sexta-feira, 3 de outubro de 2014

MITOS E UTOPIAS - DOS TEARES LITERÁRIOS ÀS PÁGINAS DOS PERIÓDICOS - ESCRITORA DALMA NASCIMENTO É O LIVRO INDICADO DA VITRINE DE OUTUBRO DO FOCUS PORTAL CULTURAL.

FOCUS PORTAL CULTURAL – 100% CULTURA PARA VOCÊ
HÁ 3 ANOS DIVULGANDO A CULTURA FLUMINENSE

APRESENTA

O LIVRO RECOMENDADO PARA O MÊS DE OUTUBRO DE 2014


MITOS E UTOPIAS
(DOS TEARES LITERÁRIOS ÀS PÁGINAS DOS PERIÓDICOS)
(História e Crítica)
(COLETÂNEA – PASSEIOS LITERÁRIOS EM PERÓDICOS 2)
AUTORA: DALMA NASCIMENTO
CAPA E DIAGRAMAÇÃO: JUNIA CAMARINHA
EDITORA: TEMPO BRASILEIRO
TIPOLOGIA – IMPRESSO
PÁGINAS – 192
ISBN – 978-85-282-0178-9
ANO 2014





Esta obra espetacular é o segundo volume de "Passeios Literários nos Periódicos", coletânea essa divida em três tomos, iniciada com "Antígonas da Modernidade (Performances femininas na vida real ou na ficção literária)". Livro em que a Vitrine do Focus Portal Cultural o recomendou no mês de setembro de 2014.

Para o mês de outubro, a Vitrine do Portal, volta com outra obra fantástica, escrita com muita dedicação e talento pela conceituada mestra e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro a escritora Dalma Nascimento.
                                                                                                            


Mitos e Utopias 
(dos teares literários às páginas dos periódicos)


Em todo o seu contexto e na sólida ficção da modernidade é uma das obras mais impressionantes que este editor já teve o prazer de ler, repleta de conteúdos enigmáticos, que trazem ao nosso âmago - conceitos imaginários, devaneios triunfantes e estampadas fantasias.

Nela podemos viajar do mítico ao existencial mundo da ciência, com iluminuras exegeses teóricas, muito rica também em questões filosóficas, sociais, políticas e outras visões culturais.

Todos os textos transbordam a vivacidade, a magia da beleza do universo grego às simbólicas reflexões de situações contemporâneas.  O mais fascinante - é a maneira pela qual a mestra repassa os tópicos, são extremamente categóricos e bem escolhidos, são construções mítico-utópicas que passam pela era do imaginário ao mundo contemporâneo, em suma complexidade, evidentemente os períodos da Idade Média e Central. 

São figuras representativas dos segmentos daquela época.  Na obra estão os personagens mais utópicos e clássicos, dentre eles estão focalizados e ressaltados: Édipo, Chronos, Sísifo, Pandora, Dionísio, Júpiter, Janus, Teseu, a Caverna de Plutão, As amazonas e o excelente texto - "Mito de Fausto: Origens e Transmutações".

Nas explicações gestadas e impactantes sobre Mitos - vejamos o pensamento de Nélida Piñon:



Mitos e reflexões correlatas 

O mito é sempre mutável. 
Seu princípio obedece à carência 
que nos habita e corrói as 
cordas de nossos sonhos. 
O mito se fortalece segundo 
as inúmeras versões que se fazem dele. 
Para substituir, inspira 
a mentira e a invenção. 
Lança sua pólvora à fogueira 
para produzir a chama duradoura.


Nélida Piñon
"A esperança do mito" In: O pão de cada dia, 
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. p.60.

EM TEMPO: 

Vale informar as andanças literárias de Nélida Piñon, uma das maiores personalidades da Literatura Brasileira.

Participamos que no dia 27 de setembro de 2014, a escritora Nélida Piñon tomou posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega, em A Coruña, na Galícia, Espanha.

Ela foi recepcionada pelo historiador Don Ramón Villares, Presidente do Conselho da Cultura Galega. E, no dia 30 de setembro, a  escritora também participou do lançamento do Prêmio  Nélida Piñon, uma iniciativa do Conselho de Cotobade, com a colaboração da “Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Xunta de Galicia, e Presidência da Xunta de Galícia”.


Contêm também reflexões e entrevistas, uma das mais importantes é a entrevista com o pensador, sociólogo, antropólogo, um dos maiores gênios da intelectualidade Michel Maffesoli, escritor francês mais lido na atualidade e com diversos livros publicados no Brasil, autor do livro "A Contemplação do Mundo". Entrevista concedida à autora no dia 25 de maio de 1995, na Maison de France no Rio de Janeiro - Brasil.

Outra entrevista em que a escritora salienta é: "Os Mistérios do Graal: André de Mandach, Um decifrador de enigmas. De Mandach é professor da Universidade de Neuchâtel e também presidente da Sociétè Internationale Rencesvals, dedicada a estudos das epopeias românticas, "O visitante", um dos grandes especialistas no mundo em literatura medieval comparada, lecionou em Princeton, Harvard, Heidelberg, Munique e várias universidades americanas.
(entrevista publicada na Tribuna da Imprensa, Tribuna BIS, em 4 de dezembro de 1994). 

Faz referências ao Rei Artur. Poeticamente falando, contêm textos de Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Vinicius de Moraes e o texto D. Juan nos descompassos da arte atual no poema de Gilberto Mendonça Teles. 

Existem muitos outros relatos ficcionalizados. Por este motivo o Focus Portal Cultural, recomenda aos foculistas e também aos milhares de leitores de Dalma Nascimento. 

Vale a pena conferir este livro fascinante, com configurações admiráveis, contextos reflexivos e acima de tudo cheio de informações eruditas. Impossível deixar de lê-lo.

Afinal, é um voo livre nas águas profundas dos mitos e utopias, o feliz tempo das fabulosas aventuras...


    Alberto Araújo
    escritor, poeta, jornalista,
    editor do Focus Portal Cultural.




>>><<<

Sobre a autora de Mitos e Utopias, vejam o que fala o filólogo
Leodegário Amarante de Azevedo Filho.

“A autora demonstra seguro saber acadêmico, mas sem esquecer-se de que escreve para jornais, daí o sugestivo título da coletânea Passeios Literários em Periódicos. 

Não se pense, entretanto, que a sua análise jornalística tenha qualquer compromisso com a superficialidade poucas vezes brilhante da velha crítica impressionista.

Ela sabe dosar, muito bem, a erudição universitária com as exigências normativas do jornalismo, produzindo escritos verdadeiramente admiráveis  sobre os mais diversos assuntos da arte e da cultura”



Leodegário Amarante de Azevedo Filho  
professor, ensaísta e filólogo brasileiro, professor titular e emérito da   
Universidade do Estado do Rio de Janeiro   
e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  



Um pouco sobre Dalma Nascimento.


Dalma Nascimento - escritora


Nossa autora, também é professora de Teoria Literária e de Literatura Comparada de Faculdade de Letras da UFRJ. Ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília e de Teoria Literária, Literatura Brasileira, e Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores, da UERJ. Foi por vários anos pesquisadora do CNPq – Projeto sobre a Memória. Têm artigos e ensaios publicados em várias revistas especializadas, jornais e atas de congressos, no Brasil e no exterior.
Membro Efetivo do PEN Clube desde 1982.

Publicou:

. Fabiano, herói trágico na tentativa de ser, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.

. Antígonas da Modernidade, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013.

Este é o seu terceiro livro publicado:





Terminei uma obra mais duradoura do que o bronze / e mais alta do que as pirâmides reais, / que nem a chuva corrosiva nem o vento impetuoso / poderão destruir, nem a inumerável / série dos anos e o passar veloz do tempo. / Não morrerei completamente, e grande parte de mim / escapará ao túmulo.




13 comentários:

  1. Luiz Calheiros - escritor4 de outubro de 2014 às 21:55

    A escritora Dalma Nascimento é patrimônio cultural de nossa cidade. Você, Alberto, está prestando valiosa contribuição ao divulgar parte de seu imenso trabalho.
    Aceite minhas congratulações pela excelente iniciativa.

    Abraços

    do Luiz Calheiros.

    ResponderExcluir
  2. Dalma Nascimento, excelente escritora e mestra da literatura, brilhante são seus escritos, tenho lido suas obras. São assim impactantes! Com conteúdos expressivos, coerências e acima de tudo impressionantes. Gostaria de parabenizá-la e dizer que estou feliz, por estar próxima de uma personalidade admirável e cultural. Aplausos de pé. Estou aguardando ansiosa Carmina Burana ok?

    Abraços
    Shirley Araújo.

    ResponderExcluir
  3. Dalma Nascimento - escritora4 de outubro de 2014 às 23:42

    Prezado Poeta Alberto, mais um vez, agradeço-lhe o destaque que tem dado a meus livros. Para Mitos e Utopias, o segundo livro da coleção, você se esmerou na escrita. Depreendeu aspectos dos textos com sensível percepção e acuidade, traduzindo tudo através de expressões poéticas e linguagem bem urdida, além da forma escorreita. Jamais recebi uma apreciação com frases tão generosas. Comoveu-me. Muitíssimo obrigada.

    Enviei sua mensagem à Editora Tempo Brasileira, direcionada, especificamente, ao Prof. Eduardo Portella. Fique certo de que seu Blog – porta-voz dos eventos de Niterói –, anda circulando pelo Rio. Assim que Nélida retornar da Galícia (Espanha), onde foi receber as homenagens a ela tributadas na terra dos ancestrais, mandarei também uma cópia, já que você a citou e colocou-lhe a foto.

    Fraternos cumprimentos agradecidos.

    Dalma Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Com imensa satisfação recebi o livro da própria autora e ainda tive a alegria de abraçá-la e demonstrar minha admiração pelo seu trabalho. Digo que Dalma é minha "ídola"!(com licença da palavra)
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. IZAURA SOUSA E SILVA6 de outubro de 2014 às 22:38

    Em matéria de literatura, a Professora Dalma Nascimento é a pessoa mais culta que conheço. Falar sobre sua vasta cultura chega a ser redundante, todos os seus leitores pensam como eu. Além disso, o Google não diz tudo, mas diz muito sobre sua brilhante carreira.

    Levo, porém, uma grande vantagem em relação ao Google porque posso testemunhar tudo o que ali está escrito e acrescentar dados sobre a pessoa Dalma Nascimento, uma vez que tenho o privilégio de conhecê-la pessoalmente e de privar de sua amizade. Comentar sobre a alta qualidade de seu trabalho é muito fácil, qualquer um pode testemunhar, basta ler o que ela escreve. A sensibilidade que a Professora Dalma Nascimento esbanja em seu trabalho é a mesma que professa em sua vida particular. Eu, que a conheço muito bem, posso garantir que, além de cultura, seu nome tem vários outros sinônimos: generosidade, honestidade, lealdade, integridade, gratidão, amizade...

    Aproveito para parabenizar o editor Alberto Araújo pelo bom gosto na seleção dos livros que divulga.

    Izaura Sousa e Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezada Izaura,

      Obrigado pela sua gentileza estupenda, sim, está aí o diferencial do FOCUS PORTAL CULTURAL, sempre trazendo aos nossos amigos leitores e seguidores, o que há de melhor em qualidade e informações precisas. Obrigado de coração. Conheço sua cidade natal Balsas no Maranhão é muito hospitaleira, estive lá se não me engano no ano 2005.
      Abraços.

      ALBERTO ARAÚJO

      Excluir
  6. Eliana Bueno-Ribeiro7 de outubro de 2014 às 07:55

    Belo livro! "Mitos e Utopias" reune artigos originalmente publicados em periodicos, que vao do comentario de acontecimentos a analises de textos literarios, aliando erudiçao e leveza. Obrigada, Dalma Nascimento, por mais esta obra.

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo livro.

    Para alegria de todos apreciadores da boa escrita a professora Dalma Nascimento nos brindou com mais uma obra.

    Parabéns professora!

    ResponderExcluir
  8. Dalma, querida,
    muito justo e merecido o espaço dedicado ao seu livro. Porque, como sempre, em tudo que escreve, você une dedicação e zelo ao profundo conhecimento que tem da literatura universal e brasileira. Ler os seus textos é conjugar prazer e descobertas. Um carinhoso abraço e muito sucesso a esse novo rebento.
    Luzia de Maria

    ResponderExcluir
  9. Olívia Gomes Barradas8 de outubro de 2014 às 18:22

    A brilhante professora e escritora Dalma Nascimento, hoje, em seu livro Mitos e Utopias dos teares literários às páginas dos periódicos, esparge seu sólido saber para maior público com a chancela do grande intelectual Eduardo Portella através da sua editora acadêmica Tempo Brasileiro.

    Já Antígonas da modernidade, volume anterior da autora que abriu a coletânea de Passeios literários nos jornais, destaca seus ensaios sobre Nélida Piñon, Clarice Lispector, Florbela Espanca, Lygia Fagundes Telles,Helena Parente Cunha, Olga Savary e tantas mais outras escritoras, além de exaltar o humanitário desempenho de Nise da Silveira.

    Aguardamos agora, o próximo volume Memórias nos jornais, de Dalma Nascimento, a sair neste outubro.

    Parabéns, senhor editor Alberto Araújo, ao acolher obras de tal magnitude. Isto demonstra seu atilado senso crítico e sensibilidade, ao valorizar textos de real teor cultural.


    Olívia Gomes Barradas,
    professora de Semiótica e Literatura Comparada da UFRJ
    e professora associada de Literatura Brasileira
    na Universidade de Paris III.

    ResponderExcluir
  10. "Mitos e utopias" , um belíssimo livro! Um belo passeio aos mitos. A autora nos leva ao inconsciente, nos tornando próximos destes arquétipos. È uma viagem fadada a grandes encontros . Altamente recomendável!!!!Julio Lellis.

    ResponderExcluir
  11. Renato Cunha Almeida9 de outubro de 2014 às 17:06

    A professora Dalma Nascimento é uma das personalidades de grande relevância, sempre teve o bom gosto na escrita, ela tem total domínio nas letras e na eloquência, tive o prazer de vê-la várias vezes proferindo palestras e sempre a admirei. Agora ela no presenteia com Mitos e Utopias, muito importante este livro, um legado fabulosos que ela vai nos deixar. Ao prezado editor meus parabéns por você divulgar tantos acontecimentos históricos e culturais em nossa cidade.

    Abraços

    Renato Cunha Almeida - Prof. de Literatura e jornalista.

    ResponderExcluir
  12. Norma Guilhon - escritora9 de outubro de 2014 às 22:25

    Com a segurança de conhecedora, Dalma Nascimento nos faz penetrar, de mansinho, no misterioso, mágico e fascinante mundo dos mitos e utopias.

    Cumprimento a professora e também o jornalista,
    editor do blog, Alberto Araújo,
    por veicular livros culturais com tal dimensão.


    Norma Guilhon,
    autora de "Fragmentos de Vida" (contos)
    e "Confederados de Santarém" (pesquisa histórica).

    ResponderExcluir