terça-feira, 21 de junho de 2016

CONVITE PARA VIII CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS APRESENTA "O BURGUÊS FIDALGO" NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI. CONFIRA.

 
VIII CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS
APRESENTA
"O BURGUÊS FIDALGO"
NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI.
 


 
Dando prosseguimento à agenda do VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói apresenta, na terça-feira, 28 de junho de 2016, às 19h, a peça "O Burguês Fidalgo", de Molière. A entrada é franca.
A história da peça, de Molière, se passa em Paris, no final do século XVII. Monsieur Jourdain é um burguês de meia-idade que herdou uma fortuna de seu pai, um mercador que ficou rico com suas vendas. Ele pretende sair da classe média (burguesia) e tornar-se um fidalgo, um nobre, influente na aristocracia local. Na tentativa de ascender, ele cisma em aprender as artes que deveriam ser sabidas por todo aristocrata: dança, música, esgrima e filosofia.
Durante suas aulas, Monsieur Jourdain mostra-se completamente desajeitado e incompetente no aprendizado de tais artes, ao passo que seus mestres fingem primoroso desempenho e êxito de sua parte. Sua esposa, Madame Jourdain, percebe que seu esposo está na verdade se tornando um ridículo e insiste para que ele abra mão desta pretenciosa ascensão à aristocracia.
 
Nessa trajetória, o burguês fidalgo, de Molière, satiriza as tentativas de alpinismo social e a personalidade burguesa, ridicularizando tanto a classe média vulgar e pretensiosa quanto a esnobe e vaidosa aristocracia.
 

 
Jean-Baptiste Poquelin, conhecido pelo pseudônimo de Molière, nasceu em Paris, a 15 de janeiro de 1622, morrendo na mesma cidade a 17 de fevereiro de 1673. Filho de um rico mercador de tapetes, recebeu educação privilegiada: estudou no Colégio de Clermont, dos jesuítas. Atraído pela literatura e pela filosofia, é provável que tenha chegado a se formar em direito.
Em 1643 já se dedica ao teatro, unindo-se a uma família de atores por cuja filha, Madeleine, se apaixona. Funda, assim, o grupo L'Illustre Théâtre, que por dois anos se apresentou em Paris e, com o fracasso, as dívidas e a prisão temporária do próprio Molière, passa a excursionar pelas cidades do interior da França.
Em 1658 os atores representaram, diante do rei Luís 14, a obra "Nicomède de Corneille" e uma peça curta do próprio Molière, "O médico apaixonado". Devido ao êxito, a companhia passou a se chamar Trupe de Monsieur (uma referência ao irmão do rei, duque Filipe de Orléans) e, com a ajuda do novo mecenas, juntou-se a uma companhia italiana dedicada à commedia dell'arte.
 A companhia apresentou em Paris "As preciosas ridículas", uma crítica à afetação e maneirismos da época. Em 1660, o grupo estabeleceu-se numa sala do Palais-Royal. A partir de então, Molière apresentaria em Paris - e ocasionalmente em outros lugares - obras próprias e de diversos autores, e enfrentaria com freqüência acusações de imoralidade e proibições impostas às suas obras.
 Representante máximo da comédia de língua francesa e um dos mais significativos dramaturgos da literatura universal, Molière é o mestre dos espetáculos divertidos, impregnados de uma viva trama do cotidiano e uma aguda visão satírica dos costumes, denunciando os caminhos e descaminhos da sociedade francesa do século 17 - e de todos os tempos.
Saboroso crítico da hipocrisia, das convenções repressivas, da beatice dos devotos, da falsa ciência e da estupidez sentenciosa dos médicos, Molière trabalha com intrigas simples, conduzindo seus personagens com uma lógica inflexível, de que extrai os efeitos cômicos. Em suas peças, o racional se diverte com o irracional. Seu pensamento é, de um lado, metódico, equilibrado - e, de outro, libertino e libertário.
 
Entre suas peças, destacam-se: "O misantropo", "O tartufo", "Escola de mulheres", "O doente imaginário", "A escola dos maridos", "Don Juan", "As sabichonas" e "O burguês fidalgo".
 
 
 


 
SERVIÇO
"O Burguês Fidalgo" -
VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói
 Data: 28 de junho de 2016
Horário: 19h
Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, 35 – Centro,
 
Niterói - RJ - Brasil.
Tel.: (21) 2620-1624
 
 


 Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário