sábado, 2 de março de 2013

PROGRAMAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI - MARÇO E ABRIL 2013 - CONFIRA AQUI.

 
 
 
 

TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
 
 
O Teatro João Caetano, ou Teatro Municipal João Caetano, mas conhecido como Teatro Municipal de Niterói, foi construído no século XIX, e passou por inúmeras reformas e melhorias ao longos dos anos, sendo em 1995 reinaugurado após restauração. É localizado na Rua XV de Novembro, 35 - Centro - Niterói - RJ
 
O prédio (totalmente restaurado entre 1992 e 1995) passou pela mais completa e rigorosa restauração que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro, cujo projeto de recuperação encarou um grande desafio que era respeitar os aspectos históricos (na fachada manteve-se as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889 e ao mesmo tempo dotá-lo de modernidade.
 
Fora adotado uma filosofia de restauração, baseadas na manutenção das intervenções de qualidade das reformas anteriores, e eliminar as que não respeitavam seu caráter estilístico. Dessa forma, foram demolidos os anexos incompatíveis com o conjunto.
 
O Teatro é citado pelos historiadores como o marco do teatro brasileiro. Passou a chamar-se João Caetano em homenagem ao grande ator que o explorou desde 1842 até sua morte em 1863. Em sua homenagem, em 1900, a Câmara Municipal de Niterói muda o nome do teatro para Teatro Municipal João Caetano.
 
As pinturas interiores, de autoria de Thomas Driendl, constituem um grande complexo artístico ao lado do atual pano de boca criado para a restauração pelo paisagista e artista Roberto Burle Marx. O prédio foi tombado em 1990 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
 
 

SALA CARLOS COUTO (prédio anexo ao TMN)
A sala recebeu esse nome em homenagem a um dos últimos diretores do Teatro Municipal de Niterói. 
Trata-se de um espaço destinado a exposições relacionadas a teatro e música, que possam interagir com os espetáculos do Teatro. Também acolhe lançamentos de livros. Pela sua estrutura, a sala é uma das mais requisitadas da cidade. A Sala Carlos Couto tem a sua programação gratuita ao público.

 
 
 
 
 
FONTE:  Teatro Municipal de Niterói   e http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
 
Endereço: R. Quinze de Novembro, 35 - Niterói,  24020-120  -Telefone:(21) 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário