domingo, 10 de abril de 2016

EVOCAÇÃO DE UMA LUZ NO INFINITO - POESIA DE ALBERTO ARAÚJO À HISTORIADORA THALITA DE OLIVEIRA CASADEI




 

Nossa homenagem póstuma é para Thalita de Oliveira Casadei profissional muito digna que nos deixou excelentes lembranças como professora-amiga, competente, apaixonada pelo seu ofício. Leia abaixo a poesia-homenagem do escritor e jornalista Alberto Araújo:





EVOCAÇÃO DE UMA LUZ NO INFINITO
 
THALITA DE OLIVEIRA CASADEI,
Emérita docente e historiadora.
Foi do Liceu insigne professora
doando a todos a luz de que herdei.
 
Pelos caminhos da História e Geografia
ladrilhou com sabedoria e porfia
geração de competentes companheiros
de que todos nós somos parceiros.
 
Difundiu conhecimentos biográficos,
legando aos pósteros  e a seus  discentes
renomadas  memórias  competentes
de amplos saberes  historiográficos.
 
Professora cuja obra traz saudade.
Do nosso Instituto foi  fundadora.
Estará para sempre na cidade 
com seu clarão de educadora.
 
Honrada e  renomada profissional!
Lídima  defensora da História!
Seu nome traduz para nós a glória
do Instituto Histórico Nacional!
 
Thalita partiu para a luz do infinito
com seu doce  olhar de puro mel
Hoje está junto ao Deus Bendito
e nos ensina o caminho do Céu! 
 
By © Alberto Araújo
Niterói - RJ.
 
****************



THALITA DE OLIVEIRA CASADEI




Bacharel e Licenciada em Geografia e História, pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atual UFRJ.


Nasceu em Campos dos Goitacazes - RJ, exerceu suas atividades docentes e culturais no Distrito Federal, depois estado da Guanabara e município do Rio de Janeiro, e em Niterói. Viveu em várias cidades fluminenses, por força das funções de juiz e desembargador de seu pai, Aderbal de Oliveira, que nomeou o fórum de São João de Meriti. Igualmente em Petrópolis e Campanha - MG, localidades a que dedicou estudos.


A historiadora foi eleita para o IHGB, em 1976, ascendeu à categoria de emérita. Pertenceu a vários Institutos Históricos: Rio de Janeiro, Niterói (de que é fundadora e primeira presidente), Paraty, Petrópolis, Minas Gerais, Campanha, além de Academias de Letras: Fluminense, Sul-Mineira e outras.

 
Agraciada com as medalhas "Vital Brasil", de Campanha. "Martim Afonso de Sousa", do Instituto Histórico e Geográfico de Guarujá-Bertioga, e outros títulos, como o de "Cidadã Honorária de Niterói".


Thalita Casadei também tinha estreita relação com Campanha, onde casou-se no religioso no Palácio Episcopal, em 20 de maio de 1967, com o campanhense advogado e historiador Dr. Antônio Casadei.

 
Seu amor por Campanha foi imediato. Logo se ligou aos intelectuais e estudiosos da  cidade como: Thomaz de Aquino, Borges Netto, Antônio Cândido Resende Filho e, principalmente, Monsenhor Lefort, entre outros. Pela publicação de vários artigos e livros sobre a História da Campanha recebeu, além do Título de Cidadã Honorária da cidade, um cartão de ouro concedido pela Escola Estadual D. Inocêncio e a Medalha Vital Brazil - admiradora que era do grande vulto da humanidade.


Também foi homenageada ao ter seu nome escolhido como Patrona da Biblioteca da Escola Municipal Dom Othon Motta. Foi articulista do Jornal Voz Diocesana e publicou, em 1989, do livro “Aspectos Históricos da cidade da Campanha”, fruto de anos de pesquisa no Arquivo da Diocese. Obra de inestimável valor para a História da cidade e de Minas.


Num gesto de desprendimento, em 1994, o casal Thalita de Oliveira Casadei e Antônio Casadei fez questão de doar à Biblioteca Municipal Cônego Vitor sua seleta biblioteca.

 
Sempre que possível e até o falecimento de seu esposo, Thalita visitou Campanha nunca deixando de visitar o Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort e os arquivos da Cúria Diocesana.


Após o falecimento de Antônio Casadei cedeu ao CEC ML todas as fotografias de seu acervo pessoal. O legado que nos deixa é primordial para todos que desejam aprofundar no estudo das raízes do Município.

