terça-feira, 30 de abril de 2019

OS "ESCRITORES AO AR LIVRO" APRESENTA DIA 05 DE MAIO DE 2019, (DOMINGO), A PARTIR DAS 10 HORAS, O RELANÇAMENTO DA OBRA "CANDELABRO" DO ESCRITOR, TROVADOR SÁVIO SOARES DE SOUSA. IMPERDÍVEL!




DIA 05 DE MAIO DE 2019, (DOMINGO), O MOVIMENTO CULTURAL "ESCRITORES AO AR LIVRO" APRESENTA A PARTIR DAS 10 HORAS, O RELANÇAMENTO DA OBRA "CANDELABRO" DO ESCRITOR, TROVADOR E ACADÊMICO SÁVIO SOARES DE SOUSA. UM ESCRITO ENCANTADOR DE PRIMEIRA CATEGORIA. IMPERDÍVEL!


O acadêmico e poeta Sávio Soares de Sousa reedita o livro "Candelabro", em 05 de maio de 2019, no Quiosque do Movimento Cultural "Escritores Ao Ar Livro", a partir das 10 horas. Local do relançamento: Praça Getúlio Vargas, Icaraí, Niterói, RJ.

A obra "CANDELABRO" é uma raríssima coletânea de versos de 1968, produzido pela portuguesa Maria Helena, com sonetos de Jacy Pacheco, Manita, Arthur Dalmasso, Vilmar Lassance, Otto Borges e Luís Antônio Pimentel.


UM POUCO SOBRE SÁVIO SOARES DE SOUSA



SÁVIO SOARES DE SOUSA niteroiense do bairro do Fonseca (18/09/1924), filho de Oswaldo Soares de Sousa e Verpertina Reis Soares de Sousa. Descende do Visconde do Uruguai.

Poeta, crítico literário e jornalista, foi professor de Latim e noções de Direito Usual na incipiente Universidade Federal Fluminense (UFF). Nascido em Niterói/RJ, em 1924, desde o início da década de 1950 colabora em suplementos literários, como Letras fluminenses, O Gládio e Prosa & verso, de O Fluminense. Atuante na vida cultural fluminense é fundador de diversos grêmios e grupos literários, como Grêmio Literário Humberto de Campos (1944), Clube de Poesia de Niterói (1956), Grupo dos Amigos do Livro (1957); Associação Niteroiense de Cultura Latino-Americana (1964) e Grupo de Letras Fluminenses (1954). Participa de diversas instituições, entre elas, com destaque: Academia Fluminense de Letras e Academia Niteroiense de Letras. Em 1965, manteve um programa radiofônico sobre poesia, intitulado "SUAVE É A NOITE", na RÁDIO SOCIEDADE DE NOVA FRIBURGO. Atualmente, é um, dos principais colunistas da Revista Bali - Boletim da Academia de Letras de Itaocara, dirigida por Kleber Leite.

Estudos: alfabetizado em casa, com a tia Nelsina; depois: Colégio Brasil, Colégio Universitário da Praia Vermelha, Liceu Nilo Peçanha, Faculdade de Direito de Niterói e Sociedade Dante Alighieri do Rio de Janeiro.

Ex-bancário, ex-taquígrafo parlamentar, ex-professor e membro do Ministério Público Estadual, aposentado desde 1990.

Crítico de cinema e exerceu o jornalismo por mais de trinta anos, principalmente, em “O Fluminense”. Integrante do movimento “Escritores ao Ar Livro”, criado pelo poeta Paulo Roberto Cecchetti, e idealizador do folheto “Resenha da Tenda”. Eleito Intelectual do Ano em 2013, pelo Grupo Mônaco de Cultura.

Livros publicados: “Mundo número dois”, “O salto e o paraquedas”, “Signo do sapo”, “O canibal arrependido e outros discursos” e “Rapsódia para sanfona”(trovas).

Verbete da “Nova Enciclopédia Delta-Larousse” e da “Enciclopédia de Niterói”, de Luís Antônio Pimentel.





APOIO NA DIVULGAÇÃO














Nenhum comentário:

Postar um comentário