sábado, 6 de outubro de 2018

O UNIVERSO OPERÍSTICO FICOU MAIS TRISTE! MONTSERRAT CABALLÉ, A DEUSA DO CANTO LÍRICO MUNDIAL, FOI ENTONAR OS SEUS CANTOS LÍRICOS AO SENHOR DEUS, A CANTORA FALECEU EM 06 DE OUTUBRO DE 2018.

  
(CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 
 

 
Montserrat Caballé, a admirável diva da ópera mundial, faleceu em 06 de outubro de 2018, em Barcelona, ​​aos 85 anos, após uma brilhante carreira de mais de meio século, que deslumbrou com interpretações de Puccini e Verdi nos palcos mais prestigiados.
 
"Ela faleceu esta madrugada no hospital de Sant Pau", declarou à AFP, fonte do centro médico de Barcelona, ​​onde estava internada desde meados de setembro.
 
A soprano espanhola, que sofreu recentemente, um acidente vascular cerebral, estava aposentada dos palcos há alguns anos. Segundo a imprensa local, sua internação no hospital de Sant Pau foi devido a problemas na vesícula.

 
O serviço fúnebre da capital catalã informou que o velório da cantora será no domingo às 14 horas (9 horas de Brasília) na funerária Les Corts. O funeral está marcado para segunda-feira no mesmo local ao meio-dia.

 
 

Montserrat Caballé, diva da ópera mundial.
 


Montserrat Caballé não se limitou à ópera. Em 1988, surpreendeu o mundo ao gravar com Freddie Mercury, o vocalista do Queen, o álbum "Barcelona". O single desse álbum se tornaria o hino dos Jogos Olímpicos de 1992 na capital catalã. Após a notícia da morte, muitas personalidades prestaram homenagem à artista.
 
"De todas as sopranas que assisti ao vivo, nunca ouvi ninguém cantando como Caballé", disse o tenor José Carreras à rádio Catalunya.

 
O cantor catalão de 71 anos, muito próximo de Caballé, afirmou estar "muito triste" com a morte desta "artista única", que o ajudou no início de sua carreira como tenor.
 
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, lamentou a morte de "uma grande embaixadora de nosso país, uma soprano reconhecida internacionalmente".

 
A Casa Real celebrou "a melhor entre os melhores", uma "grande dama da ópera, lenda da cultura universal".
 
Em Madri, o Teatro Real anunciou que dedicará a ela a ópera "Faust" deste sábado "como homenagem simbólica a sua grandeza".
 
A cantora catalã dividiu o palco com Luciano Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras, e se apresentou nos teatros mais prestigiados do mundo, tais como a Staatsoper de Viena, La Scala de Milão, a Ópera de Paris, Covent Garden de Londres, o Bolshoi de Moscou ou o Teatro Colón de Buenos Aires.
 
O início foi complicado para esta mulher, nascida em 12 de abril de 1933 em Barcelona, ​​em uma família muito modesta e mãe da soprano Montserrat Martí.
 
Problemas econômicos quase a obrigam a deixar a música. Mas, graças ao patrocínio de um empresário do setor têxtil, conseguiu se formar no Liceo de Barcelona, ​​que sempre considerou sua casa e onde se apresentou mais de 200 vezes.

 
Estreou na Ópera Basileia (Suíça) em 1956 com "La Bohème", de Giacomo Puccini, e depois de viver dois anos em Bremen (Alemanha), em 1962, estreou com a ópera "Arabella", de Richard Strauss, em seu amado Liceo.

 
Três anos depois, conquistou Nova York quando teve que substituir Marilyn Horne em "Lucrecia Borgia" de Donizetti.

Montserrat Caballé, diva da ópera mundial.
 

UM POUCO SOBRE MONTSERRAT CABALLÉ
 
María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch nasceu em Barcelona, 12 de abril de 1933 foi uma famosa cantora lírica espanhola, soprano, considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.
 
 
Filha de Carlos Caballé Borrás (1907-1995) e de Ana Folch, Montserrat, de origem humilde, viveu no período após a guerra espanhola. Entrou para o "Conservatori Superior de Música del Liceu", em Barcelona aos 11 anos de idade. Lá ela estudou técnica de canto com Napoleone Annovazzi, Eugenia Kemény e Conchita Badía. Se formou em 1954 com medalha de ouro. Caballé casou com o tenor Bernabé Martí em 1964 e tiveram dois filhos: Bernabe e Montserrat Martí Caballé (conhecida Montsita).
 
 
 
Montserrat Caballé, diva da ópera mundial.
 
 
Carreira artística

 
O início de sua carreira foi também muito modesto, até que decidiu ir para a Suíça, onde fez parte da Ópera de Basileia entre 1957 e 1959, estreando com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que serviu para a sua seguinte etapa profissional, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).
 
 
Montserrat Caballé, diva da ópera mundial
(Início de sua estreia nos palcos - 1965)
 
 
Mas sua verdadeira estreia mundial se deu na noite de 20 de abril de 1965, no Carnegie Hall, quando teve que substituir, imprevisivelmente, Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti: sua atuação lhe rendeu 25 minutos de aplausos ao término de uma representação e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou ao dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé". A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial e a fama lhe gerou vários anos de teatros lotados para assistir às suas apresentações. Hoje tem em discos uma variedade enorme em estilo e repertório que estão em mais de 130 gravações, abrangendo papéis tão díspares quanto a Salome de Richard Strauss, Fiordiligi da ópera Così fan tutte de Mozart, Norma de Bellini e Mimì da ópera La Bohème de Puccini.
 
 
 
Montserrat Caballé e  Freddie Mercury
 
 
Em 1988, junto com Freddie Mercury, do grupo de rock britânico Queen, grava o álbum Barcelona, considerado um mito na união de uma cantora de ópera com um cantor de rock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de ambos, logo após, saíram numa pequena turnê que foi registrada em vídeo em Ibiza. Em 1992 cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, sem a presença de Freddie Mercury, que faleceu no ano anterior ao evento, mas ela fez um dueto virtual com este, fato que a emocionou muito. Este dueto virtual se repetiu em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre Manchester United e Bayern de Munique, que foi vencida pela equipe inglesa de Manchester.
 
 
 
Montserrat Caballé e  Freddie Mercury
 
 
 
Ela fez um tributo a Freddie Mercury cantando Bohemian Rhapsody junto a outro grande vocalista de heavy metal, Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden. Essa versão é uma versão mais operística, por parte de Montserrat. Esse tributo pode ser encontrado no álbum "Montserrat Friends for Life". A cantora faleceu aos 85 anos devido a uma infecção na vesícula biliar, em 06 de outubro de 2018.
 
 
 

Montserrat Caballé, a admirável diva da ópera mundial, faleceu em 06 de outubro de 2018, em Barcelona, ​​aos 85 anos, após uma brilhante carreira de mais de meio século, que deslumbrou com interpretações de Puccini e Verdi nos palcos mais prestigiados.
 
 

O UNIVERSO OPERÍSTICO FICOU MAIS TRISTE! MONTSERRAT CABALLÉ, A DEUSA DO CANTO LÍRICO MUNDIAL, FOI ENTONAR OS SEUS CANTOS LÍRICOS AO SENHOR DEUS, A CANTORA FALECEU EM 06 DE OUTUBRO DE 2018.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário