A FAMÍLIA FOCULISTA
HOMENAGEIA O ACADÊMICO E ESCRITOR
SYLVIO LAGO JÚNIOR
PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO
EM 31 DE MAIO DE 2015.
Nasceu no dia 31 de maio de 1939. Escritor, ensaísta, musicólogo e historiador de temas culturais. Graduou-se em Direito pela universidade Federal Fluminense (UFF) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduou-se em Direito na França, pela Faculdade de Direito de Paris. Ainda na capital francesa, no Institut Internacional D`Administration Publique, cursou o mestrado. Em sua atividade profissional, assessorou juridicamente o Grupo Executivo da Indústria Automobilística do Conselho de Desenvolvimento da Presidência da República (1959/1962).
Prestou consultoria jurídica ao Ministério da Agricultura(1963/1970), à Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro (1971) e ao Centro Brasileiro de Poupança e Empréstimo, vinculado ao Banco Nacional da Habitação (1976). Exerceu, em dois mandatos distintos, 171 e 1979/1982, o cargo de diretor-presidente da Fundação do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro. Prestou consultoria ao Governo do Distrito Federal (1982/1985), ao Instituto de Organização Racional do Trabalho (1986/1991), à Companhia Docas do Rio de Janeiro (1986/1987), à Companhia Thomas de La Rue (1987/1988) e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro (1991/1993).
Por seis meses, convidado pelo Governo da Itália, atuou como consultor em várias empresas, em diferentes cidades, nas áreas de reforma do Estado, privatização e modernização de empresas(1994). Atuou, também, como consultor jurídico e de modernização do Estado em entidades nacionais e internacionais (2003). Exerceu a vice-presidência do Conselho de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro e integrou o Conselho Consultivo do Instituto Walden (organização não governamental) e o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. É secretário-geral da Academia Brasileira de Arte.
Publicou os seguintes livros: Grande é a vida – retrato de memória de Silvio Lago (Editora Papel Virtual. 1998. Rio de Janeiro), A descoberta da música e outros ensaios (Editora Papel Virtual. 1999. Rio de Janeiro), Tributo ao século XX – livro coletivo (Editora Papel Virtual. 1999. Rio de Janeiro), A essência e as formas – temas e variações sobre a música (Editora Papel Virtual. 2000. Rio de Janeiro), Arte transfigurada – ensaios sobre cultura e civilização(Editora Haski. 2001. Rio de Janeiro), Sondagens da memória – ensaios e estudos sobre Literatura (Lótus Blossom Editorial. 2003. Rio de Janeiro), Contrastes e convergências –ensaios comparados de literatura (Editora Papel Virtual. 2004. Rio de Janeiro), Arte do piano –compositores, obras e grandes intérpretes da música erudita, da arte popular brasileira e do jazz(Algol Editora. 2007. São Paulo), Arte da regência – história, técnica e maestros (Lacerda Editores. 2002. Rio de Janeiro – 1ª Edição), Arte da regência – história, técnica e maestros(Algol Editora. 2008. São Paulo), Arte da composição – gêneros, formas e expressões da música(Algol Editora. 2009. São Paulo).
Escreve sobre temas da Literatura Portuguesa e Brasileira, com ensaios críticos referentes às obras do Padre Antonio Vieira, Eça de Queirós, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Raul Pompéia, Camilo Castelo Branco, Lima Barreto, além de ensaios sobre Stefan Zweig, Thomas Mann e Hermann Hesse.
Estuda e escreve sobre o Barroco, a Arte do século XX, a Modernidade e o Modernismo e aspectos das barbáries contemporâneas. Tem, prontos para o prelo, os livros: Presença de Eça – ensaios queirosianos; Sondagens da literatura– ensaios e estudos literários; Estética musical – o compositor, o intérprete e o ouvinte;
Ensaios europeus e norte-americanos – ensaios literários; Franck – Fauré – Chausson –mestres da música francesa; Retratos de artistas – compositores e intérpretes; O jazz – estética, estilos e mestres; Escritos musicais – coletânea. Ensaios literários – coletânea; Goldberg –variações musicais; O jardim inglês –reminiscências, visões e revisões.
Integra os quadros das seguintes entidades culturais: Pen Club do Brasil, Academia Brasileira de Arte, Academia Fluminense de Letras e Academia Niteroiense de Letras. Tem artigos publicados nas seguintes revistas culturais: Viva Música; Brasiliana (da Academia Brasileira de Música); Convivência (do Pen Clube do Brasil); Revista Brasileira de Música Contemporânea; Classic CD e Revista Diálogo (da Universidade do Estado do Rio de Janeiro –UERJ).
APOIO CULTURAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário