terça-feira, 24 de abril de 2018

O CANTAR SILENCIOSO DE BRANCA ELOYSA - FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA ATRAVÉS DA POESIA "ASSOMBRAÇÃO" DE AUTORIA DE BRANCA ELOYSA.







 

BRANCA ELOYSA ENCERRA O SEU CICLO AQUI NA TERRA: Com tristeza, comunicamos que faleceu hoje à tarde, no Rio de Janeiro, a nossa escritora BRANCA ELOYSA PEDREIRA FERREIRA, da Academia Niteroiense de Letras, uma das figuras mais queridas do nosso meio literário e sempre destaque em vários setores da vida niteroiense, com seu carisma, seu talento, sua presença em nossos eventos, sua alegria e amizade.


O velório e sepultamento de Branca será amanhã, em Niterói, cidade do seu coração. Das 10 às 14 horas do dia 25 de abril de 2018. Na Câmara Municipal de Niterói, A presidente da Academia Niteroiense de Letras Márcia avisa que, às 13 horas, a ANL prestará homenagem à já saudosa confreira e solicita a presença dos acadêmicos titulares da "Casa de Horácio Pacheco" ao ato solene. Em seguida, irá para o Cemitério do Maruy onde será sepultado.






*********************************************


ASSOMBRAÇÃO


É o mesmo jardim – um tanto encolhido.
É o mesmo coreto – um tanto encardido.
Um ar de esclerose, esquecido
das marionetes, das retretas, de nós,
crianças de outrora.
Sob o luar, sinto medo.
Virou esqueleto, o velho coreto.



Poesia extraída da "Antologia Água Escondida" - Poesia - Organização de Neide Barros Rêgo. Niterói; CBAG, 1994, p.54)




Antologia Água Escondida
que tem a poesia de Branca Eloysa.

Neide Barros Rêgo exibe a
Antologia Água Escondida
que tem a poesia de Branca Eloysa.


Branca Eloysa e Luís Antônio Pimentel
Na Câmara Municipal de Niterói.

Branca Eloysa e Pietro Petraglia






UM POUCO SOBRE BRANCA ELOYSA



Branca Eloysa de Campos Góes Pedreira Ferreira nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 8 de junho de 1935. Cursou o clássico e, ao longo do tempo, inúmeros cursos livres, particularmente os ligados à área dos direitos humanos, com destaque para Vazio dos Códigos, Vida dos Direitos – Interpretação Jurídica e Globalização, ministrado pelo Instituto dos Advogados do Brasil. Estudou na Aliança Francesa. Tem artigos publicados em jornais e revistas das cidades fluminenses de Niterói e Rio de Janeiro. A partir de depoimentos gravados em fitas cassete, redigiu o texto do livro resultante do 1º Seminário do Grupo Tortura Nunca Mais, publicado pela editora Vozes em 1987, que aborda a repressão a opositores do regime militar instaurado no Brasil em 1964.


Publicou os livros Rua Ana Barbosa, 45 – Meyer (1990), Resgate (1999) e Sem máscara (2005). Tem textos publicados nas antologias Água escondida (1994) e Páginas da infância (2000). Autora de Viajando para o Ontem, texto de encerramento do álbum comemorativo do centenário do Clube de Regatas Icaraí.


Em 1993, foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil por sua atuação como escritora e ativista de direitos humanos Por seu desempenho na luta pela emancipação da mulher, o Movimento de Mulheres outorgou-lhe o título de Conselheira de Honra.


Em 1997, ano em que comemorou quarenta e cinco anos de sua fundação, o Colégio Nossa Senhora da Assunção a incluiu entre os “protagonistas da história e da vida da cidade de Niterói”. Pelos serviços prestados à pessoa idosa, a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNIVERTI) concedeu-lhe, em 1999, diploma de honra ao mérito. É detentora das medalhas Jubileu de Ouro da Academia Niteroiense de Letras, Tiradentes (concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e José Cândido de Carvalho (concedida pela Câmara de Vereadores de Niterói). Também pela Câmara de Vereadores de Niterói, foi agraciada com o título de Cidadã Niteroiense. 


Seu resumo biográfico consta do livro Mulheres em Niterói, publicado por Graça Porte em 2007. 

Além de pertencer à Academia Niteroiense de Letras, integra os quadros do Elos Clube de Niterói.









COMENTÁRIOS



Alberto Araújo - BRANCA ELOYSA, uma das personalidades de maior relevância entres os escritores, poetas e educadores. A intelectual encerrou o seu ciclo na terra e partiu para o andar de cima. Foi morar com Deus e todos os anjos de corações bondosos.

********************

Marco Antonio Martins Pereira MERECIDA HOMENAGEM, ARAÚJO.

*************************

Ceci Lohmann - Personalidade marcante, ativista, deixará saudades..., lamento..nossas mães eram amigas de muitos anos..
 **********************
Sissa Schultz - Lamentável, Marcas Do Que Se Foi. encontrar com os filhos queridos que partiram para esperá-la na caminhada rumo ao Pai. Muita LUZ , Branca.

**********************

Aparecida Rollemberg - Branca sempre foi uma inspiração para nós! Sinto muito!

**********************

Ana Maria Brandão - Lamento muito... Mais uma perda... Meus sentimentos à família e ao mundo literário...

 *****************
Haroldo Barbosa Filho - Meus sinceros sentimentos à família e amigos.

**************


Marcia Pessanha -   Meus sentimentos à família. Branca deixará saudades aqui na terra mas brilhará como estrela em outra dimensão.




**************************


O CÉU



Desde quando
acreditamos no céu
como futuro espiritual?
O céu ainda é romântico
para os amantes e poetas,
e põe provas da nossa
ignorância. Mas a verdade 
 é que o céu é o caminho
dos voos interplanetários
e dos alienígenas
que virão à Terra
para descobrir
os seres humanos.



Teresinka Pereira
............................................
SKY



Since when we believe
in the spiritual future
of heavens?
The sky is still romantic
for lovers and poets, 
but puts questions
to our ignorance.
Truth is: the sky
is the field for
interplanetary flights
and the highway
in which aliens
will come to discover
the habitants of Earth.



Teresinka Pereira





****************************


BETH DO VALLE  - Meu sentimentos aos familiares. Branca, que em outra dimensão você possa viver a alegria maior.

**********************

NEIDE BARROS RÊGO - Parabéns, pela homenagem à nossa confreira Branca Eloysa! Fiquei feliz por você ter publicado o poema dela, que foi publicado na antologia ÁGUA ESCONDIDA.


***********************


EDGARD FONSECA FILHO - Da última vez que nos falamos senti uma tristeza cristalizada. Era como se ela tivesse consciência da passagem próxima. Durante anos sentiu-se existencialmente, solitária; mais especificamente, desde a morte do seu filho Edgard. Tínhamos um carinho mútuo, e ela de vez em quando citava o fato de ter o mesmo nome do seu filho.
Que descanse. Era uma alma imensa contida num corpo já envelhecido e incapaz de suportá-la. Vai brilhar na constelação das estrelas poéticas. Era linda e vai continuar.


********************


PAULO ROBERTO CECCHETTI - Meus sinceros sentimentos!



*****************

GRACINHA REGO -  Que lindo depoimento, Edgard Fonseca Filho, para uma poeta e pessoa linda!.. Branca Eloysa é uma estrela de primeira grandeza e assim brilhará eternamente no firmamento!

GRACINHA REGO - Amigo Alberto Araújo, você faz uma merecida homenagem a essa escritora e pessoa que nos deu tantas alegrias... E se afastou há algum tempo para viver o seu silêncio prevendo o grande encontro com o filho amado!!! Que seja de paz a sua viagem, querida, que sabia o quanto eu amava o seu poema "Assombração"!


********************


LABOURÉ LIMA -  Perdemos um grande nome das letras. Que pena Branca Eloysa não pude me despedir. Descanse em paz.



********************


ERNESTO GUADALUPE GUADÁ  - Foi uma escritora,poetisa e ativista dos direitos humanos que mais se destacou em Niterói e no Rio de Janeiro.A cultura fluminense perde uma de suas estrelas. Amém!


******************


RUBENS CARRILHO FERNANDES - CÂMARA - Meus sentimentos.


******************


NEIDE BARROS RÊGO - Branca Eloysa, minha confreira na Academia Niteroiense de Letras, enriqueceu a antologia Água Escondida, lançada em 1994, participando com um de seus lindos poemas. Ela vai deixar muitas saudades!


*******************

MATILDE CARONE SLAIBI CONTI -  Muita tristeza.  Sentiremos profundamente, a sua falta na Academia. Vá em paz...

******************


ANNY MARY SHOLL BAILLY - Meus sentimentos à família.

******************

HERALDO MESQUITA SOUSA - Meus sentimentos! Uma linda caminhada para uma nova vida de luz e paz!


*******************

DOLORES VSF • - Que em paz descase, nos braços de Deus !


*******************

DILIA GOUVEIA - Meus sentimentos à família e amigos.

*******************

ANTONIO JOAQUIM VELOSO -  MENSAGEM

Como o breve tilintar dos guizos, é a vida que tão logo amadurece e cumpre sua missão de fruto.

Devemos trabalhar incessantemente todos os dias, horas e minutos e suas frações para o enobrecimento do espírito em sua essência de humanidade e divindade.

Do mesmo modo que o pequeno arbusto abandona o seu pequeno galho no chão, tão logo este tenha cumprido a sua função, Deus nos lança da árvore da vida para fertilizar “outros chãos”, tão logo tenhamos cumprido a nossa missão de viver.

Viver não é para a eternidade. É sempre um breve trecho da infinita jornada do espírito em sua busca por um sentido de EXISTIR. Portanto, devemos aceitar com serenidade, embora com saudade, o término da vida e aceitar a partida com a alegria da chegada.

Todo lugar é senda de TRABALHO quando o alvo é crescer e não faz sentido algum pensar que só neste mundo se pode trabalhar e gozar os seus frutos.

Mundos outros e tantos existem, onde os existentes habitam segundo as suas missões momentâneas, e alegrias e prazeres fazem parte dos seus cotidianos. Não mais os prazeres densos da carne... Porém delícias em outros níveis de percepção.

Tempo, tempo, tempo, grande fujão da vida e consorte da morte, mas também, vastidão por onde transitam todos os filhos de Deus em sua eternidade atemporal.

Morte é apenas uma passagem onde o corpo denso e a vida ficam e o essencial que os anima e dá sentido se esvai.

Que o chorar pela partida se transforme num cântico também de libertação e essencial alegria.

PAZ e JÚBILO pelos que partem com a missão cumprida.


Introdução do livro: Sobreviver Sem Perder a Esperança de Antônio Veloso

Mensagem mediúnica, enviada para mim pelo 1º Dalai Lama.



********************








APOIO NA DIVULGAÇÃO









FONTE DA BIOGRAFIA
BLOG LITERATURA-VIVÊNCIA

Um comentário:


  1. Fui sua aluna de Literatura, na UNIVERTI e ela minha fonte inspiradora. Sinto um enorme vazio e muita saudade.

    ResponderExcluir