domingo, 10 de junho de 2018

A UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES DE NITERÓI RECEBE INSCRIÇÕES PARA OS 46º JOGOS FLORAIS, ATÉ 30 DE JUNHO DE 2018. PARTICIPE!

 
 
 
 

A UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES DE NITERÓI RECEBE INSCRIÇÕES PARA OS 46º JOGOS FLORAIS.  

 

Tradicional competição de trovas é aberta a brasileiros e moradores de países de língua portuguesa. Ainda é tempo para enviar a sua trova. A UBT- Niterói receberá os textos até o dia 30 de junho de 2018. Inscreva-se!  

 
 
46º JOGOS FLORAIS DE NITERÓI 2018
Número de Trovas- Máximo duas (líricas ou filosóficas).
Atenção para os Temas:
Para o Estado do Rio de Janeiro- Estrela;
Demais estados – Sol;
Novos trovadores – Lua.
 
Sistema de envelopes e prazo - até 30 de junho de 2018 (valendo a data da postagem no s Correios). Usar o nome de Luiz Otávio como remetente e o mesmo endereço do destinatário.
Enviar para Alba Helena Corrêa – Rua Miguel de Fria, 48, AP - 1101, Icaraí, Niterói, RJ, CEP: 24.220-002.
 
TROVAS
 
Verso de sete sílabas com caráter lírico, filosófico ou humorístico de origem popular. Essas são as características que dão a um verso a qualidade de trova, que ainda pode ser declamada ou cantada. Apesar do hábito de rimar em linhas parecer estar extinto, muitas pessoas se dedicam ao cultivo dessa prática. Parte desse grupo está ligada à União Brasileira de Trovadores (UBT), criada em 1966 e dividida entre seções estaduais e municipais. No Brasil, existem 49 UBTs, uma delas funciona em Niterói há 51 anos, sob a proteção do padroeiro São Francisco, e tem como presidente Sávio Soares de Sousa, decano da Academia Fluminense de Letras.
 
SÁVIO SOARES DE SOUSA - PRESIDENTE DA UBT
 
 
 
De acordo com Sávio, a cidade já teve mais de 300 trovadores assíduos à União, mas a conta exata já não é mais conhecida, pois muitos documentos foram extraviados após a morte de Loureiro.
 
46º JOGOS FLORAIS
A grande celebração da UBT Niterói acontece ainda este ano em data e local a ser definido, quando também são conhecidos os vencedores dos Jogos Florais — competição de trova aberta a todos os brasileiros e moradores de países que falam a língua portuguesa.
Para a edição deste ano, os participantes residentes no estado do Rio precisam criar trovas que tenham a palavra “estrela”. Estreantes na modalidade devem inscrever trovas com a palavra “lua” e trovadores de outros estados e de fora do Brasil devem escrever versos com o termo “sol”.
Todos têm o direito de enviar duas trovas até o próximo dia 30 de junho de 2018.
Destinatário: Alba Helena Corrêa - Rua Miguel Frias 48, 1.101, Icaraí, CEP 24220-002, Niterói, Rio.
Para garantir o sigilo, o nome do autor deve estar apenas dentro do envelope, e o remetente deve ser identificado como Luiz Otávio. Os novos participantes devem indicar no envelope que são estreantes. Os prêmios serão entregues numa festa posteriormente informada.
 
TROVADORES DE NITERÓI
 

Neide Barros Rêgo, Walmir Ventura Rêgo
Alba Helena Corrêa e Sávio Soares de Sousa.
 
 
 
REALIZAÇÃO
 


 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário