quarta-feira, 22 de junho de 2016

RODRIGO RODRIGUES EXPÕE NO CENTRO CULTURAL ABRIGO DOS BONDES.

RODRIGO RODRIGUES EXPÕE NO
CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES
 

 

O Centro Cultural Abrigo de Bondes recebe a exposição "Perfis" As diferentes facetas artísticas de um artista plástico niteroiense Rodrigo Rodrigues. O artista, que usa basicamente grafite, canetas à nanquim, tinta têmpera negra e em alguns casos tinta acrílica vermelha, mostra os seus primeiros passos. As figuras femininas que denominam “Perfis”, seres travestidos, ora mulheres, ora homens ou mesmo andrógenos que olham o mundo e o observador de forma soberba, mística e agressiva. Rodrigo convida o espectador a mergulhar numa realidade paralela, um “País das Maravilhas” onde todas as fantasias, desejos, pecados e impulsividades humanas são permitidas. Imersos em um mundo estilizado, estranho surreal. Curadoria Teca Nicolau.

 
Sobre Rodrigo Rodrigues




 Artista plástico e ilustrador niteroiense se formou em 2009 pela ESEHA-UFF (PESTALOZZI). Desde a mais tenra idade, impulsionado por seu pai, colecionou diversos livros de história geral e história natural. Tal fato despertou nele profundo interesse em assuntos relacionados à espiritualidade, ciência, biologia, arte e moda.


 
Aos 14 anos ingressou na escola pública, e foi lá seu primeiro contato com livros teóricos e pictóricos de história da arte. A arte grega, egípcia, japonesa e hindu influenciaram muito sua produção até então puramente intuitiva e amadora. Passados alguns anos, antes de iniciar seu curso superior, descobriu Alphonse Mucha. Coincidentemente, neste mesmo período, trabalhou em uma floricultura, onde dedicou-se, por várias horas ao desenho de observação e ao estudo estrutural de elementos botânicos.
 

 
Já com seu curso em andamento, foi fortemente influenciado pela sutil espontaneidade da arte japonesa expressa no Sumi-e e por conseguinte no Ukio-e de Katsushika Hokusai.  Além da tradicional arte japonesa, ilustradores como Takato Yamamoto, Yoshitaka Amano e Naoko Takeuchi, foram de grande importância na formação artística de Rodrigo Rodrigues. Igualmente importantes em sua constituição, artístas ocidentais do movimento estético inglês “Arts& Crafts” como Aubrey Beardsley, além dos artífices do Art Nouveau Alfons Mucha, Hector Guimard, Victor Horta, Gustav Klimt, Key Nielsen e Romain de Tirtoff. Dadas essas inspirações e outras, desenvolveu um trabalho voltado para temas mitológicos, místicos e simbólicos.

Paralelamente, trabalhou em desenhos para tatuagem, de onde recebeu influência da moda e da cultura underground.

Atualmente vem desenvolvendo um trabalho voltado para as minúcias, como forma de crítica ao minimalismo e ao utilitarismo, tornando assim sua estética incomum e rica em valores. Tem como fontes de inspiração temas da filosofia primeira (metafísica) e do inconsciente.
 

 
O dinamismo e detalhamento faz com que o olhar do espectador passeie várias vezes, sob seu trabalho, composto basicamente por pontos e linhas. Linhas essas, ora retas, ora sinuosas, que podem ser subentendidas como um organismo, um cosmos ou um alfabeto ancestral, passível a inúmeras interpretações e traduções.

 
Expôs trabalhos em feiras internacionais de arte em Seattle (EUA) em 2013, em Bruxelas(Bélgica), Milão(Itália), Estocolmo(Suécia)em 2014. Em Paris(França), no mesmo ano participou da expo “Enchanté Paris!” organizado pelas plataformas francesa “ArtMazone” e a brasileira “Saci!”. Em 2015 foi a vez do Rio de Janeiro aonde participou da “Maratona Cultural - Rio 450” com a exposição coletiva “Sala de Embarque”. No mesmo ano expos trabalhos na mostra “HOW DO YOU DO NEW YORK” em Nova York (EUA) organizado pela “Saci!”. Ainda em 2015, voltou à expor em Paris em dois eventos, a “Braises d'aujoud'huie” e “Panor'almas” organizados novamente pela parisiense “ArtMazone”.



SERVIÇO


Exposição Perfis
As diferentes facetas artísticas
de um artista plástico niteroiense
Rodrigo Rodrigues.
 
 
Visitação: até 31 de julho
Horário: de segunda a sexta de 9h às 18h
e sábados de 11h às 16h



Curadoria Teca Nicolau

Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes

Endereço: Rua Marquês do Paraná, 100, Centro,

Niterói - RJ - Brasil.

Tel: 2620-8169.
 
 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 

 


Nenhum comentário: