domingo, 29 de abril de 2018

CONVITE PARA SOLENIDADE DE POSSE DO ACADÊMICO CLEBER FRANCISCO ALVES NA CLASSE DE LETRAS DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS. O NOVO IMORTAL SERÁ SAUDADO PELO ACADÊMICO E ESCRITOR CÉLIO ERTHAL ROCHA, EM 07 DE MAIO DE 2017.

 
 
 
CONVITE OFICIAL
(CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA)
 
 
 
 
 
 
 
CONVITE PARA SOLENIDADE DE POSSE DO ACADÊMICO CLEBER FRANCISCO ALVES NA CLASSE DE LETRAS DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS. O NOVO IMORTAL SERÁ SAUDADO PELO ACADÊMICO E ESCRITOR CÉLIO ERTHAL ROCHA, EM 07 DE MAIO DE 2017.



 

 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE O ACADÊMICO
DR. CLEBER FRANCISCO ALVES
 
 
 
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), sendo que sua tese de Doutorado foi a ganhadora da primeira edição do PRÊMIO CAPES DE TESE, em 2005.
 
Também foi contemplado com o Premio Franklin Delano Roosevelt, de estudos sobre os EUA, na categoria de melhor tese de Doutorado de 2005, outorgado pela Embaixada norte-americana no Brasil.
 
 
Em 2014/2015 realizou pesquisa (pós-doutorado) na Universidade de Londres, como bolsista da CAPES, admitido como "visiting scholar"/"visiting fellow" no Institute of Advanced Legal Studies.
 
É membro efetivo, representando o Brasil, no ILAG (International Legal Aid Group).
 
É professor titular da Universidade Católica de Petrópolis, e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (Niterói). Atua também como defensor público - Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência jurídica gratuita, acesso à justiça-defensoria pública, defensoria pública, gratuidade de justiça e acesso à justiça.


 PRÊMIOS E PARTICIPAÇÕES
 
2017 - Eleito para ocupar, como membro titular, a Cadeira 12 (classe de Letras) da Academia Fluminense de Letras, Academia Fluminense de Letras.

2015 -  Paraninfo da Turma de Formandos em Direito de 2014/2, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense - 2014/2.

2015 - Professor homenageado, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense - Turma 2015/1 (noite-currículo novo).

2015 - Paraninfo da Turma de Formandos em Direito (noturna) de 2015/1, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense - Turma 2015/1 (noite-currículo antigo).

2015 - Segundo lugar no concurso de Práticas Exitosas do XII Congresso Nacional de Defensores Públicos (trabalho apresentado: Trilhando Novos Caminhos - legitimidade extraordinária da Defensoria Pública", ANADEP - Associação Nacional dos Defensores Públicos.

2014 - Patrono de Turma de Formandos em Direito, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense - 2013/2.

2014 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense - Turma 2014/1.

2013 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito de 2012/2 da Universidade Federal Fluminense.

2012 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito da Universidade Federal Fluminense.
 

2010 - Membro titular da Cadeira 28 (patrono Castro Alves) da Academia Petropolitana de Letras, Academia Petropolitana de Letras (fundada em 03/08/1922).
 
2009 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito da UCP.


2006 - Premio Capes de Tese - Melhor Tese de Doutorado em Direito do ano de 2005, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2006 - Premio Franklin Delano Roosevelt de estudos sobre os Estados Unidos da Améria - melhor Tese de Doutorado de 2005, Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.
 
2002 - Membro Titular da Cadeira n. 33 da Academia Petropolitana de Educação, Academia Petropolitana de Educação.
 
2002 - Patrono da Turma, Bacharelandos em Direito da Universidade Católica de Petrópolis.


2001 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito da UCP.

2000 - Sócio Benemérito da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, Academia Petropolitana de Letras Jurídicas.

1998 - Professor Homenageado (área civilista), Bacharelandos em Direito da UCP.

1997 - Professor Homenageado, Bacharelandos em Direito da UCP.

1996 - Paraninfo da Turma, Bacharelandos em Direito da Universidade Católica de Petrópolis.

 
 
Informações coletadas do Lattes em 29/04/2018
 







SOBRE A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS
 
 
 
 
 
A Academia Fluminense de Letras foi fundada em 22 de julho de 1917 por intelectuais idealistas empenhados numa renascença fluminense, para deixar marcada a participação de valores nascidos no Estado do Rio de Janeiro para formação cívica e sociocultural na nacionalidade brasileira.



 
Objetivos:


 
I- Estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e das Letras Nacionais;
II- Contribuir para a preservação da memória dos vultos que se distinguiram na história literária, especialmente a do Estado do Rio de Janeiro;
III- Apoiar iniciativas e eventos literários, socioculturais e entidades voltadas para o desenvolvimento das publicações literárias e artísticas, a memória e a história do Estado do Rio de Janeiro;
IV- Apoiar e incentivara participação de Academias na formulação e implementação de políticas culturais de interesse da comunidade fluminense;
V- Colaborar com estudos e pesquisas, programas e projetos sobre a memória e a história cultural do Estado do Rio de Janeiro;
VI- Prestar assessoria e consultoria, sempre que solicitado, e opinar sobre questões relacionadas com a cultura, as artes, as ciências sociais e a história no Estado do Rio de Janeiro;
VII- Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário