSOR ARNALDO SARAIVA DA UNIVERSIDADE DE PORTO´PORTUGAL, EM 08 DE ABRIL DE 2019.






PEN CLUBE DO BRASIL CONVIDA PARA A PALESTRA: DESAFIOS, PELEJAS E DEBATES ENTRE POETAS POPULARES EM PORTUGAL E BRASIL, A SER PROFERIDA PELO PROFESSOR ARNALDO SARAIVA DA UNIVERSIDADE DE PORTO´PORTUGAL, EM 08 DE ABRIL DE 2019, ÀS 17 HORAS, SEDE OFICIAL DO PEN CLUBE DO BRASIL, PRAIA DO FLAMENGO, 172, COBERTURA 1.101 - FLAMENGO - RIO DE JANEIRO. IM





UM POUCO SOBRE ARNALDO SARAIVA

Arnaldo Saraiva é professor universitário, investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta.

Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde exerceu a função de docente de Estudos Brasileiros e Africanos. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A. J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino.





Foi dirigente da Cooperativa Árvore e do Boavista Futebol Clube.

Colaborador da Radiotelevisão Portuguesa, da Radiodifusão Portuguesa (Antena1) e de várias publicações portuguesas e estrangeiras. Colaborador da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura. Fundador do Centro de Estudos Pessoanos, co-dirigindo a revista Persona e o jornal O Boavista do qual foi fundador.

Está representado na Antologia dos Poetas Brasileiros - Fase Moderna, de Manuel Bandeira e Walmir Ayala e na Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, de Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro.

Arnaldo Saraiva foi distinguindo com o Prêmio Seiva (2017) na área das Letras. A Companhia de Teatro Seiva Trupe distinguiu ainda, nesta 11.ª edição, o pintor Jorge Pinheiro (Artes) e a patologista Fátima Carneiro (Ciências).







Obras

(poemas 1959-66) (1967)

Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro (1968) 
(tese de Licenciatura
Encontros Des Encontros (1973);
Os Hinos Nacionais (1973);
Mário Cláudio - um Verão Assim, com um estudo de Arnaldo Saraiva (1974);
Um texto assim: estudo sobre a narrativa Um Verão assim de Mário Cláudio (1974);
Bilinguismo e literatura (1975);
Literatura marginalizada (1975);
Correspondência Inédita de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa (1980);
Fernando Pessoa e Jorge de Sena (198?)
Literatura marginalizada : novos ensaios (1980);
In (poemas) (1983);
Para a história da leitura de Rilke em Portugal e no Brasil (1984);
O modernismo brasileiro e o modernismo português : subsídios para o seu estudo e para a história das suas relações (1985) (tese de Doutoramento)
O Modernismo Brasileiro e o Modernismo Português (3 vols.) (1986);
Um Nome para o Seu Filho e para a sua Filha seguido de Os Escritores e os Nomes (1986)
Eugénio de Andrade (1987);
Literatura brasileira II : história, programa, conteúdos, métodos e bibliografia (1992) (relatório apresentado nas provas de Agregação do 2º Grupo (Línguas e Literaturas) da Faculdade de Letras do Porto)
O Livro dos Títulos (1992);
Bacoco é Bacoco seus Bacocos (1995);
Introdução à Poesia de Eugênio de Andrade (1995);
Fernando Pessoa Poeta-Tradutor de Poetas (1996);
O Sotaque do Porto (1996);
Conversas com Escritores Brasileiros (2000);
Modernismo Brasileiro e Modernismo Português (2004);
Folhetos de Cordel e Outros da minha Coleção (2006).









APOIO NA DIVULGAÇÃO







Nenhum comentário:

Postar um comentário