Caros Amigos
foculistas,
LEIA O
COMUNICADO DA AJEB - RIO DE JANEIRO: Iremos realizar uma reunião virtual
(aberta a todos os públicos), via Zoom, em Memória e Homenagem à nossa colega
Ajebiana, Heloisa Igreja. A data foi escolhida por sinalizar os 30 dias de sua
partida deste plano.
Para tanto,
abaixo seguem algumas orientações para a participação da reunião:
1) INSTALAÇÃO
Para aqueles
que ainda não tiveram a oportunidade de instalar o programa, aí vão algumas
dicas. O Zoom é um aplicativo gratuito para videoconferências; então, para
utilizá-lo, cada um deverá baixar da internet para o seu celular, ou para o seu
computador/notebook (que tenha câmera e microfone), pelo link: https://zoom.us/download,
em caso de usá-lo em Notebook/Computador. Se, por celular, através da Play
Store (android) ou Apple Store (Iphone).
Após baixar,
recomenda-se testá-lo, com antecedência, convidando um parente ou amigo para um
bate-papo.
2) PARA ACESSAR A REUNIÃO:
O link e a
senha para acessar a nossa reunião é este abaixo:
Join Zoom
Meeting:
https://us04web.zoom.us/j/71429947441?pwd=RVFxTWk1YlVqYlRUcVo4WFJxV0dMdz09
Meeting ID:
714 2994 7441
Password:
AJEB
Entendam que
o link só ficará disponibilizado, para começar a funcionar, 5 minutos antes de
começar a reunião (14h45min).
3) SOBRE A VISUALIZAÇÃO:
Quem baixar o
programa pelo celular não vai conseguir ver todos os participantes em uma só
tela. Essa possibilidade só existe para aqueles que baixarem o programa no
computador ou notebook. Aqueles que baixarem no celular participarão da reunião
da mesma forma, mas só terão a visualização de quem estiver falando no momento.
Não há problema; tudo bem.
4) SOBRE O SOM:
Vamos manter
o som de todos no MUDO, para que ninguém, de forma involuntária, atrapalhe quem
estiver falando. Liberaremos o som, um por um, à medida que cada um for fazer a
sua homenagem. Portanto, não pensem que algo está errado. Na hora certa de cada
um falar, seu som será liberado.
Os fones de
ouvido são bons companheiros em videoconferência, especialmente quando você
está em um grupo com muitas pessoas. Sem eles, o que as outras pessoas falam
pode retornar através do seu microfone. Certifique-se de que você sabe onde
está o botão de MUDO, também, e use-o quando necessário. Caso contrário,
suspiros, tosses e inquietações podem ser muito incomodativos.
5) SOBRE O
ROTEIRO DA REUNIÃO:
1º - A
Presidente passará as orientações iniciais, e, em seguida, fará uma introdução
sobre a biografia de Heloisa Igreja. É muito importante que todos os
participantes estejam presentes e conectados, desde o início, pois será
interessante participar da Abertura. Organizem-se com o horário.
2º - Após a
primeira e breve etapa, será franqueada a palavra aos participantes, começando
pelas Ajebianas efetivas, seguindo-se os convidados. Cada um terá em torno de 2
min para prestar sua homenagem, que pode ser a declamação de um poema, a
leitura de um pequeno texto, ou a contação de uma história vivida com a
homenageada. Aqueles que desejarem podem entrar no final da fila, novamente,
para voltarem a se pronunciar, por mais dois minutos.
3º - Ao final
da reunião, como encerramento, faremos, em conjunto, aplausos, por vários
segundos, homenageando toda a produção de Heloísa Igreja e tudo o que ela
significou para nós.
OBS.: Todos,
sem exceção, poderão falar, mesmo que, para isso, tenhamos que recomeçar o
acesso, recolocando o link várias vezes. Estaremos gravando tudo, para
posterior divulgação nas redes sociais; por isso, tentem estar conosco, se
possível, até o fim.
6) SOBRE O TEMPO DA REUNIÃO:
Nossa previsão
é de 3 horas de reunião (em torno de), ou seja, quatro períodos de 40 minutos,
uma vez que o programa precisa ser reiniciado a cada 40 minutos. Portanto, ao
chegarmos a 40 minutos de reunião, teremos uma interrupção automática do
programa. Neste momento, a orientação para todos os participantes é que se
reconectem, ou seja, que acessem
novamente o link da reunião, que foi
divulgado. ATENÇÃO! Aqueles que estão participando pela primeira vez precisam
prestar atenção nisso. A reunião não acabará após decorridos 40 minutos; ela
terá uma pequena interrupção, de segundos, e recomeçará nesse ponto.
7) DICAS PARA O MELHOR APROVEITAMENTO:
a) Escolham o local da casa em que melhor
funcionar a sua internet; não se arrisquem em lugares duvidosos, onde a internet
costuma falhar.
b) Entendam que se houver luz atrás de vocês,
as pessoas não conseguirão enxergá-las com nitidez; verão apenas uma sombra
escura. Então, evitem luz vinda das costas; procurem se posicionar com luz ao
lado ou vinda de cima. Por falar em luz, é muito importante que o local em que
vocês estejam seja bem iluminado.
c) Evitem televisão ligada, rádio ou qualquer
tipo de atividade paralela no momento da reunião. Isso, além de desconcentrar,
atrapalha o grupo, no momento do seu áudio aberto.
d) Solicitem aos demais membros de sua casa que
respeitem este seu momento pessoal, de troca com seu grupo de trabalho
cultural. Façam, dessa ocasião, um
momento especial. Apesar de estarmos distantes, estaremos pessoalmente, sim,
mas de forma virtual; então, precisamos nos preocupar com as regras sociais
básicas. Afinal, outros estarão dedicados a se concentrar nesse encontro, de
forma carinhosa e gentil.
e) Se não estiverem aguardando recados
emergenciais ou de trabalho profissional, retirem o som de seu celular e peçam
aos parentes que atendam o telefone convencional no seu lugar, solicitando que
a pessoa volte a ligar mais tarde.
f) Lanchem antes, ou deixem à mão alguns
petiscos, para que não sintam a necessidade de se ausentar. Deixem, também, à
mão, água, um cafezinho, um chá, uma taça de vinho... É um momento especial,
preparem-se para ele.
g) Mesmo que
vocês tenham uma conexão à internet relativamente rápida, é uma boa ideia
limitar as outras demandas enquanto vocês fazem uma videochamada. É bom fechar
o You Tube se estiverem com algum vídeo rolando, pausem grandes atualizações de
apps e peçam para as pessoas que moram com você deixarem para acessar mais
tarde programas que demandem um sinal muito pesado, como um cônjuge, assistindo
a um filme pela net, ou um filho/neto, fazendo uma sessão de games online.
8) EMERGÊNCIAS DURANTE A REUNIÃO:
Caso alguém
precise falar algo urgente com os organizadores da reunião, sinalizar algo
importante, ou ainda tiver alguma dificuldade com o programa, seja para
acessar, ter som ou voltar a ficar ativo, mande um recado para pelo GRUPO de
WhatsApp da AJEB-RJ, ou (para aqueles que não tiverem no grupo) utilize o CHAT
do programa. Teremos alguém full-time, durante toda a reunião, para dar um apoio
técnico a quem precisar e garantir o bom funcionamento de tudo.
Agradeço,
desde já, o carinho e a consideração de todos os participantes. Nossa querida e
já saudosa Heloisa Igreja bem o merece.
Despeço-me,
com carinho fraterno. Até sábado!
Dyandreia
Valverde Portugal
Presidente
Coordenadora AJEB-RJ
APOIO NA DIVULGAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário