segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RIO RECEBE FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR REGIONAL NOS DIAS 24 E 25 DE SETEMBRO NO PORTO. CONFIRA.

 
 
O Largo do São Francisco da Prainha receberá o projeto “Rio Afora”, reunindo, no sábado e domingo, nomes de expressão da música popular de diferentes cantos do país, como Cátia de França, Orquestra de Violas Caipirando, Tambores de Olokun, Silvan Galvão, Jongo na Telha, Os Caiçaras e a dupla Miguel Bezerra e Ednaldo Santos.
 
 
 
Caipirando - crédito/Carolina Moura.
 
 
Nos próximos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de setembro, o Rio vai ganhar ainda mais pluralidade e ecletismo, quando será palco do projeto Rio Afora, apresentando uma programação com oito atrações musicais de diferentes regiões do país, além de feira de moda, design, artesanato e gastronomia popular, dedicados, nesta primeira edição, à cultura do Norte, Nordeste e do interior do Estado do Rio.
 
 
Com entrada gratuita, o festival vai acontecer no Largo de São Francisco da Prainha, reunindo na região portuária cantadores, repentistas, batuqueiros, violeiros, cirandeiros, celebrando a diversidade e a riqueza da nossa cultura popular. 
 
 
Gêneros nascidos e enraizados no interior do estado no Rio, como o jongo e a ciranda caiçara, estarão presentes, juntamente com o maracatu pernambucano, o repente do sertão nordestino e  o carimbó amazônico.
 
 
 
 
 
Caipirando - Crédito/Carolina Moura.
 
 
No sábado, a Orquestra de Violas Caipirando abre o evento, às 16h, apresentando um repertório marcado por clássicos do cancioneiro nacional caipira e composições autorais, com arranjos criados por Henrique Bonna, maestro do grupo.
 
Em seguida, Os Caiçaras, de Paraty,  apresentam a tradicional ciranda caiçara do litoral sul do estado.
 
Às 19h, o grupo percussivo Tambores do Olokun apresenta sua inspiração e referência na linguagem do candomblé e dos maracatus de baquevirado de Recife.
 
 
 Tambores de Olokun.
 
 
Criado em 2012, pela união do percussionista Alexandre Garnizé com seus alunos, o grupo explora as raízes musicais, históricas e religiosas dessas expressões culturais.
 
 
DJ Lili Prohmann.
 
 
A DJ Lili Prohmann toca nos intervalos dos shows e encerra o primeiro dia de evento, a partir das 20h e 30min,  com um set especializado em música regional.
 
 
DJ Lili Prohmann
Crédito: Anna Clara Carvalho.
 
 
 
 
Miguel Bezerra e Ednaldo Santos.
 
 
 
No domingo, a dupla de repentistas cearenses radicados no Rio, Miguel Bezerra e Ednaldo Santos, vão mostrar sue repertório que já é sucesso, ao longo dos anos, em suas frequentes apresentações na Feira de São Cristóvão.
 
 
Jongo na telha
Foto: divulgação.
 
 
 
O grupo Jongo na Telha, do Rio de Janeiro, dá sequência ao evento, celebrando as danças de umbigada, com foco no jongo da região Sudeste.
 
 
 
 
Silvan Galvão 
Crédito / Rui Zilnet.
 
Silvan Galvão
Crédito / Emano Francklin.
 
 
 
Às 18h, o cantor, compositor, percussionista e pesquisador paraense Silvan Galvão, radicado no Rio de Janeiro, explora os ritmos tradicionais amazônicos à frente da OPÃ (Orquestra de Percussão Amazônica), dedicada aos ritmos regionais amazônicos, como o carimbó, marabaixo, batuque e o lundum marajoara, com uma linguagem universal nos arranjos, com contexto contemporâneo.
 
 
 
Cátia de França 
Crédito: Mariana Kreicher.
 
 
Encerrando a programação do festival,  a paraibana Cátia de França – cantora, compositora, instrumentista e escritora - , já há alguns anos radicada em São Pedro da Serra (RJ) e referência da música nordestina, vai homenagear a cultura popular com algumas pérolas do cancioneiro e composições autorais do seu CD “Hóspede da natureza”, lançado neste ano pelo selo Natura Musical, e composições de sucesso da carreira como “Kukukaya” e “Antoninha, me Leva”.
 
 
 
Cátia de França - Crédito /Mariana Kreicher.
 
 
 
 
 
SERVIÇO

 

Dias 24 e 25 de setembro de 2016
Horário:  a partir de 14h.
Local: Largo de São Francisco da Prainha - Saúde.
Entrada Franca
 
 
 
 
 
 
Programação
 
DIA 24/09 - SÁBADO
16h Orquestra de violas Caipirando.
17h e 30min Os Caiçaras.
19h Tambores de Olokun.
20h e 30min DJ Lili Prohmann.
 
Dia 25/09 domingo
15h Miguel Bezerra e Ednaldo Santos.
16h e 30min Jongo na Telha.
18h Silvan Galvão e OPÃ.
19h e 30min Catia de França.
 
 
 
Largo de São Francisco da Prainha
Largo da Prainha
Endereço: Rua Sacadura Cabral, s/n.
Bairro:  Saúde
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 

COMO CHEGAR






APOIO CULTURAL
NA DIVULGAÇÃO
 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 

FONTE: 
Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário