sexta-feira, 6 de abril de 2018

JORNADA CULTURAL DA FALERJ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES.


DR. WALDENIR DE BRAGANÇA
(PRESIDENTE DA FALERJ)
 
 
A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS/RJ realizou em Campos dos Goytacazes, no dia 24 de março, jornada cultural comemorativa dos 150 anos de Nilo Peçanha, tendo como anfitriã a Academia Campista de Letras, presidida por Hélio Coelho. O evento contou com representantes de academias e entidades literárias de municípios do Estado do Rio.

A acadêmica Heloísa Crespo, da Academia Pedralva de Letras e Artes, falou sobre a trajetória do seu conterrâneo Nilo Peçanha, destacando a origem humilde do primeiro afrodescendente a presidir o Brasil (1909), seu esforço para avançar através do valor pessoal, vencendo vários obstáculos, e o pioneirismo na preocupação com o ensino profissionalizante, que o faz ser considerado patrono do ensino profissional e tecnológico brasileiro.

O evento incluiu ainda debates sobre "Educação, Cultura e Ética", "Imprensa, Literatura e Cultura”, e "Formação de Leitores e Identidade Cultural”, e momento literomusical.

O presidente da FALERJ, Waldenir de Bragança, informou que o próximo encontro acontecerá em Cambuci, em 28 de abril, Dia Mundial da Educação, com a parceria da Academia de Letras e Artes daquele município, presidida por Almir Azevedo, e o apoio da Prefeitura.

 
 
O acadêmico Aristeu Pessanha Gonçalves, da Academia Fluminense de Letras, e a escritora e poetisa Heloísa Crespo, da Academia Pedralva de Letras e Artes (Campos dos Goytacazes)
 
 
 
Os presidentes Hélio Coelho, da Academia Campista de Letras, e Almir Azevedo, da Academia de Letras e Artes de Cambuci, com o presidente Waldenir de Bragança e o tesoureiro Wainer da Silveira, da Federação de Academias de Letras/RJ e Marcia Pessanha da ANL.
 


 

 


Acadêmicos Wainer da Silveira e Silva, Regina Coeli da Silveira e Silva, Márcia Pessanha, Waldenir de Bragança e Hélio Coelho.
 
FOTO_ ALDO PESSANHA.





 

FOTOS (Divulgação - Deborah Eltz / Proex-UFF ).
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário