segunda-feira, 21 de setembro de 2015

CONFERÊNCIA COMEMORATIVA AOS 11 ANOS DA PARCERIA IFEC - ONU NO PALÁCIO ITAMARATY NO RIO DE JANEIRO. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 



 
CONFERÊNCIA COMEMORATIVA AOS 11 ANOS DA PARCERIA IFEC - ONU - NO AUDITÓRIO  DA UNIC - RIO DE JANEIRO.
 
TEMA: A DÉCADA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU:  CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL".
 
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

 
A Educação Ambiental tem uma grande importância na construção de sociedades sustentáveis. É através dela que conseguimos criar às gerações presentes e futuras, a possibilidade de habitar num meio ambiente saudável. Torna-se o elemento transformador da existência humana e abrange todos os setores da sociedade: empresas, órgãos públicos, ONGs e cidadãos em geral.
É  possível  perceber  que  os  temas  relacionados  ao  meio  ambiente  estão  gerando  uma atratividade  particular  para  os  jovens  brasileiros,  fazendo  com  que  se  articulem  e  se mobilizem  em  movimentos  e  coletivos  organizados  ou  não,  motivados  pela  questão ambiental.
Este foi o tópico abordado pela Diretora do Núcleo de Educação Ambiental do IFEC ( NEA-IFEC ),  Gestora Ambiental, Consultora, Pesquisadora e Mestra em Educação, Anne Kassiadou.
A exposição foi apresentada no dia 16 de setembro de 2015, na UNIC-Rio (ONU), com Auditório lotado por personalidades, autoridades e representantes de inúmeras instituições e organizações,  no Palácio Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores, Centro, Rio de Janeiro, RJ) o evento foi em comemoração a parceria dos 11 anos do Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência  (IFEC) com a ONU - organização das Nações Unidas.
A conferência começou com as palavras da Representante da UNIC-Rio a jornalista Valéria Schilling que chefia a Assessoria de Imprensa da UNIC-Rio e do Presidente-Chanceler do IFEC, o Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior.

CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL  é a preparação de pessoas para a vida enquanto membro da biosfera; É o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade.

A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assunto como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
 
A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal". Art. 2

Ao final o Dr. Stelling agradeceu à UNIC-Rio e aos presentes e a Representante da ONU jornalista  identificou que este organismo internacional completará no ano que vem 72 anos e conta com a participação efetiva do IFEC nestas comemorações.
Esta revista cultural que divulga a cultura fluminense há 4 anos esteve presente e trouxe para você todo o material obtido. Confira no link do Canal You Tube do Focus Portal Cultural: https://www.youtube.com/watch?v=I9Tn5hYXqqs#t=15
 ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
 
Professora Anne Kassidou,
  Dr. Jorge Flores dos Santos (Diretor Geral),
Dr. Raymundo Stelling
e a professora Marta Cristina Lopes Cunha.




Representante da UNIC-Rio a jornalista Valéria Schilling.

Presidente-Chanceler do IFEC,
Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior.


Diretora do Núcleo de Educação Ambiental do IFEC ( NEA-IFEC ), 
Gestora Ambiental, Consultora, Pesquisadora e Mestra em Educação,
Anne Kassiadou.
 

O editor do Focus Alberto Araújo,
Úrsula Hallais, Dr. Stelling,
Dr. Jorge Flores, Anne Kassidou,
Profa. Marta Cristina Lopes.
 




Esse editor Alberto Araújo
em frente à placa de bem-vindo a ONU.


Esse editor posa nos jardins do Palácio Ytamaraty.



Vista frontal do Palácio Ytamaraty.

 
 APOIO CULTURAL




 
 
 
ANEXO DE POSTAGEM
 
***********************************************
 
 
 
 
 
A família Focus Cultural  deixa aqui registrado que no dia 18 de setembro de 2015 estivemos visitando a Sede Administrativa Nacional  da entidade filantrópica IFEC _  IFEC - Instituto Interamericano  de Fomento à Educação, Cultura e Ciência na Rua Noronha Torrezão, 204 - casa 1 - Santa Rosa - Niterói - RJ. Como a nossa visita foi de surpresa e sem agendamento, estávamos de passagem, é que nós fomos à agencia dos Correios que fica naquelas adjacências. No entanto, o chanceler, doutor Raymundo Nery Steling Junior não se encontrava, pois ele estava em outros setores externos do Instituto, mas fomos muito bem recebidos pelas suas colaboradoras.
 
Professora Lúcia e a professora Marta Cristina Lopes.

Professora Lúcia,  Alberto Araújo
e a professora Marta Cristina

Sede Administrativa Nacional do IFEC
 
Aproveitamos a oportunidade dessa postagem. Gostaríamos de agradecer a excelente recepção que recebemos ao chegarmos naquele ambiente, pois ficamos encantados com a educação, atenção e simpatia da coordenadora para assuntos internos do IFEC a professora Marta e a professora Lúcia.
 
Muito obrigado,
a família foculista.
 
 
IFEC - INSTITUTO INTERAMERICANO DE FOMENTO
À EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CIÊNCIA.
 
 
 
ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário