terça-feira, 11 de abril de 2017

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS CONVIDA PARA PALESTRA: TEMAS CONTEMPORÂNEOS - ALGUNS ENSAIOS E REFLEXÕES COM SYLVIO LAGO JR.

 
 
 
 
 
ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS convida para conferência “Temas contemporâneos – alguns ensaios e reflexões”, dentro do Projeto CICLO DE PALESTRAS. Palestrante: Sylvio Lago Jr. Dia 12 de abril de 2017 – quarta-feira, às 17 horas, na Sede da ANL. Endereço: Rua Visconde do Uruguai, 456 – Centro - Niterói – RJ - Brasil.
 
 
 
UM POUCO SOBRE SYLVIO LAGO JUNIOR.
 
 
 
 
 
Sylvio Pereira do Lago Junior nasceu no dia 31 de maio de 1939. Escritor, ensaísta, musicólogo e historiador de temas culturais. Graduou-se em Direito pela universidade Federal Fluminense (UFF) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Pós-graduou-se em Direito na França, pela Faculdade de Direito de Paris. Ainda na capital francesa, cursou o mestrado na École National d’Administration. Em sua atividade profissional, assessorou juridicamente o Grupo Executivo da Indústria Automobilística do Conselho de Desenvolvimento da Presidência da República (1959/1962). Exerceu a vice-presidência do Conselho de Educação da Associação Comercial do Rio de Janeiro e integrou o Conselho Consultivo do Instituto Walden (organização não governamental) e o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
Escreve sobre temas da Literatura Portuguesa e Brasileira, com ensaios críticos referentes às obras do Padre Antonio Vieira, Eça de Queirós, Machado de Assis, Euclides da Cunha, Raul Pompéia, Camilo Castelo Branco, Lima Barreto, além de ensaios sobre Stefan Zweig, Thomas Mann e Hermann Hesse. Estuda e escreve sobre o Barroco, a Arte do século XX, a Modernidade e o Modernismo e aspectos das barbáries contemporâneas.
Integra os quadros das seguintes entidades culturais: PEN Clube do Brasil, Academia Brasileira de Arte, Academia Fluminense de Letras e Academia Niteroiense de Letras.
OBRAS: Grande é a vida – retrato de memória de Silvio Lago (Editora Papel Virtual. 1998. Rio de Janeiro), A descoberta da música e outros ensaios (Editora Papel Virtual. 1999. Rio de Janeiro), Tributo ao século XX – livro coletivo (Editora Papel Virtual. 1999. Rio de Janeiro), A essência e as formas – temas e variações sobre a música (Editora Papel Virtual. 2000. Rio de Janeiro), Arte transfigurada – ensaios sobre cultura e civilização (Editora Haski. 2001. Rio de Janeiro), Sondagens da memória – ensaios e estudos sobre Literatura (Lótus Blossom Editorial. 2003. Rio de Janeiro), Contrastes e convergências – ensaios comparados de literatura (Editora Papel Virtual. 2004. Rio de Janeiro), Arte do piano – compositores, obras e grandes intérpretes da música erudita, da arte popular brasileira e do jazz (Algol Editora. 2007. São Paulo), Arte da regência – história, técnica e maestros (Lacerda Editores. 2002. Rio de Janeiro – 1ª Edição), Arte da regência – história, técnica e maestros (Algol Editora. 2008. São Paulo), Arte da composição – gêneros, formas e expressões da música (Algol Editora. 2009. São Paulo).
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Os textos, ensaios críticos e trabalhos técnicos assinados por Sylvio Lago Jr. compõem um conjunto bibliográfico de grande importância para a história da literatura e da música brasileira.
    Sua precisão, verdadeiramente científica, proporciona aos leitores um aprofundamento inexcedível, além das reflexões que costuma tecer sobre os temas, autênticas viagens culturais, sob medida para o deleite intelectual de estudiosos.
    Assistir a uma palestra de Sylvio Lago equivale a participar de um curso completo sobre as manifestações artísticas no Brasil contemporâneo. Com direito a ricas ilustrações de sua bagagem historiográfica.

    ResponderExcluir