segunda-feira, 4 de junho de 2018

FOCUS PORTAL CULTURAL EM UMA VOLTA AO PLANETA: QUADRO DE VAN GOGH É LEILOADO POR MAIS DE 8 MILHÕES DE EUROS. O QUADRO "RACCOMMODEUSES DE FILETS DANS LES DUNES", DE 1882, FOI ARREMATADO POR UM COLECIONADOR AMERICANO.

 

 
 
 
 
 
A tela RACCOMMODEUSES DE FILETS DANS LES DUNES DE VAN GOGH  do ano de 1882, foi leiloado nesta segunda-feira, 04 de junho de 2018, em Paris, por 7,07 milhões de euros um dos quadros do início da carreira de VICENT VAN GOGH. Esse foi o primeiro leilão na França de uma obra do pintor holandês em mais de 20 anos.
 
 
 
 
Pintado em 1882, "Mulheres reparando redes nas dunas" retrata as camponesas trabalhando sob o sol nublado, e foi inspirado numa paisagem campestre próximo à Haia, onde Van Gogh passou um curto período que lhe serviu de inspiração para algumas de suas obras.
 
Segundo um porta-voz da casa de leilão "ARTCURIAL", o valor de venda da obra bateu recorde para paisagens pintadas pelo artista em sua época holandesa. A pintura foi avaliada entre 3 e 5 milhões de euros.
 
O ex-proprietário, um colecionador europeu, havia emprestado a obra durante vários anos até 2015, ao museu Van Gogh de Amsterdã.
 
Os museus de Montreal e de Haia o exibiram sucessivamente entre 1960 e 2010. Antes da venda, foi exposto em Paris, e posteriormente será em Bruxelas e Nova York.
 
O último leilão de uma obra de Van Gogh em Paris remonta aos anos 1990, quando O jardim de Auvers alcançou US$ 10 milhões.
 
 
UM POUCO SOBRE VAN GOGH
 
 
 
 
 
 
Vincent Willem van Gogh holandês nascido em Zundert, 30 de março de 1853 foi um pintor considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.
 
Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. Ele enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem Theo lhe apoiou financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus primeiros trabalhos consistiam em naturezas-mortas e representações de camponeses. Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que estabeleceu-se por completo em 1888 na sua estadia em Arles. Durante esse período Van Gogh também ampliou seus temas para englobar oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.
 
Ele sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo por sua estabilidade mental e frequentemente negligenciando sua saúde física, não comendo direito e bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou em uma briga com uma lâmina quando Van Gogh, em um ataque de raiva, cortou parte de sua própria orelha esquerda. Ele passou um tempo internado em hospitais psiquiátricos, incluindo um período em Saint-Rémy-de-Provence. Van Gogh ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de ser liberado e mudou-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. Sua depressão continuou e ele disparou um revólver contra seu peito em 27 de julho de 1890, morrendo de seus ferimentos dois dias depois.
 
Van Gogh não obteve sucesso durante sua vida, sendo considerado um louco e um fracassado. Ele ficou famoso depois de seu suicídio, existindo na imaginação pública como a quintessência do gênio incompreendido, o artista "onde discursos sobre loucura e criatividade convergem". Sua reputação começou a crescer no início do século XX enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães. Van Gogh alcançou grande sucesso comercial, popular e de crítica nas décadas seguintes, sendo lembrado atualmente como um pintor importante e trágico, cuja personalidade problemática tipifica os ideais românticos do artista torturado. Faleceu em Auvers-sur-Oise, em 29 de julho de 1890.
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário