O Dia do Amigo foi instituído inicialmente na Argentina, e a partir daí foi, gradualmente, adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. Segundo ele, esse feito não foi apenas uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.
Essa iniciativa deu certa e em 1979 o governo argentino criou, oficialmente, o “Dia do Amigo”. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares, como no Uruguai nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil por volta dos anos 1990.
O INÍCIO
Devemos isso ao Rotariano Enrique Ernesto Febbraro, Professor de Psicologia, Filosofia, Historiador e Dentista. Foi sócio fundador do Rotary Club de San Cristóbal de Buenos Aires, onde nasceu em 1924.
A Inspiração foi o dia 20 de julho de 1969, quando o astronauta Neil Armstrong, que também foi Rotariano, pisou na lua, Isso porque, a partir de então, o companheiro Enrique Ernesto Febbraro passou a divulgar, exaustivamente, que o feito era “grande oportunidade de fazer amigos em outras partes do universo” e lançou a campanha Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro.
Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Tanto ele insistiu que, em 1979, através de um decreto, Buenos Aires adotou oficialmente o dia 20 de julho como aquele dedicado a todos os amigos.
Da capital argentina, a data
espalhou-se pelo mundo e, hoje, em quase todas as partes do planeta, é
comemorado o DIA INTERNACIONAL DO AMIGO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário