PEN Clube do Brasil
comemora 80 Anos
Realizar-se-á no próximo dia 25 do corrente, às 17h30, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), sessão solene de comemoração dos 80 anos de fundação do PEN Clube do Brasil.
Além da outorga de medalhas de honra ao mérito, o Clube Literário lançará também na mesma ocasião livro sobre sua trajetória intitulado PEN Clube do Brasil 80 Anos (1936-2016) - Literatura e Liberdade de Expressão.
Escrito a várias mãos, o livro conta com textos de Celso Kelly, Cláudio Aguiar, Cláudio de Souza, Eduardo Portella, Juscelino Kubitschek, Marcos Almir Madeira, Maurício Vicente Ferreira Júnior, Rodrigo Octavio Filho e Sergio Fonta.
Estão convidados associados e amigos do Centro brasileiro.
PEN Clube do Brasil
Fundado em 2 de abril de 1936, no Rio de Janeiro, por iniciativa do escritor Cláudio de Sousa, destina-se a congregar escritores do País, estimular a criação literária e a concepção universalista dos bens da cultura, da liberdade e da paz, propugnando os sentimentos que animam o P.E.N. Internacional, bem como a UNESCO, sob cujos auspícios se encontra.
O Centro Brasileiro (RJ) integra o PEN Internacional, sediado em Londres, conservando-se autônomo em seus procedimentos administrativos e culturais.
A primeira diretoria do PEN Clube do Brasil, instalada em 12.10.1937, teve a seguinte composição: Presidente - Cláudio de Sousa; Secretário-Geral - Múcio Leão; Secretário - Raul Pedroza; Tesoureiro - Raul de Azevedo e Diretores - Conde de Affonso Celso, M. Paulo Filho e Miguel Osório de Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário