quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CONVITE PARA I ENCONTRO DE PARTILHA DA POTÊNCIA TERAPÊUTICA DA LITERATURA - BIBLIOTERAPIA: QUE HISTÓRIA É ESSA?. CONFIRA.

 
 

BIBLIOTERAPIA: que história é essa?

 

Trata-se do I Encontro de partilha da potência terapêutica da literatura, que acontecerá no dia 04 de novembro de 2016, das 09 às 18h, na UNIRIO - Av. Pasteur, 296 - Urca - Rio de Janeiro - RJ, auditório Vera Janacopulos.

O propósito do encontro é potencializar a dimensão terapêutica da literatura, através do compartilhamento de casos vivenciados em contextos multidisciplinares.

O evento é gratuito e as vagas limitadas. As inscrições são realizadas através do link: http://bit.ly/2bRoPwK  

O encontro foi idealizado para desafiar modelos usuais. A inspiração é a poética de Manoel de Barros: "As coisas jogadas fora têm grande importância, como um homem jogado fora."

Nesses tempos de recursos escassos, daremos luz e vez às riquezas e vozes escondidas, de forma lúdica, cooperativa, afetiva e recheada de alegria.  O desejo é de inspirar cada participante a "transver o mundo", a literatura e as possibilidades de contribuição para o bem sistêmico.

 
Convidados especiais já firmaram presença:

•Regina Porto, coordenadora do projeto "Viva e Deixe Viver", de contadores de histórias em hospitais;

•Escritores de literatura infanto-juvenil "altamente saudável": Andrea Viviana Taubman, Márcio Vassallo, Margarete Amaral, Sonia Rosa e Sandra Ronca;

•Representantes de Universidades que oferecem a disciplina Biblioterapia em seus currículos acadêmicos: Marília Amaral, da UNIRIO; Carla Souza, da UFSC e Lúcia Fidalgo, da UFRJ.

 

Serão apresentados casos selecionados que foram registrados pelo público, através do formulário de inscrição. Será um encontro para fartos compartilhamentos.

O credenciamento acontecerá de 08h30min às 09h30min e contará com atividades lúdicas: o café colaborativo, a arte do "Esperando Leitor" (um clown literário que distribuirá poesias), além da flautista Nina Oliveira, professora de música, que utiliza a literatura em suas aulas.

As palavras escritas são grandes feitiços, capazes de poderosas magias.” Mia Couto




 

 

A literatura está ao serviço da mudança. Durante o processo de leitura, o leitor estabelece com o universo dos livros uma relação terapêutica, não só pelo texto em si, mas sobretudo pela pluralidade de significações que suscita. As palavras têm um poder inquestionável e curativo: emocionam, influenciam e convencem.

 

Atualmente, a Biblioterapia é praticada em diversos contextos sociais – hospitais, lares, estabelecimentos prisionais e instituições dirigidas a crianças e jovens com necessidades especiais de educação -, adquirindo um enorme dinamismo e permitindo que todo o processo de pensamento crítico, reflexivo e libertador, estimulado pela leitura, auxilie o maior número de leitores.
 
A leitura assume-se como uma forma de entretenimento e de lazer, que compensa a frustração, melhora a saúde mental e promove a reinserção na sociedade.
 
A Biblioterapia é, deste modo, utilizada como um instrumento da medicina e da psicologia para superar conflitos e problemas de ordem emocional, social e mental.
 


 

 
 

 

VALE A PENA VER DE NOVO O VÍDEO
BIBLIOTERAPIA COM CRISTIANA SEIXAS
NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
REALIZADO EM NOVEMBRO DE 2012.
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 






Vem aí!
Lançamento da obra
RELÍQUIAS - Antologia
Organização: Cristiana Seixas.



 
 
 
A sinopse:
 
A escrita é lupa da atenção, que retira teias de indiferença em valiosos guardados. 
 
Vinte e sete autores, incentivados pelos sussurros da biblioterapia, aceitaram o convite em expressar suas relíquias.  
 
Organização de Cristiana Seixas. 
 


Haverá lançamentos em
 
Niterói e Rio de Janeiro.
 
 
  • Dia 05 de novembro de 2016, sábado, das 16h às 19h, na Sociedade Fluminense de Fotografia, Rua Dr. Celestino, 115 - Centro - Niterói - RJ. www.sff.com.br.
    Haverá apresentação de canto lírico com o Maestro Romeo Savastano e alunos.
  • Dia 14 de dezembro de 2016, quarta, das 18h às 21h, no Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241/1o. andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ. www.ccjf.trf2.jus.br  Haverá apresentação de violino com o Maestro Stephan.










VISITE O SITE DE CRISTIANA SEIXAS

É SÓ CLICAR NO LINK:

 





 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 



 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário