sexta-feira, 26 de junho de 2020

REUNIÃO VIRTUAL DA AJEB-RIO EM HOMENAGEM À ESCRITORA E POETISA HELOÍSA IGREJA




Caros Amigos foculistas,

LEIA O COMUNICADO DA AJEB - RIO DE JANEIRO: Iremos realizar uma reunião virtual (aberta a todos os públicos), via Zoom, em Memória e Homenagem à nossa colega Ajebiana, Heloisa Igreja. A data foi escolhida por sinalizar os 30 dias de sua partida deste plano. 


Para tanto, abaixo seguem algumas orientações para a participação da reunião:

1)   INSTALAÇÃO

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de instalar o programa, aí vão algumas dicas. O Zoom é um aplicativo gratuito para videoconferências; então, para utilizá-lo, cada um deverá baixar da internet para o seu celular, ou para o seu computador/notebook (que tenha câmera e microfone), pelo link: https://zoom.us/download, em caso de usá-lo em Notebook/Computador. Se, por celular, através da Play Store (android) ou Apple Store (Iphone).

Após baixar, recomenda-se testá-lo, com antecedência, convidando um parente ou amigo para um bate-papo.


2)   PARA ACESSAR A REUNIÃO:

O link e a senha para acessar a nossa reunião é este abaixo:

Join Zoom Meeting:
https://us04web.zoom.us/j/71429947441?pwd=RVFxTWk1YlVqYlRUcVo4WFJxV0dMdz09
Meeting ID: 714 2994 7441
Password: AJEB


Entendam que o link só ficará disponibilizado, para começar a funcionar, 5 minutos antes de começar a reunião (14h45min).



3)   SOBRE A VISUALIZAÇÃO:

Quem baixar o programa pelo celular não vai conseguir ver todos os participantes em uma só tela. Essa possibilidade só existe para aqueles que baixarem o programa no computador ou notebook. Aqueles que baixarem no celular participarão da reunião da mesma forma, mas só terão a visualização de quem estiver falando no momento. Não há problema; tudo bem.



4)   SOBRE O SOM:

Vamos manter o som de todos no MUDO, para que ninguém, de forma involuntária, atrapalhe quem estiver falando. Liberaremos o som, um por um, à medida que cada um for fazer a sua homenagem. Portanto, não pensem que algo está errado. Na hora certa de cada um falar, seu som será liberado.

Os fones de ouvido são bons companheiros em videoconferência, especialmente quando você está em um grupo com muitas pessoas. Sem eles, o que as outras pessoas falam pode retornar através do seu microfone. Certifique-se de que você sabe onde está o botão de MUDO, também, e use-o quando necessário. Caso contrário, suspiros, tosses e inquietações podem ser muito incomodativos.



5) SOBRE O ROTEIRO DA REUNIÃO:

1º - A Presidente passará as orientações iniciais, e, em seguida, fará uma introdução sobre a biografia de Heloisa Igreja. É muito importante que todos os participantes estejam presentes e conectados, desde o início, pois será interessante participar da Abertura. Organizem-se com o horário.

2º - Após a primeira e breve etapa, será franqueada a palavra aos participantes, começando pelas Ajebianas efetivas, seguindo-se os convidados. Cada um terá em torno de 2 min para prestar sua homenagem, que pode ser a declamação de um poema, a leitura de um pequeno texto, ou a contação de uma história vivida com a homenageada. Aqueles que desejarem podem entrar no final da fila, novamente, para voltarem a se pronunciar, por mais dois minutos.

3º - Ao final da reunião, como encerramento, faremos, em conjunto, aplausos, por vários segundos, homenageando toda a produção de Heloísa Igreja e tudo o que ela significou para nós.

OBS.: Todos, sem exceção, poderão falar, mesmo que, para isso, tenhamos que recomeçar o acesso, recolocando o link várias vezes. Estaremos gravando tudo, para posterior divulgação nas redes sociais; por isso, tentem estar conosco, se possível, até o fim.



6)   SOBRE O TEMPO DA REUNIÃO:

Nossa previsão é de 3 horas de reunião (em torno de), ou seja, quatro períodos de 40 minutos, uma vez que o programa precisa ser reiniciado a cada 40 minutos. Portanto, ao chegarmos a 40 minutos de reunião, teremos uma interrupção automática do programa. Neste momento, a orientação para todos os participantes é que se reconectem, ou seja, que  acessem novamente o link da reunião,   que foi divulgado. ATENÇÃO! Aqueles que estão participando pela primeira vez precisam prestar atenção nisso. A reunião não acabará após decorridos 40 minutos; ela terá uma pequena interrupção, de segundos, e recomeçará nesse ponto.



7)   DICAS PARA O MELHOR APROVEITAMENTO:

a)   Escolham o local da casa em que melhor funcionar a sua internet; não se arrisquem em lugares duvidosos, onde a internet costuma falhar.

b)   Entendam que se houver luz atrás de vocês, as pessoas não conseguirão enxergá-las com nitidez; verão apenas uma sombra escura. Então, evitem luz vinda das costas; procurem se posicionar com luz ao lado ou vinda de cima. Por falar em luz, é muito importante que o local em que vocês estejam seja bem iluminado.

c)   Evitem televisão ligada, rádio ou qualquer tipo de atividade paralela no momento da reunião. Isso, além de desconcentrar, atrapalha o grupo, no momento do seu áudio aberto.

d)   Solicitem aos demais membros de sua casa que respeitem este seu momento pessoal, de troca com seu grupo de trabalho cultural. Façam, dessa  ocasião, um momento especial. Apesar de estarmos distantes, estaremos pessoalmente, sim, mas de forma virtual; então, precisamos nos preocupar com as regras sociais básicas. Afinal, outros estarão dedicados a se concentrar nesse encontro, de forma carinhosa e gentil.

e)   Se não estiverem aguardando recados emergenciais ou de trabalho profissional, retirem o som de seu celular e peçam aos parentes que atendam o telefone convencional no seu lugar, solicitando que a pessoa volte a ligar mais tarde.

f)     Lanchem antes, ou deixem à mão alguns petiscos, para que não sintam a necessidade de se ausentar. Deixem, também, à mão, água, um cafezinho, um chá, uma taça de vinho... É um momento especial, preparem-se para ele.

g) Mesmo que vocês tenham uma conexão à internet relativamente rápida, é uma boa ideia limitar as outras demandas enquanto vocês fazem uma videochamada. É bom fechar o You Tube se estiverem com algum vídeo rolando, pausem grandes atualizações de apps e peçam para as pessoas que moram com você deixarem para acessar mais tarde programas que demandem um sinal muito pesado, como um cônjuge, assistindo a um filme pela net, ou um filho/neto, fazendo uma sessão de games online.



8)   EMERGÊNCIAS DURANTE A REUNIÃO:

Caso alguém precise falar algo urgente com os organizadores da reunião, sinalizar algo importante, ou ainda tiver alguma dificuldade com o programa, seja para acessar, ter som ou voltar a ficar ativo, mande um recado para pelo GRUPO de WhatsApp da AJEB-RJ, ou (para aqueles que não tiverem no grupo) utilize o CHAT do programa. Teremos alguém full-time, durante toda a reunião, para dar um apoio técnico a quem precisar e garantir o bom funcionamento de tudo.   


Agradeço, desde já, o carinho e a consideração de todos os participantes. Nossa querida e já saudosa Heloisa Igreja bem o merece.

Despeço-me, com carinho fraterno. Até sábado!

Dyandreia Valverde Portugal
Presidente Coordenadora AJEB-RJ














APOIO NA DIVULGAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário