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DO CONJUNTO MÚSICA ANTIGA DA UFF
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O repertório português de músicas renascentistas constitui-se de pérolas da polifonia ibérica e sobreviveu em poucos manuscritos, preservados em bibliotecas em Portugal e na França. Além desses, existem os cancioneiros castelhanos que igualmente preservaram uma parte da música da corte portuguesa.
No tempo dos descobrimentos, Portugal era o grande mercador da Europa e D. Manuel I, rei na época, travou sangrentas batalhas nas costas da África, para solidificar o Império Português. Lisboa era o centro desse burburinho e atraía a atenção de todos pela sua imensa riqueza. De Lisboa, no dia 8 de março de 1500, partiam as caravelas que descobririam o novo mundo.
O reinado de D. Manuel foi rico em festividades. Todos os domingos e dias santos eram organizados serões no paço e ao som dos instrumentos musicais dançavam as damas e os moços fidalgos além do próprio rei. A corte de D. Manuel foi palco de intensos debates poéticos e ricas encenações teatrais produzidas por Gil Vicente, principal dramaturgo do reino.
No tempo dos descobrimentos, Portugal era o grande mercador da Europa e D. Manuel I, rei na época, travou sangrentas batalhas nas costas da África, para solidificar o Império Português. Lisboa era o centro desse burburinho e atraía a atenção de todos pela sua imensa riqueza. De Lisboa, no dia 8 de março de 1500, partiam as caravelas que descobririam o novo mundo.
O reinado de D. Manuel foi rico em festividades. Todos os domingos e dias santos eram organizados serões no paço e ao som dos instrumentos musicais dançavam as damas e os moços fidalgos além do próprio rei. A corte de D. Manuel foi palco de intensos debates poéticos e ricas encenações teatrais produzidas por Gil Vicente, principal dramaturgo do reino.
Espaço
Cultural e Centro Pastoral
São Judas
Tadeu
Rua
Comendador Queiroz, 33 - Icaraí - Niterói - RJ
Louise Eyer de Jesus - coordenadora
MÚSICA NA SÃO JUDAS
APRESENTOU
Aconteceu dia 20 DE MARÇO DE 2013 às 20 h
Composto por
Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles,
Mario Orlando, Sônia Leal Wegenast (convidada especial)
e Virgínia Van der
Linden.
PROGRAMA
Amor loco, amor loco (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Soy serranica (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Antonilha es desposada (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Que he o que vejo (Cancioneiro D'Elvas)
Cuydados meus tãos cuydados (Cancioneiro D'Elvas)
Vós senhora (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Nina era Ia lnfanta (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Não tragais borzeguis pretos (Cancioneiro da Biblioteca Nac. de Lisboa)
Propifiñán de Melyor (Cancioneiro Colombina)
Senhora deI mundo (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa)
Puestos estan frente li frente (Cancioneiro da Biblioteca Nac. de Lisboa)
Todos los bienes del mundo (Cancioneiro do Palácio)
Leandro Mendes
Lenora Pinto Mendes
Márcio Paes Selles
Mario Orlando, Sônia Leal Wegenast (convidada especial)
e Virgínia Van der Linden.
Objetivo do conjunto é recriar a sonoridade da Idade
Média e do Renascimento, sempre buscando entreter o espectador com o fascínio e
a magia presentes nesse repertório: o conjunto Música Antiga da UFF vem
cumprindo este papel há trinta anos, resgatando e transmitindo não apenas a
música, mas a própria visão de mundo daquela época. Composto por Leandro
Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando, Sonia Leal
Wegenast e Virgínia van der Linden, o grupo continua pesquisando e descobrindo
novas formas de levar ao conhecimento do público a música que encantou a Europa
Ocidental durante quase seis séculos. Dessa forma, seus seis integrantes
trabalham com pesquisa bibliográfica e discográfica, apresentando-se com réplicas
dos instrumentos utilizados naqueles períodos.
Ao longo de sua carreira, o grupo
gravou sete CDs temáticos e um LP que já somam mais de 15 mil cópias vendidas:
Lope de Vega - Poesias cantadas, Cânticos de amor e louvor, Música no Tempo das
Caravelas, A chantar - Trovadoras medievais, O Canto da Sibila, Medievo
Nordeste e o mais recente, Carmina Burana; realizou mais de 500 concertos por
todo o Brasil, trilhas sonoras, videoclipes, além da organização de cursos,
festivais e feiras medievais e renascentistas na Universidade Federal
Fluminense. Seus integrantes estão capacitados a ministrar workshops, palestras
e oficinas, como, por exemplo, de canto
e dança deste período e suas técnicas, música medieval, evolução da escrita
musical, bem como oficinas dos vários instrumentos de época tocados pelo grupo.
A Música na Corte de D. Manuel I
À época dos descobrimentos de
além-mar, Portugal era um dos grandes países mercadores da Europa e D. Manuel
I, rei de Portugal na época, mais conhecido como "o Venturoso",
empreendeu diversas batalhas nas costas da África, com o objetivo de ampliar e
manter o Império Português. Lisboa era, então, o centro do Império e atraía a
atenção de todos por sua imensa riqueza. Foi de lá que, no dia 8 de março de
1500, partiram as caravelas que chegariam ao novo mundo. D. Manuel I, conhecido
como O Venturoso por causa das conquistas e da manutenção do reino, também
promoveu o incremento da cultura e apreciava as comemorações religiosas e a boa
música. Em todos os domingos e dias santos eram organizados serões no paço e,
ao som dos instrumentos musicais, dançavam damas e moços fidalgos, além do
próprio rei. A corte de D. Manuel foi ainda palco de intensos debates poéticos
e ricas encenações teatrais, a maioria produzida pelo dramaturgo Gil Vicente. O
repertório musical renascentista português, composto durante o reinado de D.
Manuel, constitui-se de pérolas da polifonia ibérica e sobreviveu em poucos
cancioneiros manuscritos, preservados em bibliotecas em Portugal e na França.
Além desses, existem também os cancioneiros castelhanos que igualmente
preservaram uma parte da música de corte portuguesa, quase que exclusivamente
de autores anônimos.
público presente
Márcio Selles - músico
Leandro Mendes, Márcio Selles - músicos
Alberto Araújo - editor do FOCUS
Alberto Araújo - Espaço Cultural São Judas Tadeu
Saiba mais acesse os sites:
FONTE: http://www.noticias.uff.br
Oi Alberto, as fotos ficaram ótimas e a matéria também! Voce recriou o estpetáculo! um grande abraço
ResponderExcluirMarcui