 

Obras:

Páginas de História Fluminense (1971);

D. Pedro II e a planície goitacá (1985);

A Imperial Cidade de Niterói (1988);

Aspectos Históricos de Petrópolis (1989);

Paraty, uma vida, uma saudade (1998);

Os escravos na terra fluminense(2000);

Estudos de história fluminense (1975).

 

E inúmeros artigos em jornais de Niterói, Campanha e Rio de Janeiro. A historiadora faleceu no dia 12 de setembro de 2014 em Niterói - RJ.



 
ALGUNS LIVROS DE THALITA DE OLIVEIRA CASADEI
 



 
 
Dedicada aos historiadores
Antônio Casadei e Thalita de Oliveira Casadei.


Jacó Furtado de 11 anos,
é o vencedor do Concurso
“Meu bairro Mandu”.

 
O Concurso de Redação, com o tema “Meu bairro Mandu”, promovido pela ONG Sebo Cultural, selecionou o texto de Jacó Fernandes Furtado, 11 anos, aluno da 5ª Série da Escola Estadual Zoroastro de Oliveira.

Jacó finaliza seu texto, registrando que “sai de casa antes da 7 da manhã e no turno da tarde frequenta o Projeto Tempo Integral. Gosta muito de estudar e o seu sonho é ser veterinário para ajudar seu pai e pretende ainda passar muitas vezes na pequena estrada citada no início da redação, que era do lado do bairro Mandu onde antes era um lugar tranquilo com árvores, passarinhos e hoje bom para alguns, mas ainda triste para outros que não tem casas mais confortáveis para morar”.

Para José Reinaldo, diretor da ONG “o concurso teve por finalidade despertar a visão crítica dos moradores da Campanha e que em breve, estudantes de outros bairros da cidade, também poderão registrar em texto o que anda acontecendo na sua comunidade”.

Jacó Furtado recebeu a premiação de R$ 100,00 (Cem reais) + troféu + 10 livros de literatura, que foi entregue no dia 13 de junho, no Ginásio Pronoama, por ocasião da 8ª Feira do Livro (12 a 15 de junho de 2008).
 
 
 
 
VISITE OS TRABALHOS DE
THALITA CASADEI NO SITE
DO INSTITUTO HISTÓRICO
E GEOGRÁFICO BRASILEIRO.
 
CLICAR NO LINK:
 
 

 
 
 
"Hoje está junto ao Deus bendito
e nos ensina o caminho do céu"
Lindo!!!

Você sem dúvida é o cavaleiro incansável de uma busca no infinito, veio de manso apeou em outras terras, e a cultiva com a semente do coração.


Alberto! Retorno à ver sempre no que faz uma incansável dedicação; Deixará por certo uma herança para os que virão: Na história de um cavaleiro que teve linda coragem de apear em chão desconhecido, porém, trazendo na bagagem a beleza de um mergulho seu e nosso!!! A buscar sempre a estrela da cultura, no fundo bem fundo do desconhecido azul do mar.


Parabéns.

Da sempre amiga
Angela.
 
 
 
Angela Gemesio
é atriz, escritora
e acadêmica.



*******************************
 
 
 

Belo poema, confrade!

Abç,
PRC

 
 
Paulo Roberto Cecchetti
 
é poeta, publicitário e acadêmico.
 
 
****************************

PARABÉNS, CONFRADE,
PELA BELA HOMENAGEM
À PROFESSORA THALITA.
ABRAÇO GRANDE.
 
Sissa.
 
Sissa Schultz
é poetisa, escritora e acadêmica.
 
 
*********************

 
Uma poema-homenagem merecido a quem derramou luzes sobre seus alunos e amigos. Agora, a Luz Maior a recebe e a envolve para a continuidade suprema de seu trabalho.
 
Parabéns, Alberto, pelo poema que, da mesma forma, torna-se infinito.
 
H. Francisconi.
 
 
Hilário Francisconi
é escritor e colunista
do Jornal Santa Rosa.
 
 



************************
 
 
ISTO É CULTURA



 
 
 
 
 
FONTE:





Um comentário:

  1. Uma poema-homenagem merecido a quem derramou luzes sobre seus alunos e amigos. Agora, a Luz Maior a recebe e a envolve para a continuidade suprema de seu trabalho. Parabéns, Alberto, pelo poema que, da mesma forma, torna-se infinito.

    ResponderExcluir