quarta-feira, 3 de junho de 2020

ARTE NA REDE DESTA SEMANA, MUITA MÚSICA, ARTESANATO, HISTÓRIAS EM QUADRINHO E CIRCO NO, INÍCIO DIA 04 DE JUNHO DE 2020.









ARTE NA REDE DESTA SEMANA, MUITA MÚSICA, ARTESANATO, HISTÓRIAS EM QUADRINHO E CIRCO.





O projeto Arte na Rede, programação virtual criada pela Fundação de Arte de Niterói, com o objetivo de oferecer uma alternativa cultural em tempos de isolamento social, agendou para essa semana uma programação repleta de atrações para todos os gostos. Para acessar o Arte na Rede, basta seguir @culturaniteroi no Instagram, Facebook e Youtube.

Na quinta-feira, 04 de junho de 2020, às 14h, o Arte na Rede apresenta a exposição virtual "Olhares de Niterói", produzida pelo fotógrafo Aporé de Paula. Profissional com mais de 10 anos de experiência, Aporé já fez trabalhos para O Globo, O Fluminense e O Dia. Teve suas imagens expostas no Parque da Cidade no Dia Internacional do Meio Ambiente e foi contemplado no projeto Niterói Além da Ponte, que levou suas imagens a vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Às 17h, estudante de letras na UFF Elen Karoline vai nos contar curiosidades sobre personagens negros nas histórias em quadrinhos infanto-juvenis, desde a Era de Ouro até os dias atuais. No workshop "História negra em quadrinhos", Elen pretende apresentar, de forma lúdica, mas didática, sua visão sobre a importância das HQs na luta do movimento negro e também falar sobre a diversidade dessa presença.

A produtora cultural e artesã Carolina Ussler vai nos apresentar, na sexta-feira, 05 de junho, às 14h, sua vivência com o Bordado Cru, um projeto que nasceu com a ideia de unir empoderamento feminino, o resgate e ressignificação do trabalho manual, com o prazer, autoconhecimento e minimalismo. Carolina, que aprendeu a bordar quando criança e transformou recentemente essa prática em um projeto artístico, vai mostrar algumas formas de transformar objetos da sua própria casa em materiais para bordar, com o objetivo de dar autonomia para a prática do bordado dentro das possibilidades de cada um, principalmente em tempos de isolamento social. Além disso, o projeto acredita que o ato de bordar não tenha distinção de gênero, nem idade. Por isso, Carolina faz um convite a todos que tenham em casa ou possam comprar, linha, agulha e um tecido, para se aventurar nessa arte milenar.

Ainda na sexta-feira, 05, às 16h, o artistas circense Jonathan Cericola apresenta seu personagem "Pão de Ló", no espetáculo "Um palhaço na sua casa". Niteroiense, Jonathan é o palhaço da quinta geração de artistas circense da família Cericola. Começou aos 7 anos de idade no circo do seu avô, o Circo Trapézio, desde então segue se apresentando em grandes companhias circenses com seu personagem, que tem o mesmo nome que seu bisavô usava. Misturando a técnica do improviso com o timing das clássicas comédias de circo-teatro, Jonathan Cericola criou um personagem irresistível, um palhaço ingênuo e muito atrapalhado que apesar das boas intenções acaba criando grandes confusões. Agora é o momento de levar um pouco desse palhaço para a rede, que o picadeiro seja a tela e que as curtidas sejam os aplausos.

No sábado, 06, às 16h, Alex Farias de Lima, criador do canal Illuminerd, promove o bate-papo "Guia de sobrevivência nerd" com o desenhista Emerson Lopes. A dupla discute a história do artista na área das HQs e o futuro das mídias de quadrinhos. Illuminerd é um canal no youtube destinado ao entretenimento do público alvo, por meio de tour em eventos, gameplays, notícias em sua página no facebook e venda de produtos relacionados. Alex Farias de Lima é estudante de game design e pixel art. Às 17h, Camilla Cidade convida para a Live "Rootscidade". Identificada com a Cultura Soundsystem, a artista propõe um breve panorama sobre a música reggae no Brasil e no mundo.

O artista maranhense, radicado em Niterói, Zé Reticências convida o público do Arte na Rede, neste domingo, 07, às 12h para a performance "Pintura e gaita". "Zé..." é artista plástico, performer, com algumas experiências com teatro e toca gaita. Morador de Itaipu, é pintor que vive a cidade e apaixonado pela dança. Essencialmente autodidata vive e recria sua arte nos espaços urbanos,  shows e eventos que ele mesmo produz. Com telas públicas, cavaletes ambulantes e arte a qualquer hora do dia, para o artista, o olhar do público é seu termômetro.

A cantora Karina Pontes fecha a agenda da semana, no domingo, às 15h, apresentando seu show virtual "Som na Sala". Karina é cantora, compositora e percussionista. Dona de uma voz grave e imponente, a artista apresenta ao seu público um trabalho permeado pela música brasileira em suas múltiplas facetas. Há mais de 18 anos fazendo shows em eventos e casas noturnas, Karina tem como característica a diversidade de repertório atrelada à sua forte personalidade musical. A cantora, que tem uma relação próxima com a música desde muito nova, formou em 2010 a banda Onda Livre e anos depois depois a ManoEla. Atualmente, em parceria com o produtor musical e instrumentista Daniel Cahon, tem reformulado e reforçado a concepção e identidade de seus múltiplos projetos. Por conta da pandemia mundial e a obrigatoriedade do isolamento social, que paralisou toda rede de shows e eventos, a dupla está focada em fazer shows online (live) e a produzir um material tocando juntos, cada um em sua casa. E é este trabalho que Karina traz para o Arte na Rede.


SERVIÇO

Aporé de Paula - Olhares de Niterói (Fotografia)
Quinta-feira, 04 de junho
Horário: 14h

Elen Karoline em "História negra em quadrinhos" (Literatura)
Quinta-feira, 04 de junho
Horário: 17h

Carolina Ussler em "Bordado Livre em Casa" (Artesanato)
Sexta-feira, 05 de junho
Horário: 14h

Jonathan Cericola em "Um palhaço na sua casa" (circo)
Sexta-feira, 05 de junho
Horário: 16h

Alex Farias de Lima "Guia de sobrevivência nerd" (audiovisual)
Sábado, 06 de junho
Horário: 16h

Camilla Cidade em Live Rootscidade (música)
Sábado, 06 de junho
Horário: 17h

Zé Reticências em "Pintura e gaita" (música e pintura)
Domingo, 07 de junho
Horário: 12h

Karina Pontes em "Som na Sala" (Música)
Domingo, 07 de junho
Horário: 15h





















APOIO NA DIVULGAÇÃO












FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário