domingo, 17 de maio de 2015

CONVITE PARA CONFERÊNCIA NO PEN CLUBE DO BRASIL SOBRE “EDITORAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS” COM O PROFESSOR ÍTALO MORICONI (UERJ).


C O N V I T E




PEN CLUBE DO BRASIL

tem a honra de convidar Vossa Senhoria 
e Família para a Conferência

"Editoração e Direitos Autorais"

Professor Ítalo Moriconi (UERJ)



Data: 18 de maio de 2015, segunda-feira, às 17h30min.

Local: Sede social do PEN Clube do Brasil:

Praia do Flamengo, 172 / 1101

Rio de Janeiro / RJ

Informações: Tel:(21) 2556-0461






UM POUCO SOBRE O PALESTRANTE




                            ÍTALO MORICONI

Poeta e professor de literatura brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o crítico carioca Ítalo Moriconi foi indicado para o Prêmio “Faz Diferença 2011”. Trata-se de uma iniciativa do jornal O Globo que chega a sua nona edição e cujo objetivo é homenagear brasileiros que contribuem, com seu trabalho e talento, para mudar o país.

Moriconi foi indicado na categoria “Prosa & Verso”. A justificativa da sua indicação ressalta seu importante trabalho de aproximar a literatura nacional contemporânea do grande público.

Também destaca que, em sua segunda passagem como curador do Café Literário da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, ele reforçou a presença de jovens e ainda pouco conhecidos escritores brasileiros na programação de um evento marcado por autores best-sellers.

Começou a publicar poesia em 1972, no antigo Suplemento da Tribuna da Imprensa. Depois de formar-se em Ciências Sociais na UnRSL em 1975, transferiu-se para o Rio, onde participou ativamente dos movimentos culturais e políticos da época. Colaborou com vários órgãos da imprensa alternativa e foi um dos fundadores do jornal Beijo.

Seus livros de poesia são:
Léu (1988);
A Cidade e as Ruas (1992)
Quase Sertão (1996).

Sua tese de doutorado em Letras pela PUC foi publicada em livro com o título A Provocação Pós-Moderna (Ed. Diadorim, 1994). Em 1996, escreveu para a Relume Dumará e Secretaria Municipal o volume da Coleção Perfis do Rio sobre a poetisa Ana Cristina Cesar.

Nos últimos anos, tem publicado diversos ensaios sobre teoria estética e sobre poesia pós-modernista brasileira em periódicos universitários. Atualmente, prepara uma coletânea de ensaios sobre Caio Fernando Abreu, com a participação de representantes da mais nova geração de críticos universitários brasileiros e estrangeiros.





APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO






2 comentários:

Paulo Roberto Cecchetti - curador e poeta disse...

Grato pelo envio.
Abç,

PRC

Dalma Nascimento - escritora e doutora em Literatura Comparada disse...

Alberto, você sempre no cerne das manifestações culturais.
Agora, a conferência do PEN CLUBE DO BRASIL.

É Niterói abrindo-se para o Rio e o Brasil,
e seu Blog, cada vez mais, universalizando-se.

Parabéns pelo projeto sobre a
Memória Eternizada que o Focus Portal Cultural
está empreendendo!!!
É algo inédito.

Dalma.