(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
ANE - ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES
18º CONCURSO NACIONAL DE POESIAS
SILVESTRE MÔNACO.
Sob a coordenação e apresentação da presidente da ANE - Associação Niteroiense de Escritores a escritora e acadêmica Leda Mendes Jorge, aconteceu no dia 28 de maio de 2016 a solenidade de entrega da premiação dos ganhadores do 18º CONCURSO NACIONAL DE POESIAS SILVESTRE MÔNACO. A festividade ocorreu na Sala de Convenções do Clube Português, Rua Lara Vilela, 176 - Ingá - Niterói - RJ- Brasil.
O evento acontece desde 1998 e traz em sua composição historiográfica o nome do livreiro ítalo-brasileiro Silvestre Mônaco - (para quem não sabe, ele é pai de Carlos Silvestre Mônaco - bibliófilo e proprietário da Livraria Ideal em Niterói).
O acontecimento teve início com a composição da mesa e citação dos nomes de personalidades que representavam as academias e de pessoas ligadas ao meio cultural, acadêmico e jornalístico de nossa cidade. Inclusive, o nome do editor deste Portal, o jornalista Alberto Araújo, foi mencionado dentre tantos. Aliás, queremos agradecer a presidente da ANE - Leda Mendes Jorge pela citação de nosso nome, quando na ocasião representávamos as entidades que fazemos partes, o Jornal Santa Rosa em Niterói e o Jornal Sem Fronteiras no Rio de Janeiro. Ficamos muito honrados! Mas vamos continuar o post.
Continuando, esta revista registrou os nomes dos ilustres representantes das entidades e autoridades presentes, através da cobertura completa fotográfica e jornalística que fizemos para você, dentre tantas: Matilde Carone Slaibi Conti - Presidente do CFHL; Marcos Vinicius M. Varella - Presidente do IHGN; Neide Barros Rêgo - CCMS; Eneida Fortuna Barros - representante da AFL; Renato Augusto Farias de Carvalho - representante da ANL; Antônio Puhl - representante da ASPI-UFF; Raymundo Nery Stelling Junior - Diretor da UPPES e Pró-Reitor da FUUSA; Angela Cristina Cury - Presidente do Rotary Clube de Niterói; Mariney Klecz - Presidente do CLARON; Carlos Silvestre Mônaco - Grupo Mônaco de Cultura; Dulce Mattos e Zeneida Seixas - UNIVERT; Antônio Soares - Projeto Chão de Estrelas e outros.
Logo após a menção dos nomes das autoridades, o escritor Juber Baesso fez um discurso muito comovente, o intelectual discorreu toda a trajetória do italiano Silvestre Mônaco, desde o momento da saída da Itália, até a chegada do grande incentivador da poesia e literatura ao Brasil, lembrando as ocorrências de maneira emoldurada e intensa.
Em seguida foram chamados ao palco os ganhadores do concurso, cada um dos premiados liam a sua poesia e em seguida recebia a honraria, que era oferecida por Leda Mendes Jorge.
CATEGORIAS E GANHADORES
CATEGORIA JUVENIL: 1º lugar a poesia "ESTAÇÕES" - de Caio Vinicius Mattoso Peçanha estudante do Colégio Abel - La Salle; 2º lugar a poesia "ESTAMOS CANSADOS" de Jullia Ghellere Silva estudante do Colégio Marília Mattoso e 3º lugar a poesia "EFEITO BORBOLETA" da estudante Maria Eduarda Acioli Chagas, também estudante do Colégio Marília Mattoso.
MENÇÃO HONROSA JUVENIL - quem ganhou a honraria foi a autor da poesia "ÁGUA, FONTE DA VIDA" o estudante João Guilherme Coutinho Beltrão do Colégio Marília Mattoso.
CATEGORIA ADULTO: 1º Lugar a poesia "COLCHA DE RETALHOS" - de Rolande Paule Sichberg, interpretada por Gracinha Rego; 2º Lugar a poesia "DUQUE DE CAXIAS" - Carolina Ramos; 3º Lugar a poesia "PROCISSÃO" de Mariney Klacz.
MENÇÃO HONROSA ADULTO - 1º lugar - a poesia "ARTISTA" de Antônio de Golveia Rodrigues; 2º lugar a poesia "AÇÃO E REAÇÃO" de Antônio Roberto de Carvalho, que foi interpretada por Elmir dos Santos.
CATEGORIA: MELHOR POESIA DE MORADOR DE NITERÓI - a poesia ganhadora foi "O DESABROCHAR DA INSPIRAÇÃO" da poetisa e acadêmica Alba Helena Corrêa, interpretada também por Gracinha Rego.
COMISSÃO JULGADORA DA POESIA JUVENIL:
Sissa Schultz, Elenir Teixeira e Marly Prates.
Sissa Schultz, Elenir Teixeira e Marly Prates.
COMISSÃO JULGADORA DA POESIA ADULTO: Antônio Soares - ASO, Irinéa Pereira Gomes, Eneida Fortuna Barros.
Finalizando a solenidade, o Livreiro Carlos Mônaco, agradeceu aos organizadores do Concurso em brilhante discurso.
O MOMENTO MUSICAL - interpretado pela jovem estudante Juliana Quintanilha S. Lopes que subiu ao palco e cantou duas canções: Nunca Pare de Sonhar - Gonzaguinha e Tempos Modernos - Lulu Santos.
Encerrando as atividades a presidente da ANE - Leda Mendes Jorge agradeceu aos presentes e os convidou o para um delicioso coquetel que foi servido em uma mesa elegante da casa.
ALGUMAS IMAGENS DA SOLENIDADE
Leda Mendes Jorge - Presidente da ANE.
(momento em que inicia os trabalhos).
Juber Baesso - escritor e declamador
(momento em que profere discurso sobre o homenageado).
CATEGORIA JUVENIL
1º lugar a poesia "ESTAÇÕES" -
de Caio Vinicius Mattoso Peçanha
estudante do Colégio Abel - La Salle.
2º lugar a poesia "ESTAMOS CANSADOS"
de Jullia Ghellere Silva
estudante do Colégio Marília Mattoso.
3º lugar a poesia "EFEITO BORBOLETA"
da estudante Maria Eduarda Acioli Chagas,
também estudante do Colégio Marília Mattoso.
MENÇÃO HONROSA JUVENIL - quem ganhou a honraria foi a autor da poesia "ÁGUA, FONTE DA VIDA" o estudante João Guilherme Coutinho Beltrão do Colégio Marília Mattoso.
COMISSÃO JULGADORA DA POESIA JUVENIL:
Elenir Teixeira,Sissa Schultz e Marly Prates
posam ao lado de Leda Mendes Jorge.
O MOMENTO MUSICAL foi interpretado pela jovem estudante Juliana Quintanilha S. Lopes que subiu ao palco e cantou duas canções: Nunca Pare de Sonhar - Gonzaguinha e Tempos Modernos - Lulu Santos.
CATEGORIA ADULTO: 1º Lugar a poesia "COLCHA DE RETALHOS" - de Rolande Paule Sichberg -
interpretada por Gracinha Rego.
3º Lugar a poesia "PROCISSÃO"
de Mariney Klacz.
MENÇÃO HONROSA ADULTO -
1º lugar - a poesia "ARTISTA"
de Antônio de Golveia Rodrigues.
2º lugar a poesia "AÇÃO E REAÇÃO"
de Antônio Roberto de Carvalho,
interpretada por Elmir dos Santos.
CATEGORIA: MELHOR POESIA DE MORADOR DE NITERÓI - a poesia ganhadora foi "O DESABROCHAR DA INSPIRAÇÃO" da poetisa e acadêmica Alba Helena Corrêa, interpretada também por Gracinha Rego.
COMISSÃO JULGADORA DA POESIA ADULTO: Antônio Soares - ASO, Irinéa Pereira Gomes, Eneida Fortuna Barros.
Finalizando a solenidade, o Livreiro Carlos Mônaco, agradeceu aos organizadores do Concurso, em um brilhante discurso.
A jovem estudante Juliana Quintanilha S. Lopes
interpreta Tempos Modernos - Lulu Santos.
Leda Mendes Jorge - Pres. ANE.
( momento em que encerra as atividades)
Juber Baesso, Elenir Teixeira, Carlos Mônaco,
Marly Prates e Sissa Schultz.
Público presente.
Outro ângulo do público presente.
Juliana Quintanilha e Carlos Mônaco.
Carlos Mônaco, Leda Mendes Jorge
e Marcos Vinicius Varella.
APOIO CULTURAL
Clicar no link para assistir ao vídeo:
COMENTÁRIOS
Alberto Araújo, obrigado pelo envio do vídeo. Parabéns pelo brilhante trabalho jornalístico!
Juber Baesso.
Juber Baesso.
***************************
PRCecchetti.
***************************
Parabéns por tudo que você faz em prol da divulgação cultural.
Abraços,
Belvedere Bruno.
***************************
Caro Confrade, os registros culturais feitos por você é prova de que não estava enganado quando convidei-o para integrar os "Escritores ao ar Livro" e a Academia Niteroiense de Letras/ANL.
Um forte abraço!
PRCecchetti.
Parabéns por tudo q faz em prol da divulgação cultural. Abs
ResponderExcluirCaro Confrade, os registros culturais feitos por você é prova de que não estava enganado quando convidei-o para integrar os "Escritores ao ar Livro" e a Academia Niteroiense de Letras/ANL. Um forte abraço!
ResponderExcluirPRCecchetti