quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CONVITE PARA SOLENIDADE DE POSSE DA ACADÊMICA JUSSARA RIBEIRO DE SOUZA FERREIRA NA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS.



CONVITE



 
 

A Diretoria da ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS tem a honra de convidar Vossa Excelência e Excelentíssima Família para a Sessão Solene de Posse da Acadêmica Jussara Ribeiro de Souza Ferreira como Membro Titular da Classe de Letras, sucedendo aos acadêmicos Martins Teixeira Júnior (fundador), Alberto Ribeiro Lamego e Togo de Barros na Cadeira nº 42, tendo como Patrono SOARES DE SOUZA JUNIOR, em 22 de setembro de 2016, às 16 horas, na sede desta instituição, na Praça da República, nº 7, Centro, Niterói.

A nova Imortal é campista e escolheu para saudá-la a Acadêmica, a Intelectual 2015, Márcia Maria de Jesus Pessanha.







SOBRE A AUTORA
JUSSARA RIBEIRO DE SOUZA FERREIRA

 

 
Jussara Ribeiro de Souza Ferreira, escritora nascida em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. 

A romancista campista para não deixar a inventividade saborosa de expressões neológicas se perderem no tempo, adotou a mesma linha de seu compatriota José Cândido de Carvalho, o criador de seres literários dotados de vida própria e perene.

Em seus romances, a escritora adota uma das mais altivas categorias literária - a escrita neológica. Muito bem centralizada, estando em face do fantástico, a autora vincula o realismo das tradições rústicas com um atilamento psicológico entre os seus personagens.

Observa-se também na obra da Jussara Ferreira a característica peculiar do mineiro Guimarães Rosa, autor que foi o primeiros a adotar o uso de neologismos, ou seja, da criação de palavras ou da recriação delas.

A intelectual sucede aos acadêmicos Martins Teixeira Júnior (fundador), Alberto Ribeiro Lamego e Togo de Barros na Cadeira nº 42, tendo como Patrono SOARES DE SOUZA JUNIOR, na Classe de Letras da Academia Fluminense de Letras, entidade que em 2017 completará o seu centenário, e tem como atual presidente o acadêmico e médico Dr. Waldenir de Bragança.


 
 
 
CONGRATULAÇÕES DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 





O Focus Portal Cultural em nome de seu editor, o jornalista e escritor Alberto Araújo cumprimenta a diretoria da Academia Fluminense de Letras, pela adesão da respeitável autora Jussara Ribeiro de Souza Ferreira, escritora que se imortaliza nesta renomada entidade, núcleo onde se agasalham os seres que se colocam sob a primazia de um nobre humanismo e orgulha os fluminenses, por sua importância em nossa sociedade, não poderá jamais fenecer.

Este Portal Cultural se veste com as mais indivisíveis felicitações e cumprimenta os dirigentes da Academia Fluminense de Letras, por acomodar essa escritora polissêmica, senhora de texto singular e elegante, interlocutora idônea, estimada pelos seus concidadãos campistas, pelo raro brilho de intelectualidade.

À senhora acadêmica Jussara Ribeiro de Souza Ferreira cabe, então a este editor divulgador de tradições, cumprimentá-la por mais este patamar em sua brilhante carreira literária.
 

Alberto Araújo
jornalista, escritor,
editor do Focus Portal Cultural.
Mensagem publicada em 22 de setembro de 2016. Ocasião da solenidade de Posse da acadêmica Jussara Ribeiro de Souza Ferreira na AFL.
 



 
***********************************


 
 
Antecipo meus parabéns à novel acadêmica, desejando pleno acolhimento e uma atuação conjunta, em prol dos objetivos da AFL.
Veja postagem realizada no site da Academia de Letras e Artes do Ceará.
Abraços fraternais.
Socorro Cavalcanti
Vice-presidente da ALACE.

Clica no link:

http://academia-alace.blogspot.com.br/2016/09/convite-posse-academica-jussara-ribeiro.html
 
 



 
****************************************

 
 
Jussara Ribeiro de Souza Ferreira - um nome para consolidar a história feminina nas artes e na vida do estado fluminense. Prestigiar a posse desta artista brilhante significa aplaudir a consagração da mulher brasileira! Dá-lhe Alberto Araujo: o PRIMEIRO a ligar-se nas ÚLTIMAS notícias do mundo cultural.
 
 
Luiz Lemme
Presidente do Instituto Esquina da Arte
em Niterói.
 
 
 
 
************************************
 
 


 
 

SERVIÇO
 
 
SOLENIDADE DE POSSE DA ACADÊMICA
JUSSARA RIBEIRO DE SOUZA FERREIRA
 
Local: SALÃO NOBRE DA
ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
 
ENDEREÇO: PRAÇA DA REPÚBLICA, 07
(Biblioteca de Niterói) 2º ANDAR - CENTRO
NITERÓI - RJ - Brasil.




 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO





 




 
 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Jussara Ribeiro de Souza Ferreira - um nome para consolidar a história feminina nas artes e na vida do estado fluminense. Prestigiar a posse desta artista brilhante significa aplaudir a consagração da mulher brasileira! Dá-lhe Alberto Araujo: o PRIMEIRO a ligar-se nas ÚLTIMAS notícias do mundo cultural.

    ResponderExcluir